Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Balé Popular do Recife

Um grande incêndio ocorrido no dia 1 de fevereiro de 2009 atingiu a sede do Balé Popular do Recife, queimando boa parte do acervo de 31 anos de história. As chamas que começaram no início da manhã daquele domingo destruíram todas as quase 700 peças de figurinos e adereços do Balé, além de documentos, fotografias, livros, jornais e revistas.

O prejuízo, todavia, não abateu o ânimo do grupo: um mês depois, utilizando o que restou do acervo além de adereços cedidos pelos amigos, o Balé apresentou o espetáculo Nordeste: a dança do Brasil. Era o começo da campanha para a reconstrução da sede e do acervo perdido. Enquanto a sede esteve interditada, as aulas de danças populares ministradas pelo Balé continuaram em espaço emprestado pelo poder público. Dois anos depois, o Balé voltou à sua casa e a vida segue.
Hoje o grupo soma 34 anos de apresentações em diversos palcos pelo mundo afora, despertando com seus espetáculos as esperanças em quem acredita na arte popular como forma de resistência e de afirmação do povo.
Segundo André Madureira, um dos fundadores e atual coordenador do Balé, ele foi criado com o objetivo de preservar e registrar aspectos importantes da cultura nordestina,
mas acabou indo além, findando por se transformar nesse grupo, que não apenas dança, como chegou a dar uma roupagem nunca vista aos temas populares. O mais importante é que essas novidades foram feitas sem tirar nada do que é original na nossa forma de dançar. O Balé apenas ressaltou o mais belo, o mais genuinamente brasileiro, nordestino e popular.
 Para elaborar sua dança, que chama de brasílica, e que recebe aplausos em palcos pelo Brasil e mundo afora (o Balé já se apresentou em países como França, Israel, Portugal, Espanha, Cuba, África do Sul, Peru e Argentina, entre outros), o grupo inspirou-se em artistas da dança popular, como Mestre Salustiano; Capitão Antonio Pereira; Coruja do Passo; Mestre Nascimento; Zezinho Alfaiate, dos Caboclinhos 7 Flechas; Seu Muniz, do Caboclinho Caetés; Dona Célia, do Maracatu Cruzeiro do Forte; Mariano; Nozinho do Xaxado; Pastoril do Velho Faceta; Pastoril do Velho Barroso; no Guerreiro de Nilton da Capela e em tantos outros artistas, conhecidos e anônimos, que misturam os passos e as gingas dos nossos ancestrais para construir esse jeito tão nosso de sambar, frevar, xaxar e bailar.

Armorial na origem

Os primeiros passos do Balé Popular do Recife foram dados em decorrência direta do Movimento Armorial, que Ariano Suassuna fundou, junto com outros artistas pernambucanos, em 1970, com o objetivo de criar uma arte brasileira erudita, embasada na cultura popular. O movimento — que, segundo Ariano, surgiu em oposição à invasão da cultura ianque no Brasil — ganhou adeptos em todas as áreas, se expandido na literatura, dança, teatro e música.

Sete anos depois, no dia 20 de maio de 1977, surgiu o Balé Popular do Recife, conhecido naquela época como "Grupo Circense de Dança Popular", apresentando o seu primeiro espetáculo: Brincadeiras de um circo em decadência. Em seguida, surgiu a ideia de fundar um circo de verdade, na Rua da Aurora, às margens do Rio Capibaribe: "O Circo da Onça Malhada". Foi nessa época que o grupo ganhou o nome de "Balé Popular do Recife", batizado pelo então secretário municipal de Educação e Cultura, Ariano Suassuna, depois de observar que os jovens integrantes daquele circo davam maior ênfase às danças.
Mas Ariano nunca considerou o Balé genuinamente armorial. Para ele ainda faltam elementos para que isso ocorra — afirma André.
Em seus primeiros meses de existência, o Balé contou com a subvenção da Prefeitura do Recife, passando em seguida, e até hoje, a manter-se principalmente com o resultado financeiro de suas apresentações na capital e em outras cidades.
A situação hoje está bastante adversa em relação aos primeiros anos — diz Madureira — Hoje sobrevivemos praticamente sem qualquer apoio nem patrocínio, sem condições de formar novos dançarinos, em decorrência da crise, iniciada em 1991 e que só não nos fez fechar as portas por convicção e verdadeira abnegação.
Mantido até hoje com muito esforço dos seus coordenadores, o curso de dança forma alunos que estudam, durante um ano, os diversos aspectos da cultura e da dança popular nordestina. Aqueles que se destacam fazem estágio em um dos dois grupos mantidos pelo Balé Popular: o Forrobodó, voltado principalmente para as danças dos ciclos carnavalescos, juninos e natalinos, e o Balé Brasílica, que realiza espetáculos inspirados em nossas origens étnicas.
O Balé já catalogou mais de 500 passos de dança, além de criar novos movimentos, como forma de preservar, divulgar, documentar e recriar os folguedos populares do Nordeste, mais especificamente de Pernambuco. Hoje o grupo possui uma linguagem própria e se diferencia dos demais grupos de dança popular, além de inspirar a formação de novas companhias, como a Maracatu Nação Pernambuco, Companhia Trapiá de Dança, a Companhia de Arte da Cidade Alta de Olinda e a Balé Brincantes, reunindo crianças dos 8 aos 13 anos.

O Nordeste veemente

Entre os espetáculos mais conhecidos do Balé Popular do Recife estão a Prosopopéia, um auto de guerreiro (1979), que apresentava folguedos e danças populares de todo o Nordeste num espetáculo com quase duas horas de duração; Nordeste, a dança do Brasil (1987), época em que o grupo contava com três elencos distintos, para dar conta dos inúmeros convites para apresentações no Brasil e pelo mundo; o Baile do menino deus (1991); Oh! Linda Olinda (1992); e O romance da nau Catarineta, também de 1992 e que se baseava em um romance popular que conta a trajetória de uma barca que se perde no mar. Neste percurso, são contadas as aventuras e desventuras do povo brasileiro, notadamente do nordestino, desde o descobrimento aos nossos dias.
No ano de 2007 foi lançado o espetáculo As Andanças do Divino, roteiro criado por Antonio José (Zoca) Madureira em comemoração aos 30 anos do Balé. Além de conectar trechos da saga do cristianismo com autos e folguedos populares do Nordeste brasileiro, que sempre foram matéria-prima do trabalho do grupo, As Andanças associa esse enredo a capítulos da história de Pernambuco.
O método de dança desenvolvido pelo Balé Popular do Recife ficou conhecido pelo nome de dança brasílica, por basear-se nas manifestações populares, como o reisado, caboclinho, frevo e maracatu, ritmos de origens afros, indígenas e europeias, preservando a identificação com a nossa formação cultural e histórica. "Na dança brasílica não há necessidade nem de um determinado ritmo, nem do traje típico folclórico, nem do passo. A dança tem sua própria técnica, não necessita de outras técnicas de dança erudita, estas contribuições do clássico, do contemporâneo vêm, por herança", explica André.
Além do André Madureira, o Balé Popular do Recife é coordenado por Ângela Madureira, Mabel Carvalho e Angélica Madureira, que continuam em plena atividade, realizando codificação de passos e movimentos, pesquisas na área da dança popular, monitoria em escolas e instituições culturais, e aplicação do método de dança brasílica.

Fonte:A nova democracia


Nenhum comentário:

Postar um comentário