Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sábado, 29 de setembro de 2012

Filho de Jorge Amado afirma que o pai nunca rompeu com o partido


Em uma sessão especial na Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA) em homenagem aos 100 anos de Jorge Amado, nessa quinta-feira (27), o filho do escritor, João Jorge, usou do discurso para desfazer um boato acerca da saída do pai do Partido Comunista, em 1956. Segundo ele, Jorge não rompeu com o partido e a motivação para a saída foi outra.


“Não houve rompimento, como dizem. Meu pai nunca se desligou do Partido Comunista. Ele apenas se afastou das atividades de militante para se dedicar mais à sua literatura”, explicou João Jorge, que foi aplaudido após a declaração. O pronunciamento do filho aconteceu após o deputado Álvaro Gomes (PCdoB) levantar a questão.

“Apesar da sua saída do partido, Jorge Amado sempre manteve sua essência e sempre lutou por uma sociedade mais justa e humana”, declarou o parlamentar comunista. Além de Álvaro, o PCdoB também esteve representado pela deputada federal Alice Portugal e pelo candidato a vereador por Salvador, Everaldo Augusto, que também falaram sobre o Jorge Amado político.

João Jorge criticou também a divisão que fazem do trabalho do pai em “antes da política” e “depois da política”. De acordo com ele, o espírito comunista de Jorge está presente em todas as obras. “Os personagens dele sempre representaram as minorias, como as mulheres e as prostitutas, e os amantes da liberdade, então, não dá para separar”, defendeu. 

A sessão foi promovida por Álvaro Gomes e contou com a participação de familiares, autoridades, intelectuais, estudantes e artistas. Além do evento comemorativo, o deputado propôs também a concessão do título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira pós morte ao escritor.

De Salvador,
Erikson Walla

Nenhum comentário:

Postar um comentário