Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Teatro de palhaços e brincantes


Rosa Minine   

Tendo como principal característica a mistura da arte circense com os folguedos populares, o grupo cearense de teatro de rua Garajal trabalha a arte do palhaço misturada aos brincantes da cultura do povo. Com oito anos de existência, além de levar teatro brincante para as ruas, o grupo criou também o Instituto de Artes e Cultura Popular, um núcleo de formação destinado a criar novos brincantes para que essa arte não desapareça

Com apresentações que misturam circos e folguedos, o grupo consegue entreter e interagir


— O grupo foi fundado aqui mesmo em Maracanaú, cidade vizinha de Fortaleza. A maioria dos fundadores é oriunda do meio popular daqui da cidade. Todos nós estudamos em escola pública e já tínhamos como certo ser operários das fábricas que têm aqui, coisa comum entre os moradores desta cidade industrial, mas sentimos a necessidade de nos juntar para fazer cultura e mostrar que também podemos viver disso – explica Mario Jorge Maninho, coordenador e diretor do grupo.
— Nosso trabalho é uma mistura do reisado, do pau de fita, das quadrilhas juninas e outras manifestações, usando a figura do palhaço. A ideia é buscar, junto à comunidade, o resgate da cultura popular do Ceará para manter viva essa chama na criançada – continua. 
Em "cearês", garajal é o nome que se dá ao lugar de guardar "bregueços", coisas velhas. Também é aquele gradeado de levar galinhas e aquelas grades de proteção das árvores nas avenidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário