Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tutuca recebe Bibi Ferreira para homenagem em escola da Faetec

 


Divulgação
Tutuca ao lado de Bibi Ferreira durante evento que homenageou pai da artista
Presença: Tutuca ao lado de Bibi Ferreira durante evento que homenageou pai da artista
Rio
Uma das mais importantes e consagradas atrizes brasileiras foi recebida na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, pelo Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca. A escola que compõe a rede de ensino da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), preparou uma homenagem a seu pai, o ator Procópio Ferreira. Ao lado de sua irmã, a diretora e jornalista Lígia Ferreira, Bibi deu início à Semana Pedagógica 2013 da unidade, levando os alunos e ex-alunos a momentos de muita emoção.
Recebida com muitos aplausos, Bibi Ferreira demonstrou a todo tempo a satisfação de estar presente nesse momento da escola, que marca também o centenário de formatura da primeira turma de atores (1913/2013). Carinhosamente, ela retribuiu a recepção anunciando que irá doar todo o acervo de sua biblioteca teatral para a escola.
- Muito obrigada pela homenagem a meu pai. Fico muito comovida. É uma grande satisfação. Meu pai foi um homem singular, mas gostava de tudo no plural, ele ia gostar destes aplausos - disse a atriz.
Durante o encontro, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, e o presidente da Faetec, Celso Pansera, ressaltaram a qualidade do ensino da escola teatral, reafirmando o compromisso do Governo do Estado de trabalhar para melhorar a estrutura do prédio, que é tombado.
Procópio Ferreira ingressou em 1914 na Escola Dramática Municipal (atual ETET Martins Pena) e estreou como profissional em 1917. O artista, que faleceu em 1979, aos 81 anos, chegou a interpretar mais de 500 personagens e entrou para a história do teatro no Brasil. Outros atores consagrados como Joana Fomm, Claudia Jimenez e Jayme Periard também passaram pela escola.
Durante o encontro, Bibi Ferreira e Lígia responderam a perguntas dos alunos sobre Procópio. Com muito bom humor, elas contaram passagens divertidas de seu pai no teatro. A equipe da ETET Martins Pena, que tem na direção o bailarino do Theatro Municipal Roberto Lima, produziu um vídeo com alguns momentos do ator. Ao fim da solenidade, os convidados se deliciaram com os quitutes feitos pelos alunos da Escola de Hotelaria de Quintino, coordenada pelo chef João Marcelo Coelho.
A programação da Semana Pedagógica segue até a próxima sexta-feira, dia 1º de março, com encontros de personalidades do cenário artístico como a bailarina Ana Botafogo, a coreógrafa Angel Vianna, a crítica de Teatro Tânia Brandão e o consagrado ator e diretor Aderbal Freire Filho. O objetivo é integrar os alunos com palestras e oficinas. O bloco Filhos da Martins e o Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores também estão confirmados no evento, que acontece das 18h30 às 22h. A escola está localizada à rua 20 de abril, nº 14, Centro do Rio.
História da Martins Pena
A ETET Martins Pena foi fundada em 1908 e leva o nome de Luís Carlos MartinsPena, grande teatrólogo e um dos precursores da comédia de costume no país. Fundada sem um espaço determinado para abrigá-la, ocupou uma sala emprestada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Instituto de Educação, na Avenida Venezuela e no Teatro João Caetano.
O endereço definitivo só veio em 1950 quando, a partir de 18 de dezembro, a escola passou a funcionar na rua Vinte de Abril, nº 14, em um prédio neoclássico de 1835, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na década de 1930. O objetivo da escola era dar uma revolucionária base teórica e prática aos futuros atores. Em 2006, a ETET Martins Pena foi incorporada à Rede Faetec.
Última atualização em 26/02/2013, às 20h19


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,69872,Tutuca-recebe-Bibi-Ferreira-para-homenagem-em-escola-da-Faetec.html#ixzz2M6rquXlW

Nenhum comentário:

Postar um comentário