Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Primavera dos Livros reúne editoras independentes da AL


A Primavera dos Livros, considerada o maior evento de editoras independentes da América Latina, chega à sua 12ª edição, com a expectativa de superar a marca de 27 mil visitantes obtida no ano passado.


Desta quinta (27) até domingo (30), os jardins do Museu da República, no bairro do Catete, zona sul do Rio, vão abrigar a feira literária que apresenta a produção de mais de 100 editoras de pequeno e médio porte – e sem vínculos com os grandes grupos editoriais – de todo o país. No conjunto, elas são responsáveis por um acervo de 20 mil títulos em catálogo e 2,4 milhões de exemplares impressos por ano.

Organizada pela Liga Brasileira de Editores (Libre), a Primavera dos Livros tem como tema nesta edição Rio: Patrimônio e Plataforma Cultural do País. Para patrono do evento, foi escolhido o economista Carlos Lessa, um reconhecido bibliófilo e detentor de uma das maiores bibliotecas privadas do país.

“Foi uma escolha natural, que surgiu no bojo da discussão sobre a cidade como tema”, diz Cristina Warth, presidente da Libre e responsável pelo evento. “Lessa é profundamente envolvido com a conservação e a restauração de prédios históricos do centro do Rio”, destaca Cristina, que também lembra o apoio do economista, quando presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), às pequenas e médias editoras.

No sábado (29), às 19h, o homenageado participará da mesa-redonda Carlos Lessa: História de Amor aos Livros e ao Rio, juntamente com o historiador Nireu Cavalcanti e o arquiteto Paulo Casé. Várias mesas-redondas estão programadas, como as que vão reunir o historiador francês Roger Chartier e o poeta Afonso Romano de Sant'Anna em torno do tema Leitura: Patrimônio Pessoal, na sexta-feira (28) às 19h, e o escritor Ruy Castro e a antropóloga Mirian Goldenberg, debatendo no sábado (29), às 11h30, Duas Cariocas Notáveis: Carmen Miranda e Leila Diniz.

Os debates, as mesas-redondas e os encontros literários serão realizados no estande da Secretaria Municipal de Cultura, no auditório do Museu da República e na Tenda dos Professores, onde o antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares e os professores Adair Rocha e Eblin Farage discutirão no sábado, às 17h, o tema “O Rio das UPPs e o Rio da Arte como passaporte para a cidadania plena”. 

No dia seguinte, no mesmo local, às 16h, o Rio de Janeiro como plataforma da contemporaneidade brasileira será tema de um encontro que reunirá a professora e escritora Heloisa Buarque de Hollanda, a produtora cultural Maria Juçá, o radialista Luis Antonio Mello e os músicos Roberto Frejat, Guto Goffi e Márcia Bulcão.

Por ser sediada em local de fácil acesso (há uma estação do metrô próxima), a Primavera dos Livros atrai um grande número de universitários e professores de todos os bairros do Rio. Segundo Cristina Warth, o público do evento não está apenas interessado nos descontos de até 50% oferecidos pelas editoras. “São pessoas interessadas em determinado livro ou tema, nas novidades de uma das editoras. Muitos são de fato leitores de carteirinha”, observa.

A presença de turistas estrangeiros, em sua maior parte jovens, também foi constatada pela presidente da Libre na edição do ano passado. “O Catete é um bairro que possui muitos albergues da juventude e pequenos hotéis e o evento é um atrativo para quem está hospedado na região”, diz.

Outra novidade este ano é o Mundo Ovo, espaço dedicado aos pais de crianças de até 3 anos que abrigará atividades especiais e local para troca de fraldas e amamentação dos bebês. Recitais de poesia e shows também fazem parte do cardápio do evento.

Com entrada gratuita, a Primavera dos Livros pode ser visitada durante os quatro dias das 10h às 22h. O Museu da República fica na Rua do Catete, 153. 

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário