Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Escola Livre de Música é inaugurada em Paraty

Inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura de Paraty

Oportunidade: Inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura de Paraty
Musicalização, iniciação musical e formação de plateia. É com essa grade de cursos que a Casa da Cultura inaugura sua Escola Livre de Música, aberta gratuitamente a paratienses, sejam crianças, jovens e adultos. E, para cada idade, um tipo de aula.
A iniciativa é fruto do compromisso que a diretoria da Casa vem confirmar com a cidade, de oferecer e garantir portas abertas a atividades de formação, lazer e entretenimento a todos os moradores da região de Paraty. Para isso, um grupo de músicos foi especialmente convidado a compor e fazer a curadoria da nova escola, que passa a ter uma sala especial na Casa da Cultura. São eles: Raphael Moreira, Rogério Custódio e Marcos Maffei.
A montagem dos cursos privilegiou uma abordagem de desenvolvimento da musicalidade como linguagem, em atividades que mesclam teoria, prática e apuração dos sentidos e da estética musical. Assim, com o objetivo de despertar diferentes públicos e envolver diferentes faixas etárias, as aulas são voltadas para a musicalização e formação de plateia.
Os cursos
Para crianças menores de sete anos, as oficinas e contação de histórias com música acontecem sempre aos sábados, às 18h, integrando o já conhecido "Sábado da Criança", que faz parte da programação permanente da Casa.
Dirigido a crianças de sete a 10 anos, o curso de iniciação musical é de duas horas por semana, com aulas às quartas e sextas-feiras, das 17h às 18h.
A formação musical para crianças e jovens de 11 a 16 anos associa teoria, apreciação musical e prática de instrumento e de conjunto, com aulas de flauta doce, percussão e canto coral. O curso é de cinco horas semanais, nos períodos da manhã ou tarde: quartas-feiras, das 8h às 10h ou das 14h às 16h, e sextas-feiras, das 8h às 11h ou das 14h às 17h.
Para jovens e adultos, sempre às quintas-feiras, das 18h às 20h, curso de Música e Arte - apreciação e história, em aulas de introdução à história da música e das artes.
Todos os cursos são gratuitos.
Serviço
As inscrições para os cursos estão abertas na Casa da Cultura de Paraty, na Rua Dona Geralda, 177, Centro Histórico. Informações pelo telefone (24) 3371-2325. O local funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 22h.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Garis ganham aumento, professores nem são recebidos

A falta do professor só é percebida no futuro, a do gari é vista pela cidade e pelo mundo

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Museu do Ingá abriga exposição Motivos do Rio de Janeiro - Emeric Marcier

Mostra gratuita apresenta painéis do pintor e muralista, inspirados nas ruas cariocas


O Museu do Ingá - espaço da Secretaria do Estado de Cultura (SEC), abriu as portas para a exposição Motivos do Rio de Janeiro - Emeric Marcier. Trata-se de uma seleção de painéis do pintor e muralista romeno, inspirados em sua experiência nas ruas do Rio de Janeiro.  Com entrada gratuita, a exposição segue até 27 de julho.
“Este é o primeiro capítulo da série Os Grandes Formatos na Coleção Banerj - que exibirá obras de importantes pintores modernistas. Acreditamos, assim, cumprir um dos papéis fundamentais de um museu, que é o de comunicar suas coleções, tornando-as ponto de partida para uma reflexão crítica e abrangente, sobre a cultura fluminense e a arte brasileira”, explica Mariana Várzea, Superintendente de Museus da SEC.
Marcier ficou conhecido principalmente pelas pinturas de temática religiosa, mas seu trabalho também revela a admiração pelo povo e pelo cenário brasileiro
Marcier ficou conhecido principalmente pelas pinturas de temática religiosa, mas seu trabalho também revela a admiração pelo povo e pelo cenário brasileiro
Os Grandes Formatos na Coleção Banerj pretende exibir as obras de grande formato da coleção, feitas sob encomendas do banco, em 1965, a grandes pintores modernistas, para a decoração da agência. Entre eles, Marcier, Cícero Dias, Di Cavalcanti e Carybé.
Marcier chegou ao Brasil pela primeira vez em 1940. Morou no Rio de Janeiro e em Barbacena, em Minas Gerais. O artista ficou conhecido principalmente pelas pinturas de temática religiosa, mas seu trabalho também revela a admiração pelo povo e pelo cenário brasileiro, sempre expressando os diversos lados da realidade humana.  Declarava-se apolítico, mas era profundamente antifascista. Sua obra, à luz do presente, revela um artista, senão engajado, atento ao tempo em que vivia.
Mais de sete décadas depois de sua chegada ao Brasil, sua pintura de cores terrosas, mas vibrantes, onde vermelhos e amarelos se destacam, poderão ser apreciadas pelo público.
SERVIÇO:
Motivos do Rio de Janeiro - Eric Marcier
Museu do Ingá
Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói, RJ
Tel.: +55 21 2717-2919
Ingresso: Grátis
Visitas: terça a sexta: 12h às 17h
Sábados, Domingos e feriado: 13h às 17h
Visitas mediadas para grupos com agendamento prévio: (21) 2717-2903
e-mail: museudoinga@hotmail.com
Museu do Ingá no Facebook

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Animação brasileira tem grande destaque em festival internacional

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, o mais importante e tradicional evento de animação do mundo, anunciou na última sexta-feira (25) a sua programação oficial de longas-metragens trazendo notícias excelentes para a animação brasileira. O Brasil é o país com o maior número de longas-metragens no evento, reafirmando o bom momento do gênero no país. O longa-metragem "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, foi um dos nove selecionados para a mostra competitiva principal do evento.


Reprodução
A animação O menino e o mundo tem grandes chances de ser o vencedor do festival A animação O menino e o mundo tem grandes chances de ser o vencedor do festival
Fora de competição, o festival, que acontece na cidade de Annecy, na França, entre os dias 9 e 14 de junho, traz ainda dois outros representantes nacionais: "Até que a Sbórnia nos Separe", de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., e "Luz, Anima, Ação", de Eduardo Calvet.

Em 2013, o Brasil ficou com o prêmio de Melhor Filme do evento por "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi. O diretor, que foi convidado para ser um dos jurados da competição oficial na edição deste ano, chama atenção para a importância da seleção: “Annecy é o Festival de Cannes da animação. A seleção de três longas brasileiros é um grande reconhecimento. O festival está apontando o dedo pra gente e dizendo que aqui se faz animação de qualidade. Fica provado que o prêmio do ano passado não foi um ponto fora da curva”.

A expectativa para uma boa recepção ao filme de Alê Abreu na competição é alta. "O Menino e o Mundo" vem colecionando prêmios em festivais internacionais, como a Monstra - Festival de Cinema de Animação de Lisboa (Portugal), e o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana (Cuba). O filme conta a história do menino Cuca, que deixa a sua aldeia em busca de seu pai e descobre um mundo fantástico, dominado por seres estranhos e máquinas-bichos.

Ancine abre inscrições para filmes destinados ao público infantil

A Ancine anuncia que estão abertas, até o dia 9 de maio, as inscrições de filmes brasileiros para o12º Festival Internacional de Cinema Infantil, que acontece entre agosto e novembro em diferentes cidades brasileiras. O evento que tem o objetivo de incentivar a produção audiovisual voltada ao público infantil e juvenil, ainda selecionará longas-metragens para exibição em mostra não competitiva.


O festival, que realiza simultaneamente a 7ª edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, premiará curtas-metragens e séries de TV nas categorias Animação (voltada ao público infantil), Histórias Curtas (filmes de ficção, documentários, e filmes híbridos de animação e live-action para público infantil) e Mostra Teen (obras adequadas para o público maior de 12 anos).

Inscrições

Cópias em DVD de séries de TV, curtas ou longas-metragens devem ser enviados por via postal para o endereço indicado no regulamento. Não há restrição quanto ao número de inscrições por realizador. Basta preencher uma ficha de inscrição para cada filme.

A organização do evento informa que serão automaticamente desclassificados os filmes que possuam cenas com qualquer uso de drogas, incluindo álcool e cigarros, sexo e violência explícitos.

Seleção e Premiação

Os filmes para exibição nas mostras serão escolhidos por um Comitê de Seleção. Os curtas selecionados para as mostras competitivas concorrem ao troféu Prêmio Brasil de Cinema Infantil e R$ 5 mil em serviços de laboratório oferecidos pelo Grupo Labocine. O júri que escolherá os vencedores será formado por um público infantil escolhido pela organização do festival, e a lista dos vencedores será divulgada no site do evento.

Para novidades e mais informações, consulte o site oficial do 12º Festival Internacional de Cinema Infantil.

Fonte: Ancine/MinC

100 anos de Dorival Caymmi

Nesta quarta-feira (30), completam-se 100 anos do nascimento de Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. A espontaneidade que marcava as composições do artista faz com que sua obra seja ainda hoje atual. Em entrevista à Rádio Educadora FM, os filhos do músico, Danilo e Dori Caymmi, disseram que foram diretamente influenciados pelo pai, e também se tornaram artistas.


Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho, com agências


Danilo descreve Dorival como um homem contemplativo, um "janeleiro" que adorava observar a paisagem e as pessoas. Segundo Dori, apesar do sucesso e do amor pela música, o pai se preocupava com o futuro dos filhos na carreira artística.

O músico deixou como herança suas canções, inspiradas no mundo que ele via ao seu redor, retratando o mar e a natureza, os pescadores, o povo negro, sua vida na Bahia e no Rio de Janeiro. "Há uns olhos especiais pra ver a música. Primeiro ver a música, depois digeri-la, e transformá-la numa canção. Você vê, vê primeiro", dizia. Dorival faleceu em 2008, em sua casa no Rio de Janeiro, depois de lutar durante nove anos contra um câncer renal.