Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Casa Sesc abre as portas para a exposição ‘Raízes de Paraty’



Gabriel Borges
História e arte: Paraty está sediando mais uma edição do Paraty EcoFashion
História e arte: Paraty está sediando mais uma edição do Paraty EcoFashion

Um dos pontos altos da segunda edição do Paraty EcoFashion, evento que começou ontem, dia 14, e termina amanhã, dia 16, e une moda e sustentabilidade, é a mostra "Raízes de Paraty", que pode ser vista na Casa Sesc, localizada em um endereço privilegiado na cidade histórica - de frente para o mar e para a Igreja de Santa Rita, um dos cartões de visita de Paraty.

Integrada à paisagem e aos princípios básicos do evento nos quesitos tradição, cultura e sustentabilidade, a exposição "Raízes de Paraty" promete emocionar e sensibilizar os visitantes. Com curadoria e montagem a cargo de dois moradores ilustres da cidade, os artistas plásticos Lúcio Cruz e Patrícia Gibrail, a exposição mostra, entre outras preciosidades da cultura local, os resultados do trabalho artístico e artesanal desenvolvido ao longo do ano pelas equipes de capacitação do Paraty EcoFashion.

Nas palavras de Bernadete Passos, idealizadora do evento e diretora do Instituto Colibri, "a exposição apresenta os frutos das capacitações que envolveram as comunidades tradicionais de Paraty por meio de oficinas e vivências. "Raízes de Paraty" concretiza os objetivos de inclusão, com foco na valorização dos saberes e fazeres da cultura popular.

Nesse sentido, a mostra traduz os objetivos do próprio evento Paraty EcoFashion. E inaugura a importante parceria com a Casa Sesc", celebra Bernadete.
Para Marcos Henrique Rego, gerente da Casa Sesc em Paraty, sediar a mostra é mesmo motivo de celebração.

- Primeira e feliz parceria desde sua recente instalação na cidade, a Casa Sesc se orgulha de estar em sintonia com o projeto do Instituto Colibri ao abrir suas portas para essa exposição, especialmente pela coincidência de intenções. A relação com as comunidades tradicionais e o conceito do projeto ganharam o interesse do Sesc na realização dessa parceria. E a proposta antecipou nosso desejo com relação ao trabalho com as comunidades locais - diz.
O trabalho
Nascida com a missão de valorizar identidades e tradições, porém de forma aberta ao olhar contemporâneo e à troca de saberes com profissionais especialistas, "Raízes de Paraty" mostra os ricos bordados das mulheres da Praia do Sono, os trabalhos em sisal dos moradores da Trindade, os bichos em madeira talhados pelos índios Guarani, as colchas e toalhas em fuxico, as bonecas de pano e muitas outras maravilhas de uma produção representativa das origens de Paraty, trabalhadas por moradores locais, entre caiçaras, quilombolas e indígenas, sem perder de vista os valores relativos à autenticidade, beleza e qualidade de acabamento, capazes de oferecer a seus autores possibilidades reais de inserção no mercado e geração de renda.

Após o encerramento do Paraty EcoFashion amanhã, dia 16, a mostra "Raízes de Paraty" permanecerá aberta à visitação até o dia 23. Neste período, as escolas de toda a região de Paraty poderão agendar visitas monitoradas a cargo da artista plástica Marta Viana, pelo telefone (24) 3371-4105.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,63018,Casa-Sesc-abre-as-portas-para-a-exposicao-%E2%80%98Raizes-de-Paraty%E2%80%99.html#ixzz26xePahsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário