Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

BLOCOS DE EMBALO EM BARRA MANSA E VOLTA REDONDA


 

Arquivo
Nas ruas: Prefeituras darão apoio para os desfiles dos blocos
Nas ruas: Prefeituras darão apoio para os desfiles dos blocos

Roze Martins (Especial para o DIÁRIO DO VALE)
Barra Mansa e Volta Redonda

"Os blocos de rua, hoje, estão transformando o Carnaval de Volta Redonda". Foi assim que a presidente do "Poeirão do Conforto", Lecy Gomes Carvalho, se arriscou a definir o surgimento de novos foliões e o sucesso que os blocos de embalo vem alcançando nos últimos anos; à exemplo do que também acontece no Rio de Janeiro. Em Volta Redonda e Barra Mansa esse cenário não é diferente e, neste ano, diversos blocos vão desfilar, oferecendo à população, a liberdade de aproveitar a folia nas ruas.
E assim como ocorre na Capital, a festa por aqui também foi antecipada com alguns blocos que começaram a se apresentar neste final de semana, em Volta Redonda. Neste domingo, segundo a programação da Secretaria Municipal de Cultura, o desfile fica por conta dos blocos "Piranhas Unidas Caieira e Cailândia", do bairro Caieiras, que desfila pelas ruas do bairro a partir das 18h. Também se apresenta hoje, no bairro Água Limpa, o bloco "Piranha do Gongo", que sai pelas ruas da comunidade a partir das 17h.
- As pessoas gostam muito desse formato de Carnaval de rua. Livre, simples, descontraído e que não deveria acabar nunca. Hoje, podemos afirmar que os blocos de rua estão transformando o Carnaval de Volta Redonda. Começamos a colocar o ‘Poeirão' na rua com apenas 100 pessoas da comunidade e uma caixa de som em um carro.
No ano passado, segundo a Polícia Militar, arrastamos mais de 4 mil foliões não só do Conforto, como também de outros bairros e de outras cidades - ressaltou a presidente.
Neste ano o lema do bloco é Luta contra o Preconceito e
o desfile vai contar com cerca de 70 ritmistas e quatro alas descontraídas: "Rola Cansada", para o público da terceira idade, "Levanta Rola", que vai representar a juventude do bairro, "Piranha do Conforto", com os foliões caracterizados de mulher e "Poeirão da Manhã", composto pelas crianças.
- Estamos preparando uma festa muito organizada, com o apoio da Prefeitura, e esperamos contar com a presença de foliões de toda a região - enfatizou.
Sexta-feira e hoje (2), outros blocos também desfilaram em diferentes bairros da cidade como, por exemplo, Aterrado, São João, Santo Agostinho, Vila Santa Cecília e São Geraldo.
No carnaval
Na próxima sexta-feira, dia 8, quem promete agitar a cidade do aço é o bloco tradicional "Piranhas do Beco", do bairro Vila Santa Cecília, que neste Carnaval completa 26 anos. De acordo com o diretor social da agremiação, Darci Inácio Geraldo, nos últimos anos o bloco também vem ganhando mais adeptos e a previsão é que mais de 1,5 mil pessoas participem do desfile nesse ano, que terá como enredo: "O Petróleo é Nosso".
- O que observamos é que nos últimos anos, a presença de foliões em blocos de rua cresceu muito, o que se deve ao clima de confraternização familiar que proporcionam. É uma festa democrática em que podem participar pessoas de qualquer idade, inclusive idosos e crianças. Em Volta Redonda, a grandeza está sendo o Carnaval e os blocos de rua. Não tem dinheiro que pague a satisfação em ver alegria de quem acompanha nosso bloco - concluiu.

A Prefeitura de Volta Redonda dará todo apoio aos blocos de embalo que vão desfilar pelos bairros de Volta Redonda. Além do carro de som, serão disponibilizados banheiro químicos, fogos de artifício, confete, serpentina e água para os foliões. Os desfiles também serão acompanhados pela Guarda Municipal, Polícia Federal, Polícia Militar e pela Suser.

‘Bloco do Boi' completa 70 anos em Barra Mansa
E se o sucesso de foliões em blocos de embalo vem deixando seus representantes satisfeitos, em Barra Mansa, o presidente do tradicional "Bloco do Boi", o vereador Luís Antônio Cardoso (PMDB), tem motivos de sobra para comemorar. Nesse Carnaval, o bloco fundado no bairro Roberto Silveira completa 70 anos e ainda consegue se manter como xodó da comunidade e moradores da cidade.
- Fomos os percussores desse tipo de Carnaval, na cidade. Já vimos os desfiles das escolas e blocos oficiais deixarem de ser na rua, já vimos a onda do axé invadir o Carnaval do Rio, já vimos o Carnaval de clube fazer sucesso e acabar e o "Bloco do Boi" sempre se manteve firme e forte - disse.
Segundo ele, a média de público, por dia, é de duas mil pessoas, podendo a chegar a três mil na terça-feira, quando muitas pessoas já voltaram de viagem.
O "Bloco do Boi" desfila todos os dias de Carnaval, às 17h, e tem concentração em frente ao campo do Minas Esporte Clube. Antes de seguir para o Centro da cidade, faz um trajeto dentro da comunidade, onde os foliões vão se aproximando e seguindo a bateria, o carro de som e os bois feitos de madeira e pano que dão nome e caracterizam o bloco.
De volta às ruas
Aproveitando o bom momento do Carnaval de rua, o bloco "Tó que Tó" do bairro Cotiara, volta a alegrar os foliões da comunidade, após oito anos de ausência na folia de Barra Mansa. De acordo com o presidente, Jaime Márcio dos Santos, o Márcio "Tó que Tó", o bloco foi remontado neste ano por dois motivos: atender aos pedidos dos moradores e pelo fato dos desfiles terem voltado para a Avenida Joaquim Leite.
- Ficamos muito empolgados com o desfile na Avenida Joaquim Leite. Lugar de bloco é na avenida e temos certeza de que faremos uma festa tranquila, onde as famílias poderão se divertir. O bloco é democrático, desfila quem quiser, com a fantasia que quiser. Vamos descer a Cotiara todos os dias e os foliões de toda a cidade estão convidados - comentou o presidente.
O bloco "Vem que é Nós", do bairro Vila Orlandélia, é outro que não desfilava há dois anos. Mas neste Carnaval marcará presença na avenida. Segundo o presidente, Vicente Antônio de Brito, o retorno será inovador, com a participação de instrumentos de sopro (metal) junto à bateria.
- Vamos nos espelhar no ‘Cordão do Bola Preta', o maior bloco do Rio de Janeiro, e levaremos para a avenida um desfile nunca feito pelos blocos de embalo de Barra Mansa - destacou Vicente.
O "Vem que é Nós" desfila no sábado de Carnaval, dia 9, a partir das 19h. O local de partida será a Rua Melvin Jones, em frente à Escola Municipal Reginaldo Araújo. O bloco vai passar pelo bairro Ano Bom e encerrar o desfile na Avenida Joaquim Leite.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,68853,Blocos-de-embalo-vem-ganhando-forca-na-regiao.html#mais#ixzz2Jvvwx3j6

Nenhum comentário:

Postar um comentário