Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Festa do Divino movimenta Costa Verde


FOTO: DIVULGAÇÃO
Festejos estão a todo vapor

PARATY

Segue até o próximo domingo a Festa do Divino. São dias de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas, e shows musicais.
Ao longo dos séculos que o Divino vem mantendo o mesmo espírito comunitário, religioso e folclórico dos primeiros tempos. Alguns aspectos foram adaptados à realidade local como, por exemplo, a Folia do Divino, que foi suprimida: mas a festa se mantém imutável nos seus princípios básicos, como na distribuição de carnes aos pobres, comida ao povo e balas e doces às crianças: e os portugueses chamam de "vodos" do Divino.
Neste fim de semana no sábado de manha bem cedo, carne é distribuída aos pobres pelos festeiros exatamente como Dona Isabel fez 700 anos atrás. Ao meio dia, comida e bebida são distribuídos á população. De noite, na Matriz, um adolescente da comunidade é coroado Imperador do Divino, que assiste missa com seus vassalos e, logo após, recebe homenagens do lado de fora da igreja, com a apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota - ou Minhota, originária do Minho, em Portugal.
O Imperador preside as cerimônias de sua festa distribuindo lembranças e medalhas, soltando da cadeia um preso comum, como indulgência imperial, e recebe as homenagens das autoridades locais e as reverências de praxe. Na parte religiosa, preside às procissões e tem assento ao lado direito do altar, em trono ricamente ornado, ostentando as insígnias imperiais: coroa e cetro de prata. 
PROGRAMAÇÃO
Amanhã
19 horas: Saída das bandeiras da residência dos festeiros para apanhar a bandeira da promessa no bairro Patitiba
19h30min - Santa Missa Solene
22 horas: DJ Marino
Quarta-feira
9 horas: Saída das bandeiras da residência dos festeiros para apanhar a bandeira da promessa no bairro Chacara da Saúde
19h30min - Santa Missa Solene
22 horas-Show de Calouros Mirim (Marli)
Quinta-feira
19 horas: Saída das bandeiras da residência dos festeiros para apanhar a bandeira da promessa no bairro Parque Imperial
19h30min - Santa Missa Solene
22 horas: Show de Calouros Mirim (Marli)
Sexta-feira
19 horas: Saída das bandeiras da residência dos festeiros para apanhar a bandeira da promessa no bairro Chácara
19h30min - Santa Missa Solene
22 horas: Show Sacode a Poeira       
Sábado
7 horas: Distribuição de carnes
9 horas - Bando precatório pelas ruas da cidade
12 horas: Benção do almoço de confraternização do Espírito Santo
13 horas; Mini Gincana Infantil na Praça da matriz
19 horas: Saída das bandeiras da residência dos festeiros e continuação da procissão
19h30: Santa Missa, Ladainha e coroação do Imperador
21h30: Apresentações de Danças na Quadra da Matriz
22 horas: Show: Tributo a Legião 
Domingo de Pentecostes
6 horas - Alvorada festiva
8h30min: Canoa caiçara e luta canadense na Ponte do Pontal
9 horas: Transladação do Resplendor do Divino Espírito Santo da residência dos organizadores da festa, acompanhados pelo imperador e seus vassalos, para a Igreja Matriz
10 horas - Santa Missa cantada
12 horas: Libertação do preso na antiga cadeia
13 horas: Imperador distribui doces para as crianças na casa dos festeiros
15 horas: Pau de Sebo no estacionamento da praça
17 horas: Santa Missa de Ação de Graças, com procissão e anúncio dos novos festeiros de 2013
22 horas: Show com o Grupo Só Pra Contrariar

Novena da Festa do Divino de Angra
A Festa do Divino de Angra dos Reis já começou com novena na igreja Matriz, onde será realizada a cerimônia da entregue das bandeiras. O Menino Imperador, que neste ano será Guilherme Gullo Fonseca, também estará presente com todo o seu séquito. A parte cultural da festa vai movimentar a cidade, de 25 a 27 de maio.
O Menino Imperador Guilherme Gullo está radiante. Ele chega de barco ao Cais Estação Santa Luzia, na manhã de sexta-feira próxima, dia 25. Ele foi escolhido dentre diversos garotos que fazem a catequese, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, através de sorteio.
As ruas do Centro vão ficar todas enfeitadas com bandeirinhas nas cores vermelho e branco, assim como as igrejas e as janelas dos prédios municipais e moradias do Centro, com as bandeiras e os símbolos do Divino.
A história da festa sempre é contada através de uma exposição, que neste ano é denominada “O Pombo e o Divino”, e enfeita o salão da Casa Larangeira. A Festa do Divino de Angra, a cada ano que passa, está contando com mais apoio das comunidades religiosas dos bairros do Centro. Neste ano estarão ajudando a confeccionar as lembrancinhas do festejo, dentre diversas outras tarefas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário