BARRA MANSA
Uma reunião entre secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins e o Secretário deEsportes, Lazer e Juventude da cidade, Chris Vieira, realizado na última segunda-feira, reavivou a esperança dos representantes municipais de dar continuidade a um projeto parado desde outubro do ano passado: as obras do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Barra Mansa.
A construção, que chegou a ser considerada pela população uma obra eleitoreira da gestão anterior, tinha o prazo de conclusão de quatro meses a partir do início das obras. A pedra fundamental foi lançada no final do mês de setembro, em solenidade que contou com a presença do vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, mas o local selecionado, no bairro Barbará, permaneceu por meses cercado por tapumes sem qualquer indício de início dos trabalhos.
“Jonas Marins e o secretário Chris, desde que assumiram seus mandatos em janeiro, vêm pleiteando a retomada das obras do CVT de Barra Mansa”, salientou Gustavo Tutuca, durante o encontro.
O secretário anunciou que as obras serão retomadas já no próximo mês com previsão de inauguração em seis meses.
O CVT de Barra Mansa será o mais moderno da região Sul Fluminense e estará entre os maiores do estado. A unidade atenderá o setor metalmecânico e vai oferecer 17 cursos, atendendo cerca de 2.300 alunos por ano.
O investimento é da ordem de R$ 5.597.208,37 e o espaço destinado ao Centro ocupa uma área de 2.900 metros quadrados, sendo 1.846,18 de área construída. A tecnologia que será utilizada será a de modulados, contando com 501,66 metros quadrados de área de laboratórios. Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do prédio, o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Elder Lugon, explicou que a estrutura do CVT será a mesma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). “A construção é em estrutura modulada como a da UPA, justamente para dar essa reposta rápida para a população. Em fevereiro de 2013, as pessoas já podem estar estudando”, disse. O novo prazo para execução da obra é de 6 meses.
Em documento enviado à imprensa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro identifica o setor metalmecânico do Médio Paraíba como um dos principais polos de dinamismo da economia Fluminense. Inserida nessa tipologia, Barra Mansa, Volta Redonda e outros municípios da região são estratégicos na acolhida de investimentos produtivos,tecnológicos e de capital humano, fortalecendo esse segmento industrial epromovendo os benefícios socialmente inerentes ao crescimento.
O ofício afirma ainda que é justamente pensando na formação desse capital humano que a Faetec, através do CVT, pretende atuar em Barra Mansa e seu entorno, formando mão de obra em nível técnico-profissional devidamente qualificada em áreas como fundição, usinagem e solda.
Cursos de qualificação profissional
O CVT de Barra Mansa oferecerá os seguintes cursos de qualificação profissional: Informática I; Montagem e Manutenção de Computadores; Auxiliar em Administração de Redes; Caldeireiro Nível I e II; Soldador Oxiacetilênico; Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador MIG/MAG; Soldador TIGem Aço; Instalador de Tubulações Industriais; Operador de Fresadora CNC;Operador de Torno CNC; Eletricista Instalador Predial e Operador de Teleatendimento.
Para quem já possui o ensino médio a unidade disponibilizará o curso Técnico em Fabricação Mecânica.
O segmento de Idiomas também será contemplado, com cursos instrumentais de Inglês e Espanhol.
Faculdade Pública
O prefeito Jonas Marins também solicitou a instalação de uma unidade de ensino superior gratuito na cidade. “Atendendo ao pedido do prefeito, já orientei que nossa equipe técnica inicie o projeto de viabilidade para implantação de cursos de ensino superior em Barra Mansa”, afirmou secretário Gustavo Tutuca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário