Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Encontro de Ceramistas começa amanhã em Paraty

 

 

Divulgação
Sétima edição: Encontro reúne obras dos melhores ceramistas do mundo
Sétima edição: Encontro reúne obras dos melhores ceramistas do mundo


Cristiane Mendes
cristiane.mendes@diariodovale.com.br

Reunir os melhores artistas de cerâmica do mundo em um único encontro. É dessa forma, que o Encontro de Ceramistas chega a sua sétima edição. O evento, que é tradicional na cidade histórica de Paraty, começa oficialmente amanhã, dia 28, e segue até domingo, dia 31, com diversas atrações.

De acordo com o organizador do evento, Dalcir Ramiro, o Encontro de Ceramistas em Paraty é um evento que promove as obras e técnicas dos artistas da região, do Brasil e de outros países.

- O principal objetivo do encontro é reunir na cidade os melhores artesãos do mundo. Durante o evento temos a oportunidade de participar de workshops, palestras e exposições relacionadas ao tema - conta, acrescentando que os trabalhos dos ceramistas ficam expostos em vários pontos da cidade.

- Os trabalhos ficam expostos em vários pontos de Paraty, sendo uma excelente oportunidade para a divulgação e valorização do artesanato - adianta.

Até domingo, a população irá conhecer os trabalhos dos 20 ceramistas mais importantes do Brasil, além da participação de dois convidados internacionais.

- O encontro é importante porque dá a oportunidade da pessoa conhecer o trabalho de várias pessoas do mundo. Este ano contamos com 20 ceramistas brasileiros e dois de renome internacional: Sérgio Amaral, de Portugal, e Mario Donadio, da Itália - fala, acrescentando que todo ano o evento traz um convidado especial para participar do encontro.

- Nesta edição contaremos com a presença do ceramista de origem japonesa Magumi Yuasa. Ele é considerado o ceramista mais importante do país quando falamos de cerâmica contemporânea. Ele irá abrir o evento amanhã, às 20h, com uma conferência na Casa de Cultura de Paraty - diz.

O organizador comenta que vários pontos da cidade histórica são dedicados ao encontro. As exposições serão realizadas na Casa de Cultura de Paraty e em outros locais da cidade. A feira de cerâmica, palestras e os cursos durante o encontro, serão na Tenda do Largo de Santa Rita.

- A democratização do conhecimento é fator fundamental durante os dias em que Paraty recebe ceramistas e artistas renomados. Um de nossos objetivos é o intercambio de informações presentes a diferentes realidades trazidas pelos participantes - ressalta.
Obra pública
Todos os anos o encontro promove a construção de uma obra pública que será doada ao município. Este ano a obra foi idealizada por Sergio Amaral e será elaborada juntamente com os ceramistas de Paraty durante o evento.

- A obra terá o formato de um peixe e terá três metros e meio de altura por um metro e meio de largura. Ela é construída durante o encontro com os ceramistas da cidade e ficará exposta em frente à Tenda do Largo de Santa Rita - explica.
Exposições
De acordo com o organizador do evento, a Casa de Cultura de Paraty receberá três exposições que ficarão abertas para visitas até o dia 22 de abril. A população poderá conferir os trabalhos dos convidados brasileiros, dos ceramistas de Paraty e também do convidado especial Magumi Yuasa.
Além dessas, outras exposições paralelas acontecem em outros pontos da cidade. A Galeria Belvedere recebe até o dia 30 de abril a exposição Rastos e Restos, de Carlos Gomes, e o espaço Traço Atelier expõe até o dia 13 de abril a mostra da ceramista Patrícia Sada.

Confira a programação
*Amanhã, dia 28
Local: Casa da Cultura de Paraty
20h - Abertura oficial, Conferência Megumi Yuasa e inauguração das exposições dos convidados e dos ceramistas de Paraty
*Sexta-feira, dia 29
Local: Tenda no Largo Santa Rita
9h às 10h - Demonstração de torno com Marcelo Tokai
9h às 12h - Curso de Paleteado - Máyy Koffler
10h às 12h - Curso de CABEÇAS, para crianças, com Luciano Almeida
15h às 18h - Curso de Paleteado - Máyy Koffler
16h às 17h - Performance com Benedikt Wiertz
18h às 19h - Palestra com Kimi Nii: Design na cerâmica contemporânea
19h30 - Queima de RAKU
*Sábado, dia 30
Local: Tenda no Largo Santa Rita
9h às 10h - Curso de Modelagem para adultos com Mario Donadio
11h às 12h - Performance com o artista plástico Cesare Pergola
14h às 16h - Montagem do forno de papel com Celia Cymbalista
15h às 17h - Curso de Modelagem Infanto Juvenil com Eliana Mota
20h30 - Final da queima em forno de papel
*Domingo, dia 31
Local: Tenda no Largo Santa Rita
9h às 12h - Curso de queima Positivo/Negativo com Máyy Koffler
14h às 17h - Queima de Raku com os ceramistas de Paraty
**Cursos
*Sábado, dia 29
Local: Atelier do Dalcir na Rua Santa Rita, nº6
10h às 13h e 15h às 18h
Escultura com Israel Kislansky - Vagas limitadas
*Domingo, dia 30
Local: Atelier do Dalcir na Rua Santa Rita, nº6
10h às 13h e 15h às 18h
Método prático de formulação de esmaltes com Tito Tortori - Vagas limitadas
**Exposições
De 28 de março a 22 de abril
Local: Casa de Cultura de Paraty
- Exposição do Convidado Especial Magumi Yuasa
- Exposição dos Ceramistas Convidados
- Exposição dos Ceramistas de Paraty
*Paralelas
De 29 de março a 14 de abril
Exposição Rastos e Restos de Carlos Gomes
Local: Galeria Belvedere
De 27 de março a 13 de abril
Exposição Cabeças de Patrícia Sada
Local: Traço Atelier
**Feira de Cerâmica
De 28 a 31 de março
Local: Tenda no Largo de Santa Rita
10 às 21h


Serviço
A programação oficial da sétima edição do Encontro de Ceramistas em Paraty começa amanhã, dia 28, e segue até domingo, dia 31. Exposições paralelas ao evento seguem até abril em diversos pontos do município. Inscrições para os cursos e informações pelo e-mail [encontroceramistasparaty@gmail.com] ou pelo telefone (24) 3371-1241.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,71227,Encontro-de-Ceramistas-comeca-amanha-em-Paraty.html#ixzz2OkQSbGLB

Nenhum comentário:

Postar um comentário