Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Teatro Oficina

MinC homologa o tombamento de uma das maiores referências culturais do país
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, homologou o tombamento do Teatro Oficina, um dos mais importantes do Brasil, localizado no bairro da Bela Vista, em São Paulo. A portaria nº 62 foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 18 de julho, e ratifica a recomendação feita pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural na sua 64ª reunião, ocorrida em 24 de junho de 2010. O teatro foi fundado em 1958 por um grupo de estudantes de Direito, dentre eles, José Celso Martinez Corrêa, hoje o principal diretor do Oficina.
Com a decisão, o nome Teatro Oficina Uzyna Uzona será acrescido ao livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Belas Artes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vinculado ao Ministério da Cultura, e passará a contar com todas as prerrogativas do Decreto-Lei nº 25, como, por exemplo, a impossibilidade de ser demolido, restaurado, pintado ou reparado sem autorização especial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A ministra Ana de Hollanda lembrou o caráter revolucionário do Teatro e do grupo Oficina. “Esse teatro e o grupo liderado por Zé Celso revolucionaram São Paulo a partir da década de 1960 como um teatro de resistência política e cultural, muita ousadia, inovando a linguagem. O grupo oficina mantém-se vivo e atuante, sendo respeitado no mundo inteiro. Acho ótimo ter tido a chance de ratificar a recomendação do Iphan e homologado esse tombamento, de forma a transformar esse espaço em Patrimônio Cultural Brasileiro”, afirmou a ministra.
História
Aos 53 anos, o Teatro Oficina foi fundado por alunos da Escola de Direito do Largo do São Francisco, na capital paulista. Na década de 60, o local serviu para que seus integrantes absorvessem toda a experiência cênica internacional e lançassem o movimento cultural do Tropicalismo, estética ligada ao movimento antropofágico de Oswald de Andrade e que influenciou músicos, poetas e outros artistas brasileiros. O movimento foi inaugurado com a montagem e adaptação do texto “O Rei da Vela”, do próprio Oswald de Andrade, em 1967.
Em 1982, o local foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Com a reformulação realizada em 1984, passou a se chamar Teatro Oficina Uzyna Uzona. O projeto foi assinado por Lina Bo Bardi, arquiteta do Masp.
A próxima estreia do Teatro Oficina é a peça Macumba Antropófaga, de Zé Celso Martinez, em 16 de agosto. A montagem foi encenada durante a Flip 2011. O Teatro Oficina fica na Rua Jaceguai, 520, no Bixiga, em São Paulo.


(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário