Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

domingo, 30 de março de 2014

Leão empata com a Portuguesa e se garante na final da Série B



 

Paulo Dimas
Como uma verdadeira decisão, o jogo contou com todos os ingredientes
Alta tensão: Como uma verdadeira decisão, o jogo contou com todos os ingredientes

Manoel Alves
Barra Mansa
O Barra Mansa garantiu na tarde de ontem, um lugar na final da Taça Santos Dumont – primeiro turno da Série B do Carioca. A equipe recebeu a Portuguesa no Estádio Leão do Sul e aproveitou a vantagem do empate. O jogo terminou em 1 a 1, com gols de Jefferson para o Barra Mansa e Leandrão para a Portuguesa. Na final, o Leão do Sul pega o Olaria, que venceu o America por 3 a 2.
O jogo
Com todos os ingredientes de uma decisão, a partida contou com um bom público, torcida empolgada, catimba, expulsões e até uma paralisação por falta de ambulância no estádio. Por ter feito melhor campanha do que o adversário, o Barra Mansa tinha a vantagem de jogar pelo empate.
Mas antes mesmo da bola rolar o técnico Wilson Leite já teve que fazer uma mudança. Baia acabou vetado antes mesmo de a equipe entrar em campo.
Contagiado pelo clima de decisão, o Barra Mansa começou tomando a iniciativa e obrigava a Portuguesa a se contentar com os contra-ataques.
Aos 27 minutos, o zagueiro Rafael Faria, da Portuguesa, deu um grande susto em todos no estádio. Ao tentar cortar um cruzamento, ele caiu sobre o braço e ficou inerte e foi atendido ainda no campo. A equipe médica constatou que a queda provocou uma forte luxação na junção do pulso com a mão esquerda, o que causou fortes dores e o desmaio do atleta.
Após o susto, o jogo continuou e com muitas chances de gols desperdiçadas pelo Barra Mansa. Antes do final da primeira etapa, em um vacilo da defesa da Portuguesa, Jefferson experimentou e marcou o primeiro, 1 a 0 para o Barra Mansa.
Leão segura e vai à final
Na volta do intervalo, mais um problema. A ambulância que atendeu o zagueiro da Portuguesa ainda não havia retornado e a que estava no estádio não tinha todos os equipamentos necessários. O árbitro Carlos Eduardo Nunes Braga resolveu esperar, e lá se foram 28 minutos.
Depois de iniciado, o segundo tempo mostrou mudanças nos times, quem tomava a iniciativa de ataque eram os visitantes que precisam vencer para chegar à final.
Com a pressão da Portuguesa, o empate veio aos 10 minutos, com Leandrão. A Lusa dominava o jogo e mandava no meio-campo, mas esbarrou no goleiro Iago, do Barra Mansa, que praticou pelo menos três grandes defesas.
A importância do jogo acabou transparecendo o nervosismo dos jogadores. O atacante Jefferson do Barra Mansa e o meia Serginho da Portuguesa se envolveram em uma confusão e o juiz expulsou os dois.
Mesmo com um a menos, não havia tempo para mais nada e assim que o árbitro apitou o final de jogo, a festa foi intensa tanto para a torcida, quanto para os jogadores.
Classificado para a decisão da Taça Santos Dumont, agora o Barra Mansa duelará com o Olaria, no próximo sábado, às 15h, no Estádio Leão do Sul. Pela boa campanha, o Leão tem a vantagem de jogar por um empate.

Ficha técnica
Barra Mansa 1 x 1 Portuguesa
Local: Estádio da Colônia Santo Antonio
Gols: Jefferson aos 41min do primeiro tempo e Leandrão aos 10min do segundo
Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga
Auxs: Alexandre Eller e Diego Luiz Couto Barcelos
Cartões Amarelos: Kaique e Jefferson (BM) e Victor Hugo e Felipe (Portuguesa)
Cartões Vermelhos: Jefferson (BM) e Serginho (Portuguesa)
Público presente: 1.087
Público pagante: 821
Renda: R$ 7.010,00
Barra Mansa: Iago; Brasinha (William), Carlão, Thiago e Vitinho; Audren, Sergio Manoel, Rafael Lourenço e Rodriguinho (Nandinho); Jefferson e Kaique.
Técnico: Wilson Leite
Portuguesa: Borges; Édson, Jordan, Rafael Faria (Artur) e Rafinha; Marcio Gomes, Victor Hugo, Romarinho e Juninho (Felipe); Leandrão e Leandrinho (Serginho)
Técnico: Silvinho     


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/6,87380,Leao-empata-com-a-Portuguesa-e-se-garante-na-final-da-Serie-B.html#ixzz2xSGA55F9

quinta-feira, 27 de março de 2014

MinC comemora 10 anos do programa Cultura Viva

O Programa Cultura Viva, criado em 2004, completa, em 2014, 10 anos de existência. O programa se pauta na valorização e reconhecimento de grupos ou coletivos que realizam trabalhos culturais em suas comunidades, em prol da cidadania e diversidade cultural. O "Cultura Viva" surgiu para estimular e fortalecer, no país, uma rede de criação e gestão cultural, que tem como referência os Pontos de Cultura.


 Programa Cultura Viva
 Programa Cultura Viva
 As ações da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) baseiam-se na meta 23 do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que prevê 15 mil Pontos de Cultura em funcionamento até 2020. Além disso, outras ações prioritárias da secretaria envolvem a valorização dos conhecimentos de povos e comunidades tradicionais, políticas de acessibilidade, valorização da cultura LGBT e políticas para criança e juventude.

Atualmente, já foram reconhecidos mais de três mil pontos de cultura em todo país. O programa promove o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil, por meio de convênios celebrados após a realização de chamada pública. "Os pontos de cultura são uma grande oportunidade de conectar crianças e jovens com uma formação cultural mais densa, profunda, de um Brasil que a gente muitas vezes desconhece", esclarece a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg.

TEIA da Diversidade 2014
Entre os dias 19 e 24 de maio, acontece, em Natal, a TEIA Nacional da Diversidade 2014. O evento visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral, no campo cultural, para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais.

A TEIA Nacional da Diversidade 2014 contará com um grande Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, nos dias 19 e 20, que discutirá o programa, a institucionalização e o projeto de lei Cultura Viva. "Será um momento de discussão de políticas setoriais específicas, e de discutir ações estruturantes que são as redes dos Pontos de Cultura. Será uma grande conferência social de cultura", enfatiza Márcia Rollemberg.

A TEIA Nacional tem como parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), a Universidade Federal do RN (UFRN), o governo do RN, a Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

Confira aqui as chamadas para participar da Cobertura Colaborativa, da Concepção da Marca e da Mostra Artística da TEIA Nacional da Diversidade 2014.

Confira abaixo a entrevista com a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg. 


quarta-feira, 26 de março de 2014

Exposição retrata as maravilhas da cidade através de desenhos e livros



Divulgação
Casal Maia retrata as paisagens da cidade através de livros e desenhos
Apaixonados por Paraty: Casal Maia retrata as paisagens da cidade através de livros e desenhos

Franciele Bueno
franciele.bueno@diariodovale.com.br


A Casa da Cultura de Paraty está comemorando uma década de história, e para celebrar os dez anos, a instituição reúne várias exposições, entre elas à do casal Tom Maia e Thereza Maia.
A mostra "Paraty por Tom Maia - Uma viagem pela obra de Tom e Thereza Maia" pode ser conferida pelos visitantes de terça à domingo, das 10h às 22h, até o dia 14 de abril, na sala Dona Geralda. A entrada do público é gratuita.
A mostra traz as belíssimas paisagens históricas e regionais da cidade retratadas pelo artista Tom Maia através de desenhos - realizados na técnica bico-de-pena. Já a escritora Thereza Maia, é autora de quase cinquenta livros, cinco deles sobre Paraty, que também estão expostos na casa.
A exposição tem um duplo significado de celebração já que é a primeira vez que o casal é homenageado com uma mostra de seus trabalhos.
Para a Casa da Cultura, a mostra representa um valioso brinde de aniversário, traduzido na importância dos registros guardados nos livros de Thereza (entre eles, as três edições de Ilhavo - Terra Maruja, cidade portuguesa irmã de Paraty) e nos desenhos de Tom.
Apesar do casal não ser natural de Paraty - ambos são nascidos em Guaratinguetá -, eles não escondem a paixão que sentem pelo município. Segundo a autora Thereza Maia, ela se sentiu honrada com o convite para a mostra e relembra com carinho sua primeira visita a cidade ainda adolescente.
- Fiquei muito honrada com o convite dessa exposição, porque amei Paraty antes mesmo de conhecer a cidade. Ainda criança, ouvia do meu pai as impressões do meu avô que era tropeiro, referindo-se ‘à cidade perdida atrás da serra...', imagem que me encantava. Mas foi só bem depois, já com 18 anos, no dia 9 de dezembro de 1954, data que não esqueço que cheguei a Paraty pela primeira vez.  Descemos de jeep pela estrada de Cunha, que havia sido reaberta na véspera. Era na verdade uma trilha, com a mata muito mais virgem do que é hoje - relembra a autora.
Já o desenhista Tom Maia, destaca seu entusiasmo com a ideia de chegar a Paraty e viver a experiência de ter seus desenhos ao lado dos livros de sua esposa Thereza numa exposição de aniversário da Casa da Cultura. O artista retrata sua emoção com a homenagem.
- Fico realmente muito feliz por ser lembrado. Prova de que Paraty apreciou meus desenhos tanto quanto eu aprecio a cidade, especialmente sua arquitetura colonial e seu povo cheio de generosidade. Nosso amor é recíproco - diz, acrescentando que sabe o que faz quando se entrega a arte de desenhar.
- Sinto que tenho leveza na técnica bico-de-pena. E fico honrado em poder mostrar isso nessa exposição em Paraty - finaliza Tom Maia.
A abertura da exposição aconteceu dia 14 de março, no auditório da Casa da Cultura, com a presença do casal e a apresentação de um esquete de um dos contos do livro "Paraty - Encantos e Malassombras", apresentados pelos arte-educadores Sandra Previ e Bruno Coqueiro.

Uma trajetória de amor e cultura

O casal tem uma carreira talentosa de sucesso. Para quem não sabe, Tom Maia foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Artístico de Paraty (IHAP). Seu trabalho artístico (desenhos feitos no local, fiéis à paisagem ou monumento retratado) representa documentação iconográfica relevante na memória do patrimônio cultural do país.
Já a autora Thereza Maia, por sua vez, foi professora de Cultura Brasileira, Folclore e Museologia, fundadora e diretora do Museu Frei Galvão, entre outras instituições, e primeira presidente do Instituto Histórico e Artístico de Paraty, IHAP.
Escreveu a obra "Paraty - Religião e Folclore", seu primeiro livro (premiado pelo Ministério da Educação e atualmente esgotado), em 1972. Nele, com base na história oral de moradores já idosos, registrou as festas dos velhos tempos na cidade. 

Dez anos de cultura 

Durante o mês de março, a Casa da Cultura está celebrando uma década de história com comemorações e arte. Para marcar a data estão sendo realizadas diversas exposições com grandes artistas da cidade e da região. De acordo com a presidente Cristina Maseda, a Casa da Cultura está a uma década prestigiando os artistas locais e da região.
- A Casa da Cultura dedica-se a valorizar e promover a produção, o desenvolvimento e a disseminação de todas as formas de manifestação cultural e artística, em especial a todos os artistas paratiense - afirma.
A programação de aniversário teve início no dia 12 deste mês e apresentou ao público uma ilustre novidade, a identidade nova da Casa da Cultura.
O local está de cara nova, e além dessa nova atração, os visitantes podem conferir também as exposições que festejam o aniversário do local, como por exemplo: "João Baptista Martins - Saporem", na sala Samuel Costa que ficará a disposição dos visitantes até o dia 12 de abril, e a mostra "A Vida que eu Quis", do fotógrafo Nair Benedicto, que fica a disposição dos visitantes até o dia 1º de junho, no salão nobre da Casa.

Serviço
A mostra ‘Paraty por Tom Maia - Uma viagem pela obra de Tom e Thereza Maia' pode ser conferida até o dia 14 de abril, na sala Dona Geralda, na Casa da Cultura de Paraty. As visitas acontecem de terça à sexta-feira, das 10h às 22h. Informações pelo telefone (24) 3371-2325. 


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,87215,Exposicao-retrata-as-maravilhas-da-cidade-atraves-de-desenhos-e-livros.html#ixzz2x4IwbHIO

quinta-feira, 20 de março de 2014

MinC facilita inscrições para Edital de Artesanato na Copa

 O Ministério da Cultura preparou um passo a passo para orientar o artesão interessado em participar da Copa do Mundo de 2014. Artesãos de todo o país terão facilidades para se inscrever no Edital de Artesanato. O projeto Vitrines Culturais promoverá a exposição e venda de artesanato durante o mundial de futebol. 


 MinC facilita inscrições para Edital de Artesanato nos Jogos 2014
 MinC facilita inscrições para Edital de Artesanato nos Jogos 2014
O edital fica aberto até 6 de abril e selecionará até 60 mil peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.

A mudança no edital que permitiu a inscrição pelos Correios é uma forma de garantir a acessibilidade de artesãos que vivem em regiões mais remotas ou tem dificuldade de acesso à internet.

As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.

As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Todos os documentos necessários para participar do projeto, como o formulário de inscrição, termos de autorização de venda e cessão de imagem, entre outros, estão disponíveis como anexos do edital no site do Ministério da Cultura ou impresso nas regionais do MinC.

A partir dessa semana, serão organizadas oficinas e caravanas de mobilização para facilitar e incentivar as inscrições dos artesãos. Nesta quarta-feira (12), será realizada uma oficina em Santos (SP), na sede da Unimonte (Rua Comendador Martins, 52 – Vila Mathias). No dia 20/3, a oficina será realizada em São Paulo (SP), na sede da Regional do Minc em SP (Alameda Nothmann, 1058, próximo a estação Santa Cecília do metrô).

As sedes das 27 superintendências do IPHAN, das 10 regionais do MinC e as coordenações estaduais do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) vão auxiliar o artesão à se inscrever por correio ou por internet.

Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos.

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República.

Também participam do projeto o Sebrae, o IPHAN e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural Contemporâneo.

Clique aqui para baixar o passo a passo do manual de inscrições.

Serviço:Edital Artesanato nos Jogos 2014 - Vitrines Culturais
Data: 12 de junho a 13 de julho de 2014
Inscrições até 06 de abril pelos Correios ou via internet no link sistemas.cultura.gov.br/propostaweb
Informações: vitrinesculturais2014@cultura.gov.br ou (61) 2024.2773 / 2987

Fonte: SEC / MinC

Projeto restaura prédio antigo da zona boêmia da Lapa

O boêmio bairro da Lapa, na região central do Rio de Janeiro, com seus sobrados centenários, que já abrigaram personagens ilustres da história, como Machado de Assis, Carmen Miranda e Jorge Amado, ganhou neste domingo (16) nova opção de lazer em construção restaurada do fim do século 19.


Reprodução
A Casa Momus foi o primeiro imóvel a ser restaurado pelo Programa de Apoio à Conservação do Patrimônio Cultural
A Casa Momus foi o primeiro imóvel a ser restaurado pelo Programa de Apoio à Conservação do Patrimônio Cultural
Com 110 metros quadrados, a Casa Momus, na Rua do Lavradio, 11, foi o primeiro imóvel a ser restaurado pelo Programa de Apoio à Conservação do Patrimônio Cultural (Pro-Apac), do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (Irph), órgão da prefeitura. Com dois andares, o novo espaço terá um restaurante especializado em cozinha mediterrânea, com exposições de artes plásticas, sessões de leitura e de música.

A pesquisadora Anna Vacchiano, diretora de produção artística do projeto de restauração do prédio, explicou que a obra demorou sete meses para ser concluída e custou R$ 1 milhão, sendo R$ 300 mil com incentivos do Pro-Apac e o restante pago pelos gestores do espaço cultural.

“Foi uma obra pesada. Não havia cisterna, instalação hidráulica, nem luz elétrica. A parede era metade de pedra com óleo de baleia, não tinha vigas, as vigas de sustentação eram de madeira e como ele [prédio] estava com muito micro-organismo, tivemos que derrubar o forro,” contou. “Na realidade o que sobrou do antigo imóvel foi a fachada”, acrescentou.

A madeira de demolição foi toda aproveitada, como o assoalho, que foi transformado em mesas. Durante a restauração, para surpresa dos pesquisadores, foi encontrada uma cruz templária da Ordem de Cristo, criada em 1319, em Portugal.

Anna, que é diretora executiva da produtora RAÍZforte, responsável pela escolha do prédio, contou que o imóvel foi local de reuniões de políticos e intelectuais no final do século 19, e até a restauração ali funcionava um antiquário. Ela explicou que além das características arquitetônicas do prédio, a localização influenciou muito a escolha do imóvel, visto que no local tem uma feira mensal, vários restaurantes e casas de show e música.

“A Rua do Lavradio já recebe grande quantidade de turistas, está sendo um trabalho de revitalização do centro histórico, e por isso julguei que o sobrado teria as características próprias do edital”, disse ela.

O Pro-Apac foi lançado em 2013 para apoiar e patrocinar a restauração de imóveis tombados e preservados da região central. O objetivo do programa é investir R$ 12 milhões na restauração de sobrados do centro da cidade e de imóveis da região portuária. A primeira edição contemplou nove imóveis e a segunda chamada, que já começou, está analisando 32 propostas. De acordo com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, cerca de 8,5 mil imóveis nessas regiões podem concorrer a cotas de fomento, que podem chegar a R$ 400 mil.


Fonte: Agência Brasil

Cinema brasileiro teve destaque em festivais internacionais

O cinema brasileiro teve grande destaque no Festival Internacional de Cinema de Miami, nos Estados Unidos, e no Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai, ambos encerrados neste domingo (16). Os maiores prêmios dos dois festivais foram para os brasileiros "O lobo atrás da porta" e "Tatuagem", respectivamente.


Reprodução
Cena do filme O lobo atrás da porta, grande vencedor do Festival de Miami
Cena do filme O lobo atrás da porta, grande vencedor do Festival de Miami
No CinePunta, o Brasil ainda ganhou menções e prêmio do público. O longa "O lobo atrás da porta", de Fernando Coimbra, foi o grande vencedor do Festival de Miami, levando pra casa o Grande Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Diretor. O filme, já premiado no Festival de San Sebastián, no Festival de Havana e no Festival do Rio, participou do evento por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. 

No Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, três filmes nacionais estão entre os vencedores. O grande destaque do evento ficou por conta de "Tatuagem", longa-metragem de Hilton Lacerda, que também participou do evento graças ao programa de apoio da Ancine. O longa, um dos contemplados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), foi considerado pelo júri oficial o melhor filme do festival, ganhando também as estátuas de Melhor Ator (para Irandhir Santos) e Melhor Direção (para Hilton Lacerda), além de uma menção do júri jovem.

O público e o júri jovem também escolheram outras produções brasileiras: o vencedor do Prêmio El País para o Voto Popular foi o longa "Flores raras", de Bruno Barreto, que havia sido contemplado pela chamada Prodecine do FSA. Já o longa de animação "Até que a Sbórnia nos separe", dirigido por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.,também ganhou menção do júri jovem. 


Fonte: Acine

Maduro sugere leitura e destaca a importância de grupos de estudo

O presidente Nicolás Maduro recomendou, em sua conta oficinal no Twitter, a leitura do livro O Fascismo, vanguarda extremista do capitalismo, do escritor venezuelano Luis Navarrete Orta.


Reprodução
A obra de Luis Navarrete Orta alerta para os perigos do retorno de uma sociedade fascista
A obra de Luis Navarrete Orta alerta para os perigos do retorno de uma sociedade fascista
Ele escreveu: “Temos anunciado hoje na imprensa, o livro de Luis Navarrete, O Fascismo, vanguarda extremista do capitalismo”. Em outra mensagem o presidente diz que a obra “ajuda a retomar o fenômeno da irrupção da direita neofascista como resposta à Revolução Bolivariana”. 

Dias antes, Maduro convidou também os universitários a analisarem e estudarem o texto, para que "estudantes opositores vejam que na Venezuela há um ressurgimento do fascismo".

Nesse momento, qualificou o texto de "singelo, mas contundente" e apontou como oportuno e necessário fazer grupos de estudos em cada sala de aula, em cada centro acadêmico e que se distribua nas residências universitárias.

Navarrete, autor do livro, é professor aposentado da Universidade Central da Venezuela e assessor do vice-reitor da Casa dos Saberes. 

Documentário uruguaio resgata cenas inéditas da Copa de 1950

O documentário Maracaná, dos uruguaios Andrés Varela e Sebastián Bednarik é mais que um registro histórico, um compilado de raridades. O filme que relata, com imagens inéditas, a final da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai foi lançado no último dia 10 no estádio Centenário em Montevidéu.


Reprodução
Final da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai
Final da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai
O filme nasceu do livro “Maracaná, la história secreta", do jornalista Atílio Garrido. Assim como no papel, a telona mostra o lado humano daquela final narrada por dois pontos de vista: dos vencedores uruguaios e dos derrotados brasileiros. Produtor do filme, Sebastián Bednarik diz nem saber como esse filme não tinha sido realizado antes.

Durante a vasta pesquisa para a realização do filme, Andrés e Sebastián viajaram o mundo e garimparam em várias fontes diferentes até encontrarem um tesouro: sete latas de filmes com imagens inéditas. São fotogramas e cenas que mostram a chegada das delegações para o mundial, as concentrações e treinamentos de Brasil e Uruguai, além de jogos e gols da seleção brasileira na primeira fase e também trechos das partidas da seleção uruguaia. 

Os cineastas acharam novas imagens da final no Maracanã abarrotado de gente e vídeos da festa dos uruguaios na volta para casa.

Único sobrevivente entre os 22 jogadores que entraram em campo na partida de maior público da história das Copas, Gigghia, com 87 anos, teve o nome gritado em coro pelos presentes à sessão inaugural do filme que aconteceu no estádio Centenário, palco da final da Copa de 1930, quando o Uruguai conquistou sua primeira Copa.

Ainda não há previsão para o filme chegar ao Brasil. 



Confira o trailer: 



Da redação do Vermelho com agências

sábado, 15 de março de 2014

Um ateliê dedicado à arte realista e figurativa

O Ateliê e Galeria Contraponto de Arte Figurativa abre suas portas neste dia 19 de março, com uma exposição de obras do pintor realista Maurício Takiguthi.



Mazé Leite
Mazé Leite
Resultado de uma parceria entre os artistas plásticos Mazé Leite (colaboradora do Vermelho), Alexandre Greghi, Marcia Agostini e Luiz Vilarinho, o ateliê oferecerá aulas de desenho, aquarela e pintura a óleo, além de uma série de atividades ligadas à arte. 
 
Mazé Leite e Alexandre Greghi darão aulas de desenho e o uso de carvão, pastel e pintura a óleo; Luiz Vilarinho lecionará desenho e pintura acrílica; finalmente, a Márcia Agostini será professora de aquarela, desenho e pintura a óleo.
 
O ateliê está localizado no bairro de Higienópolis, na capital paulista (ao lado do cemitério da Consolação e a duas quadras do Metrô Paulista/Consolação). 
 
Seu foco principal é a arte figurativa e realista, sendo um espaço para debates e também para a experimentação artística. 
 
Maurício Takiguthi
 
Velho mineiro, Mauríco Takiguthi, 2008. Óleo sobre tela, coleção privada, São Paulo, Brasil.

A pintura de Maurício Takiguthi se concentra em torno da figura humana, especialmente voltada para expressar “o drama existencial do Maurício Takiguthihomem, impresso em estética teatral de apurada qualidade técnica”, como diz Jorge Anthonio e Silva, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte, a APCA. 
 
Maurício explica que seu foco na figura humana é uma escolha por ser “muito mais desafiadora, pelo duplo desafio de representá-la no mais alto nível de exigência e de conseguir colocar na tela o meu olhar sobre ela. Gosto desse lugar de observador da condição humana e evidenciar o meu estranhamento diante das coisas. É seguramente o tema mais difícil. É o que me atrai”.
 
Explicando a forma de abordagem realista em sua pintura, Maurício complementa: “com intuito de ordenar e expressar a relação com o mundo visível, é necessária a união de elementos como conceito, técnica e sensibilidade. Isso nos faz encarar o processo como algo inteiro e é isso o que nos faz humanos: essa capacidade de perceber o real, de interagir com ele, de estabelecer uma relação emocional, mas também de entendimento. Um entendimento que se dá de uma forma racional e também intuitiva”.
 
Com mais de 25 anos de trabalho como pintor, Maurício Takiguthi é professor de desenho e pintura em seu Ateliê Realista, que fica em São Paulo. Seu curso, de grande rigor técnico, dirige os alunos para uma apreensão “dos fundamentos do realismo e dos sistemas técnicos de construção”, onde o aluno aprende a pensar o que faz.
 
Maurício Takiguthi tem um longo curriculum como artista plástico. Ganhou diversos prêmios tanto no Brasil quanto no exterior, e hoje é considerado um dos melhores pintores da atualidade, ofício que pratica com disciplina e profissionalismo.
 
A exposição, que se inaugura junto com o Ateliê e Galeria Contraponto, estará aberta ao público até o final de abril. Entrada Catraca Livre.
 
Serviço

Inauguração do Ateliê e Galeria Contraponto e vernissage de pinturas de Maurício Takiguthi
Dia: 19 de março, a partir das 19h
Local: Travessa Dona Paula, 111 – Higienópolis (próximo ao metrô Paulista),  São Paulo.

 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Entrega simbólica do vale-cultura mobiliza mercado editorial

O Vale-Cultura foi tema de mobilização de diversas instituições ligadas ao mercado editorial, na manhã desta terça-feira (11). Isso se deu em virtude da participação da ministra da Cultura, Marta Suplicy, na cerimônia de entrega simbólica de um cartão do Vale-Cultura que a empresa Saraiva, rede de lojas e editora, fez a seus colaboradores. A empresa já conta com a adesão de 90% dos funcionários, com ganho de até 5 salários mínimos, ao Vale-Cultura.


Reprodução
Já este ano o acesso à leitura por meio do Vale-Cultura pode aumentar 5% 
Já este ano o acesso à leitura por meio do Vale-Cultura pode aumentar 5% 
Thais Aparecida Marques dos Santos representou todos seus companheiros de trabalho ao receber das mãos da ministra o cartão. Thais contou para Marta Suplicy que está planejando usar os recursos do Vale na próxima Bienal do Livro de São Paulo que vai acontecer de 22 a 31 de agosto deste ano.

"Descoberta de uma nova faixa de leitores"

Para Maurício de Sousa, autor de personagens clássicos das literaturas infantil e juvenil brasileira, como Mônica, Cebolinha, Cascão, entre tantos outros, "o Vale-Cultura é uma ideia maravilhosa, gera a descoberta de uma nova faixa de leitores que estava meio escondida, era um nicho que precisávamos atingir". Ele também estava presente à cerimônia que foi marcada por ampla presença do setor ligado à produção de livros no Brasil e autores.

Estiveram lá também, presidentes e/ou representantes da Associação Brasileira de difusão do Livro, Associação Brasileira de Editores de Universidades, Associação Brasileira de Autores de Livro Educativo, Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, Associação Nacional de Livrarias, Instituto Pró-Livro , Liga Brasileira de Editores, Rede de Escritoras Brasileiras, Sindicato Nacional dos Editores de livro e a União Brasileira de Escritores.

"Com a presença de todos que aqui estão hoje, conseguimos um gol que é essa união para que consigamos fazer dos livros uma das prioridades no Vale", disse Marta Suplicy ao iniciar sua fala.

A ministra ainda lembrou aspectos importantes que devem fazer com que os livros sejam um dos principais objetos de compra com o benefício. Além de citar o encantamento gerado pela leitura, "a gente começa em um livro e acaba indo para outro", a ministra ressaltou a importância da leitura na atual conjuntura do país: "As classes que estamos incluindo com o Vale-Cultura dão muita atenção à educação. As classes C, D e E têm como prioridade, a educação dos filhos.".

O impacto do Vale-Cultura

As perspectivas do Vale-Cultura para o mercado editorial foram tratadas pela presidenta da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa. Segundo ela, em uma estimativa de o Vale chegar a oitocentos mil trabalhadores, se cada um comprar 1 livro por mês, o mercado deve crescer até 5%, em comparação aos dias atuais. Karine ainda disse que quando o Programa atingir sua meta final, de abranger 42 milhões de pessoas em todo o País, um livro por mês comprado por trabalhador significaria a venda de 42 milhões de exemplares mensais, ou 504 milhões por ano. Este volume representa um aumento de 87,66% dos livros vendidos no Brasil em 2012, por exemplo.

Incentivo à leitura

Diante da plateia com tanta representação do setor editorial, Marta Suplicy ainda falou sobre algumas medidas que estão sendo tomadas para o incentivo à leitura no Brasil. Ao lado de José Castilho Marques Neto, secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, a ministra anunciou que a programação e meta estabelecida para 2014 é enviar e aprovar, no congresso, o projeto de lei do PNLL. Também anunciou o lançamento de editais para o estímulo a autores e para o fomento a leitura que deve ser feito entre as duas próximas semanas.


Fonte: Ministério da Cultura

Mato Grosso inaugura incubadora de Economia Criativa

O principal programa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura abre a incubadora Mato Grosso Criativo em Cuiabá. Já está em operação a incubadora no Pará. Até junho, serão inauguradas unidades em outras onze capitais do país.


Até junho serão inauguradas outras onze incubadoras em diferentes estados brasileiros
Até junho serão inauguradas outras onze incubadoras em diferentes estados brasileiros
A Incubadora Mato Grosso Criativo, segunda da Rede Incubadoras Brasil Criativo, será inaugurada em Cuiabá, na sede da Secretaria Estadual de Cultura, nesta terça-feira (11). 

A cerimônia contará com as presenças do secretário de Economia Criativa do MinC, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, da secretária estadual de cultura, Janete Riva, dentre outras autoridades e representantes da cena cultural matogrossense.

O programa conta, ao todo, com investimento de R$ 19,4 milhões, e tem como objetivos a geração de negócios criativos a partir do saber local e o fomento à diversidade cultural e à inclusão social. 

Em janeiro, foi inaugurado o Pará Criativo, em Belém. Até junho de 2014, mais onze incubadoras de empreendimentos culturais serão abertas nas capitais do Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.

Sobre as incubadoras

As Incubadoras Brasil Criativo são espaços de oferta de qualificação, disponibilização de infraestrutura e geração de negócios para novos empreendimentos, contribuindo para a sobrevivência e crescimento destes durante os primeiros anos de atividades. Além disso, são espaços de convívio e interação multisetorial entre empreendedores e agentes culturais, compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos.

São parceiros do programa, dentre outras instituições, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, Sebrae, demais entidades do sistema S e universidades públicas.


Fonte: Ministério da Cultura

terça-feira, 11 de março de 2014

Riqueza cultural



Divulgação

Franciele Bueno
franciele.bueno@diariodovale.com.br

Preservar a memória e a riqueza das obras de grandes mestres ceramistas que representam o imaginário do povo brasileiro. Esse é o grande objetivo da mostra "Grandes Mestres: A Cultura Popular Brasileira Modelada no Barro" que o Centro Cultural Fundação CSN está promovendo até o dia 29, com entrada gratuita ao público. Os visitantes irão conferir o acervo de 519 peças que foram doadas pelo casal Stella e Serge Daniel que ao longo do tempo, através das várias viagens que realizaram pelo Brasil, foram colecionando novos objetos.

O público está convidado a conhecer mais do Brasil através da cerâmica nesta mostra. São peças de tamanhos, técnicas, queimas e pinturas diversas, ricas em histórias e concebidas por importantes ceramistas, como Mestre Vitalino, Manuel Galdino, Ana das Carrancas, Zé Caboclo, Manuel Eudócio, entre outros.

De acordo com a produtora cultural do Centro Cultural Fundação CSN Marina Coni, os mestres ceramistas e seus discípulos procuraram retratar em cada peça parte do cotidiano de seu povo.

- Parte do acervo retrata as festas culturais do norte do Brasil, o dia a dia de trabalho do sertanejo, entre outras representações de várias regiões do país - fala.
Além da exposição, parte do acervo também está exposto de forma permanente em uma sala no mesmo local, que leva o nome de seus doadores: Stella e Serge Daniel.

- A proposta é ampliar essa exposição, fazendo a rotatividade das peças nesta outra sala. Essa mostra tem como um dos objetivos contar a história do nosso país através deste acervo - conta Marina Coni, acrescentando que nesta sala foi criado um ambiente bem próximo ao que a doadora imaginou para o local. Marina ainda revela que entre os objetos expostos na sala, existe um que Stella tinha maior apreço.

- Há um objeto que merece destaque na sala, uma peça que retrata uma moça com um vaso na mão. A doadora coloca flores sempre vivas nesta peça para enfeitar o ambiente, aqui nos estamos fazendo o mesmo, além disso, colocamos a peça na entrada da sala chamando a atenção dos visitantes - comenta.

A mostra tem sido muito bem aceita e visitada pelo público, não só da região Sul Fluminense, mas também de outros lugares do país. Segundo Marina Coni, cerca de 300 pessoas já passaram pelo local.

- Na abertura recebemos 150 pessoas. Inclusive a doadora, a museóloga que nos ajudou na coleta do material e os próprios visitantes acabaram comentando com outras pessoas sobre esta mostra. Com isso, conseguimos até agora cerca de 300 visitas, e o que chama a atenção é que muito deles são de outros locais, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Itaguaí - fala, acrescentando que até o final da exposição, escolas de São Paulo devem conhecer a mostra.

- Iremos receber um grupo de 40 pessoas de escolas de São Paulo, e isso se deve ao sucesso que a mostra está tendo - diz.

Os visitantes, escolas e grupos em geral que não têm disponibilidade de conferir a mostra dentro do horário previsto podem agendar a visita conforme seu horário pelo telefone (24) 3343-3990 ou pelo e-mail [centrocultural.fcsn@csn.com.br].

Generosidade
O casal de doadores Stella e Serge Daniel, tinha o desejo de compartilhar com as demais pessoas a sua coleção. Sempre sonharam em mostrar estas peças para o público divulgando assim, o Brasil através da cerâmica. Depois de anos, fechado apenas ao ambiente da família, esta riqueza cultural está disponível para os olhares atentos do público que poderá conferir de pertinho uma parte da história brasileira retratada nas peças.

A produtora cultural Marina Coni, revela que o casal já havia visitado o Centro Cultural Fundação CSN e com isso resolveram doar espontaneamente para o local.

- A doação foi espontânea, Dona Stella resolveu doar após várias visitas que fez à Fundação. E quando ela nos contou do desejo de tornar seu acervo particular em algo público, ficamos lisonjeados de ter sido comtemplados com este acervo que representa a arte da cerâmica com grandes mestres - salienta.

A doadora ajudou e permaneceu disponível durante todo o processo, desde o início da doação, até a exposição ficar pronta.

- Dona Stella nos ajudou muito em tudo, desde a doação do acervo, até os pequenos detalhes. Quando transportamos o material, ela nos indicou uma museóloga para orientar esse transporte sem danos ao acervo - conta Marina Coni.
Serviço
A mostra ‘Grandes Mestres: A Cultura Popular Brasileira Modelada no Barro' pode ser vista até o dia 29, de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e no sábado das 14h às 16h, no Centro Cultural Fundação CSN. A entrada do público é gratuita. Informações pelo telefone (24) 3343-3990.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,86405,Riqueza-cultural.html#ixzz2vgsgueoX

Brasil recebe, pela primeira vez, exposição de Frida Kahlo

Este ano o Brasil vai receber, pela primeira vez, uma exposição inteira dedicada à artista plástica mexicana Frida Kahlo. Com curadoria do fotógrafo Pablo Ortiz, a exposição “Frida Kahlo – suas fotografias”, entra em cartaz dia 17 de julho no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR).


Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho


Reprodução
Frida Kahlo é conhecida não só por sua obra, mas também por sua personalidade forte e sua vida pessoal conturbada
Frida Kahlo é conhecida não só por sua obra, mas também por sua personalidade forte e sua vida pessoal conturbada
Ainda não foi divulgado o número de fotos da artista que serão expostas. Porém, a exposição não irá circular pelo país, a mostra vai acontecer unicamente no MON. 

Frida Kahlo não começou sua carreira cedo, quando jovem não  pensava em artes plásticas como uma profissão, mas costumava observar o pai, Guillermo Kahlo, que tinha a pintura como um hobby. Aos 18 anos, depois de um grave acidente que deixou a artista imobilizada por meses, ela passou a pintar com a caixa de tintas do pai em telas adaptadas à cama. 

Três anos mais tarde, em 1928, Frida se filia ao Partido Comunista Mexicano e conhece Diego Rivera, muralista com quem se casou um ano depois e serviu de referência para boa parte de sua obra.


quarta-feira, 5 de março de 2014

Cinco questões que desafiam a grande imprensa

A imprensa comercial joga contra o Brasil. No time da oposição, é a camisa 9 da propaganda anti-governo, se posicionando na grande área para as eleições.



Dilma no Jornal Nacional / foto Roberto Stuckert Filho

1. O PIB do Brasil cresceu 2,3% em 2013. Numa lista de 13 grandes economias, incluindo China e Estados Unidos, o Brasil apresentou o terceiro maior crescimento. Esse crescimento é ruim para o país? Para o país não, mas para a oposição além de medíocre, é sofrível! É como se os bicos dos tucanos tivessem rachado ao colidir com a parede da realidade mundial. Qualquer país adoraria conviver com a mediocridade de um crescimento de sofríveis 2,3% em seu PIB. Mas, para a velha turma do quanto pior melhor, nem se o crescimento fosse superior a 13% seria considerado razoável.

2. Qualquer militante oposicionista pode infernizar a vida dos petistas presos na Papuda?Pode e é simples: basta um jornal qualquer publicar que José Dirceu se comunicou com alguém usando um celular e então ou o ministro Joaquim Barbosa ou seu preposto, o delegado da Vara de Execuções Penais, Bruno Ribeiro, o mantém em regime fechado e adia até não mais poder o prazo para decidir sobre seu pedido para trabalhar fora do presídio. Se um site instrumentalizado pela oposição difundir com algum sucesso a notícia de que Delúblio Soares ofereceu uma feijoada na Papuda, tal versão já será mais que suficiente para trazê-lo de volta ao regime fechado. Mais um pouco e o estagiário de uma revista dirá que José Genoíno começou uma briga ao estilo “Velozes e Furiosos” no pátio de sua casa. Resultado: em meia hora estará amargando o regime fechado no pátio da Papuda.

3. Qual a reação do colunismo político sobre os rompantes, diatribes e chiliques de Joaquim Barbosa ao vivo e a cores na TV Justiça quando insiste em mostrar indisfarçável repulsa ao voto proferido por Luiz Roberto Barroso? Consideram politicamente muito pertinente e juridicamente muito natural. Recebe até conselhos para se aposentar antecipadamente e se candidatar nas eleições de 2014. Os motivos oferecidos à guisa de conselhos ao irritadiço ministro estão a um passo da infâmia: porque amargar uma derrota no STF e se “submeter” à presidência de Ricardo Lewandowski dentro de mais alguns meses? O ministro faz intervenções abruptas e histriônicas sempre de olho no relógio da Corte – há que estar sincronizado com o início do Jornal da Nacional da Globo. Não lhe parece natural que a bancada do JN deixe de mencionar seu nome e de lhe reforçar a aura de justiceiro solitário sempre que é feita a escalada das matérias.

4. Porque um jornal espanhol – o influente El País – afirma em sua capa que é praticamente unânime a avaliação de que a Petrobras é um sucesso no longo prazo e que a petrolífera brasileira será capaz de reduzir o endividamento este ano seguindo seu plano estratégico e, ao mesmo tempo, notícia como essa nem mesmo chega a ser considerada como nota de rodapé em qualquer dos tradicionais jornais brasileiros? Nossa imprensa tradicional só repercute no Brasil matéria publicada no exterior que diminua o prestígio do Brasil, ataque suas instituições econômicas a começar pela insistência na demissão do ministro Mantega ou que espinafre a organização da Copa 2014 e preveja a falência da Petrobras. Em síntese, repercussão apenas para o Brasil que não pode de modo algum dar certo. Porque o que dá certo levanta a bola do governo e levantando essa bola, mais água cairá no moinho da reeleição da presidenta Dilma. O risco para a grande imprensa é que o PT seja vitorioso e dessa vez... em primeiríssimo turno.

5. Luiz Roberto Barroso tem feito os mais brilhantes e bem fundamentados votos que um ministro do STF tenha proferido nos últimos anos sobre a AP-470, o dito mensalão, muito bem, porque então não recebe qualquer aplauso da grande imprensa? Porque o que interessa é manter o STF em seu viés máximo de partidarismo político, atuando como partido político de forma escancarada, transformando seu presidente Joaquim Barbosa em candidato à presidência da República e no único capaz de levar as eleições de outubro próximo para um hipotético segundo turno. Barroso é jurista, é professor de direito, é reconhecido nos meios jurídicos por um refinamento intelectual que destoa profundamente dos demais integrantes da Corte. Porque ao se posicionar sobre quaisquer temas jurídicos, Barroso tem mais é que ser escanteado para o banco de reservas. Sua postura, altivez e independência o tornam impossível de ser patrulhado e menos ainda de ser “colonizado” pela grande imprensa.

Fonte: Carta Maior

História do cientista que inspirou a criação de Brasília

Um capítulo emocionante, e pouco conhecido, da história do Brasil, é relatado no livro Cruls – histórias e andanças do cientista que inspirou JK a fazer Brasília, de Jaime Sautchuk, que a Geração Editorial acaba de lançar. 


Por José Carlos Ruy (*)



A Missão Cruls, que descreveu o local onde Brasília seria construída

A oportunidade é perfeita: este é o ano em que se comemora os 120 anos da publicação do Relatório Cruls, que resume a expedição ao interior do Brasil comandada pelo cientista Luiz Cruls - a chamada Comissão Exploradora do Planalto Central, denominada Missão Cruls. Belga de nascimento, Cruls adotou o Brasil como sua pátria definitiva.

O livro é muito mais do que a história de um documento, ou de um homem. Relata um bom quinhão da história do Brasil, contado pelo jornalista Jaime Sautchuk, que já revirou este país, especialmente em defesa da Amazônia, para evitar que aconteça lá o que se deu no centro-oeste. Devemos a ele histórias reveladoras da espoliação e da agressão ao ambiente, ao Brasil e aos brasileiros. Já contou a história do antinacional Projeto Jari, implantado por um magnata norte-americano na Amazônia, com proteção dos governos militares de 1964; das experiências nucleares na Base do Cachimbo, de hidrelétricas absurdas como a de Balbina, e do avanço voraz das motosserras pelas matas brasileiras, sobretudo na Amazônia. São relatos de destruição e sobre o custo da ocupação desnorteada. 


 

Jaime Sautchuk é um jornalista experiente, que andou pela Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Veja, BBC de Londres, e nos jornais alternativos Opinião, Movimento O Pasquim. E sua extensa experiência para fazer de Cruls um livro muito atual, cujo é o final da saga da conquista do território brasileiro. Conta a viagem guiada por Luiz Cruls, engenheiro de ferrovias e astrônomo, que comandou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Ela percorreu a região entre 1892 e 1893 com o objetivo de demarcar a localização da nova capital. 

Mas a viagem não para por aí. Embrenha-se pela história do Brasil e, de maneira leve, jornalística, Jaime Sautchuk relata o que havia na região antes da chegada da Missão Cruls. A flora, a fauna, as águas e a presença humana são retratadas numa linguagem simples, direta e às vezes poética. 

Conta a maneira como Portugal estendeu as fronteiras coloniais a oeste; os feitos dos viajantes, entre bandeirantes, aventureiros e cientistas; o indígena; o fim do Império. O ciclo do ouro, as pesquisas científicas, as guerras e a chegada do boi.

Foi com base em seu relato que o então presidente Juscelino Kubitschek anunciou, em 1955, o propósito de construir Brasília. Ele sabia do que falava quando revelou, a partir daquele relato, a exata localização do novo Distrito Federal, que estava descrita desde 1894 no Relatório Cruls, tendo sido aprovado pelo Congresso Nacional da época. Cruls sempre se orientou, em suas andanças e medições, pelo Cosmos, e isto abre todo um capítulo, o da Astronomia. Excelente leitura!

Livro: Jaime Sautchuk
Cruls - Histórias e andanças do cientista que inspirou JK ab fazer Brasília. São Paulo, Geração Editorial, 2014

(*) Com informações da Geração Editorial


Alice Portugal quer debater cadeia produtiva do Carnaval

 Durante passagem pelo camarote da Câmara Municipal de Salvador, no domingo (2), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), atual presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados (CC), afirmou que vai promover debate na Comissão sobre a cadeia produtiva da festa. “Precisamos verificar o que, de fato, está sendo mantido das nossas raízes culturais”, disse. 


Alice anunciou que a Comissãode Cultura da Câmara, que ela preside este ano, realizará debate sobre o carnaval. 
Alice anunciou que a Comissãode Cultura da Câmara, que ela preside este ano, realizará debate sobre o carnaval. 
Acompanhada pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), Alice destacou que o novo modelo de organização da folia momesca adotado pela prefeitura “manteve a privatização dos espaços públicos”. Ela também criticou a  manutenção de cordas nos blocos carnavalescos. “Saulo (Fernandes) passou sem cordas e deu um show de tranquilidade e alegria. Será que precisa mesmo ter cordas?”, questionou.

Outra questão que, segundo Alice, precisa ser discutida, é o monitoramento do trabalho infantil e o combate à exploração sexual de crianças em megaeventos. “Os índices de exploração sexual e do trabalho de crianças crescem assustadoramente durante o Carnaval. Além disso, este ano temos a Copa do Mundo, o que agrava o problema”, argumentou a deputada que, recentemente, presidiu, em Salvador, audiência pública da CPI do Trabalho Infantil da Câmara dos Deputados.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Alice Portugal 

Bonecos Gigantes invadem ruas de Olinda e atraem multidão

Milhares de foliões acompanharam nesta terça-feira (4) o tradicional Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda. Este ano, o homenageado é O Menino da Tarde, que completa 40 anos. Mais de 100 bonecos tomaram as ruas do centro histórico da cidade, entre eles o Homem da Meia-Noite e o do Bloco do John Travolta, que celebra 35 anos, segundo informações da prefeitura de Olinda.


Mais de 100 bonecos gigantes desfilaram pelas ruas de OlindaJan Ribeiro/Divulgação Prefeitura de Olinda
Mais de 100 bonecos gigantes desfilaram pelas ruas de OlindaJan Ribeiro/Divulgação Prefeitura de Olinda
O encontro dos Bonecos Gigantes de Olinda é uma das principais atrações da terça-feira de carnaval e está na 14ª edição. O trajeto começou no Largo do Guadalupe com apresentação do grupo Batuketu, orquestra e passistas de frevo. A folia continuou pela Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira e Rua de São Bento até chegar à prefeitura de Olinda.

A festa na cidade continua nesta tarde. Às 16h, tem cortejo do bloco Ceroula de Olinda, o mais tradicional. Às 16h30, tem a concentração do Eu Acho é Pouco, no Mosteiro de São Bento. Às 19h, está marcado o Encontro da Pitombeira com o Elefante, em frente à prefeitura. Outra opção é a Terça Lírica com o Encontro de Blocos Líricos, que será no Largo do Amparo.

Fonte: Agência Brasil