Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mestre Lourenço: 48 anos dedicado ao Bumba Meu Boi do Piauí


Lourenço de Sousa Brito ou simplesmente Mestre Lourenço, 63 anos, natural da cidade de Monsenhor Gil, radicado na zona Norte de Teresina, celeiro de grandes mestres do folclore piauiense. Ele, Pedro Barros (Boi Estrela Dalva) e Mestre Maleiro (Boi Riso da Mocidade) são os remanescentes mais antigos do Mestre Passarinho, sendo que este último atravessou o Parnaíba, indo morar no Maranhão.


Divulgação
 Bumba
Mestre Lourenço entre familiares e o Boi Beija Flor da Floresta
Lourenço nos conta emocionado um dos momentos mais marcantes do bumba meu boi,que segundo ele foi a maior briga do folclore do Estado do Piauí: – Por volta das quatro horas da madrugada estávamos descendo rumo ao Poty quando na “Curva do Tucum” nos encontramos com o Boi Terror do Nordeste que estava subindo, ai o meu tio puxou a toada: “Te arreda te arreda Deus contrário que eu já vou Te arreda te arreda Deus contrário que eu já vou ,Se tu não arredar do caminho Eu te piso eu te rasgo…”.

Mestre Lourenço começou a brincar o boi por volta dos quinze anos de idade, tendo como maior referencia o Mestre Passarinho e hoje 48 anos depois ainda luta para manter viva a memória de seu tio e a tradição desse tipo de manifestação que é a maior expressão do folclore e da cultura piauiense.

Atualmente Lourenço reside em uma área pertencente a antiga Refesa,no Assentamento São Joaquim, Zona Rural/Sudeste da capital piauiense,onde realiza os ensaios de seu grupo e repassa tudo o que aprendeu para as novas gerações. 

Ele gostaria que o folclore fosse mais respeitado e que o bumba meu boi fosse reconhecido durante o ano todo e reclama: -Passou esse período,pronto! Todos esquecem que existe grupos de boi no Piauí, agora só no próximo ano. Mestre Lourenço também lamenta a falta de incentivo e investimento no folclore e diz que os grupos de fora são mais valorizados que os locais.

Ele também diz não entender porque os governos não incentivam o intercâmbio, levando os grupos locais para ultrapassarem as barreiras do Piauí.Apesar de todas as dificuldades ele se orgulha do que faz e confessa que só consegue colocar o boi na rua devido à ajuda de amigos e simpatizantes.

Neste ano ele está estreando o Boi Beija Flor da Floresta, como forma de manter viva a história de seu tio, rememoriando o Boi Beija Flor do Matadouro, que hoje se encontra guardado em um museu do Estado da Bahia.

Questionado sobre as dificuldades de manter viva a tradição ele nos respondeu: "Nem todos trazem o dom de tocar o folclore, por isso ensino quem deseja aprender".

Mestre Lourenço finalizou a nossa conversa dizendo que se sente orgulhoso por tudo que já fez pelo bumba meu boi no Piauí e completa: – Mesmo que eu morra amanhã, já terei formado os meus sucessores, como o meu neto que tem 16 anos de idade e que começou a brincar o boi no primeiro ano de vida.

PROGRAMAÇÃO DO BOI BEIJA FLOR DA FLORESTA

Dia 23: Arraiá da Ami-Associação de Moradores do Itararé, final da Praça dos Correios,Dirceu II.
Dia 26: Praça do Renascença I
Dia 29: Encontro de Folguedos do Piauí,próximo ao Estádio Albertão.

CONTRIBUA PARA MANTER VIVA A TRADIÇÃO

Faça doações materiais e financeiras ao grupo do Mestre Lourenço, ligue (86) 94731894 e fale diretamente com ele.


Marceone Rodrigues, colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário