Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Palestra no Curso Atelier Escola

Na primeira semana de Abril, no curso de desenho artístico do Atelier Escola, teve início uma série de palestras (Aulas Teórico/Práticas) do convênio com a UFRRJ, com os Professores Nelson Macedo da Silva (Mestre em Ciência das Artes UFF / Professor de Modelo Vivo da UFRJ) e Ana Moura (Mestre em Ciência das Artes / Professora de desenho artístico da UFRRJ e coordenadora deste convênio com o Atelier Escola), estes dois Pintores/Professores um dos mais esclarecidos e competentes da atualidade, brindando os alunos com uma Aula Expositiva do processo compositivo dos grandes Mestres da Arte, analisando dentro de uma panorâmica da História da Arte artistas como Nicolas Poussin, Magrite,W.Kandynsky Artistas primitivos, Renascentistas entre outros, vários pontos nas duas vertentes da formação Artística – Abstração e a Poética.
O Professor Nelson Macedo expõe também que existem várias possibilidades de atuação profissional para quem domina o problema artístico no desenho, “Quem tem desenho pode trabalhar com Ilustração de todas as ordens, livros, Marketing/publicidade, pintura, gravura e escultura, bem como desenho em cerâmica entre outros” conclui o professor.
Ao final de 2 horas e meia de explanação os alunos ainda em transe com as informações, os professores propuseram para a próxima aula um estudo de ilustração para a poesia de Alphonsus de Guimaraens: “Ismália”.
As aulas teórico/praticas além de demonstrar o processo artístico dos pintores esclarecem pontos de convergência em toda a História da Arte – “Um pintor como Matisse do Século XX, trabalha com o mesmo pensamento visual que Leonardo da Vince pintor Renascentista” atesta a professora Ana Moura.
Com a vinda dos professores, afirmando convênio com a UFRRJ, o Atelier Escola hoje se estabelece como uma referência no interior do estado, cumprindo um dos objetivos que é formar um núcleo de Artistas e propor uma permanente discussão dos valores artísticos e Culturais Fluminenses.
O Atelier Escola agradece aos professores o privilégio de contar com estas palestras/aula e convida a todos que gostam de Arte para fazer uma visita ao PAC para conhecer nossas dependências e métodos de trabalho.
Estamos construindo uma ponte de conhecimento com uma das mais importantes instituições de ensino do país e isso é motivo de orgulho para nossa escola e nossos alunos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Entrevista com Tinhorão

José Ramos Tinhorão - Jogo de Idéias - Parte 1





José Ramos Tinhorão - Jogo de Idéias - Parte 2