Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Paraty vai ganhar sua biblioteca-parque

Flip também é cenário para campanha em prol da candidatura do município a Patrimônio da Humanidade
Matérias 07.07.2011 deixe aqui seu comentário

A secretária Adriana Rattes, a segunda à esquerda, fala ao microfone durante assinatura do Protocolo de Intenções para a biblioteca-parque

Cenário-símbolo da paixão pela leitura no país, Paraty está prestes a ganhar uma biblioteca-parque. Na tarde desta quinta (7 de julho), durante a Flip, autoridades assinaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de criar um espaço de livre acesso - aos moldes dos que já existem em Manguinhos e em Niterói - no bairro da Mangueira, no balneário fluminense.

Na cerimônia, na Casa da Cultura, a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, assinou o documento - que será enviado ao Ministério da Cultura - com o prefeito de Paraty, Zezé Porto. "Paraty é o lugar ideal para uma biblioteca-parque na Costa Verde. Vamos instalar aqui uma biblioteca que seja cabeça de rede. Ou seja: que ajude na recuperação do tecido social de toda a região", anunciou Adriana. "O projeto das bibliotecas-parque parte da premissa de que biblioteca não é só um lugar de estudo. Biblioteca é um lugar para formar cidadãos".

Além do anúncio da biblioteca-parque, Paraty está no foco de uma grande campanha. Pela terceira vez, o município vai se candidatar a Patrimônio Mundial da Cultura e da Natureza, da Unesco. Por isso, uma equipe de vinte pessoas vai circular pela cidade, com os chamados livros de ouro: cadernos que registram um abaixo-assinado, para mobilizar a sociedade na busca pelo reconhecimento da importância histórica do município.

"Todo mundo se surpreende quando chega aqui e sabe que Paraty ainda não é um Patrimônio da Humanidade", diz Adriana, uma das líderes da campanha. "A ideia é chamar a atenção da sociedade toda. Não queremos que apenas autortidades se sintam engajadas nessa campanha, e sim cidadãos, formadores de opinião, intelectuais".

Um site também foi lançado, para ajudar na mobilização da campanha.

Paraty para sempre

Com o slogan "Paraty. Para todos, para o mundo, para sempre", a campanha vai anexar o abaixo-assinado ao dossiê que marca a pré-candidatura do município a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em setembro. No final do ano, será enviado o dossiê completo.

Na assinatura do Protocolo de Intenções para a biblioteca-parque, Mauro Munhoz, diretor-geral da Flip, falou de como o festival tem se articulado com ações de incentivo à leitura em todos esses anos. "O anúncio da biblioteca-parque é a realização de um sonho de anos, que promove o difícil encontro entre um evento como a festa literária e o cotidiano das pessoas que aqui vivem".

A nova biblioteca terá entre 3 e 4 mil metros quadrados, e estará instalada numa região que sofreu com o crescimento desenfreado nos anos 80. A ideia é que tenha auditório, cinema e teatro, além de acervo digital.

"Paraty tem uma trajetória de políticas públicas voltadas à leitura, consolidada não só pela Flip, mas também por outros projetos, pelo trabalho de ONGs e OCIPs. Por isso é um município muito qualificado para receber uma biblioteca-parque, e nutrir toda a rede de leitura da região", apontou Vera Saboya, superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura.

Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, o jornalista Galeno Amorim também destacou a iniciativa: "As bibliotecas-parque são importantes em qualquer cidade, por terem a capacidade de mostrar como bibliotecas são lugares prazerosos. Mas Paraty foi uma ótima escolha, pelo relevante papel que tem assumido como vitrine de projetos de incentivo à leitura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário