Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Esporte será tratado como investimento em Barra Mansa

 
Última atualização em 16/03/2013, às 17h38
Yuri Bandeira
‘Receber o CIE é o nosso grande compromisso de campanha’
Chris: ‘Receber o CIE é o nosso grande compromisso de campanha’

Barra Mansa
A demora em assumir a Secretaria de Esporte e Lazer de Barra Mansa, parece não ter impedido o novo secretário, Christiano Alves Vieira, o Chris, de estar por dentro dos primeiros passos da nova gestão. E desde o dia 1º de março, quando efetivamente assumiu a pasta, o secretário já começou a colocar em prática o principal compromisso de campanha: o Centro de Iniciação Esportiva (CIE).
Segundo ele, logo após sua eleição para vereador na cidade, pelo PCdoB, já tinha conhecimento de que seria indicado para assumir a Secretária de Esporte e Lazer. E a demora em se licenciar dos afazeres da Câmara Municipal, foi por opção própria.
- Este seria meu primeiro mandato como vereador, por isso preferi permanecer um tempo. Eu tinha intenção de fazer indicações de algumas obras, além do projeto e o planejamento de leis. E também quis participar de algumas reuniões, ficar por dentro da Câmara. No início de março foi que eu consegui terminar essas prioridades que eu tinha - comentou.
Durante o tempo em que continuou como vereador, o Coordenador de Esportes da cidade, Diego Salles foi quem assumiu interinamente a secretaria. Ainda assim, Chris revelou que teve o cuidado de participar de tudo o que era discutido dentro da pasta e esteve "por dentro" do andamento dos novos projetos.
- Nesses dois primeiros meses de nova gestão, acompanhei que recuperamos quatro emendas parlamentares, que já estão contratadas na Caixa. São emendas dos deputados federais Fernando Jordão (PMDB), Deley (PSC) e Eduardo Cunha (PMDB), que vão para a construção de dois campos com grama sintética, a cobertura de uma quadra poliesportiva e o aquecimento das piscinas e cobertura da quadra, no próprio Centro de Lazer - completou.
No tempo em que Diego Salles trabalhou no lugar de secretário, segundo Chris, foi bom para que a pasta revisse as antigas parcerias e as atividades da última gestão. Além disso, foi feito ainda o levantamento dos professores para o início das atividades, em março.
Compromisso de campanha
De acordo com o secretário, a principal motivação para assumir a pasta foi em razão da paixão por esportes. E o maior desafio é firmar uma boa parceria com o Ministério dos Esportes, na pessoa do ministro Aldo Rebelo.
- Sempre estive envolvido com esporte e sempre defendi os investimentos na área. Agora como secretário, vamos procurar ter uma boa relação com o ministro, que é do nosso partido. É a oportunidade de Barra Mansa se desenvolver ainda mais na área dos esportes. Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que acontecerão no Brasil, vão ter muitos investimentos na área e nosso relacionamento com o ministério, vai trazer muita coisa boa para a cidade - comentou.
Chris aponta como uma demonstração dos avanços na área de esportes, a inclusão no cadastro do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), do Ministério dos Esportes. Este, que é atualmente um dos maiores projeto na área, vai proporcionar a construção de um complexo esportivo de 7 mil metros quadrados. Nessa indicação para o cadastro, foram contempladas a princípio 300 cidades.
- Ainda está na fase de cadastramento, a partir disso, podemos buscar esse recurso, que trará um complexo esportivo com ginásio, pista de atletismo entre outros. Esse é o nosso grande compromisso de campanha - explicou.
A princípio, a ideia é instalar o complexo no Parque da Cidade, que seria a área mais apropriada. Segundo Chris, podem ser trabalhadas no local, inúmeras práticas esportivas. Mas cada cidade que receber o complexo deve trabalhar especificamente duas modalidades olímpicas e uma paralímpica. O que ajuda à cidade a conquistar o projeto é ter a área para a construção e ter, por exemplo, universidade que ofereça os cursos de nutrição, fisioterapia e educação física.
- Este é um projeto de alto rendimento, que pode abranger várias áreas. Para a modalidade que a cidade escolher, é ideal ter referências esportivas. Aqui, por exemplo, pensamos no Vanderson Silva, que é atleta paraolímpico e competiu em Londres, inclusive. E na ginástica em razão do Bruno Martini. Ainda não fizemos contato, mas imaginamos que seria interessante - completou.
Investimentos
Antes dos novos investimentos, Chris explica que é preciso de imediato, recuperar as praças e os equipamentos esportivos da cidade, que estão muito danificados.
- Encontramos praticamente 80% das quadras danificadas. Além disso, queremos buscar recursos, depois que fizermos um levantamento do que é necessário para manutenção e buscar recursos através do Governo Federal - disse.
Segundo Chris, a grande vantagem do prefeito Jonas Marins (PCdoB) é que, tanto ele, como toda a equipe da Secretaria de Esportes, enxerga esportes como um investimento e não como despesa. A intenção é levar atividades esportivas para toda a população da cidade, principalmente as áreas mais carentes.
- Não acho que esporte estava sendo deixado de lado, mas ainda era muito pouco do que pode ser feito em Barra Mansa. Tem muitas pessoas que praticam esportes diferentes que ainda não foram contemplados com aulas ou investimentos. Tem muito atleta de alto rendimento sem apoio ainda. Temos muito que melhorar ainda - finalizou.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,70724,Esporte-sera-tratado-como-investimento-em-Barra-Mansa.html#ixzz2NuRB0aOi

Nenhum comentário:

Postar um comentário