Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Orquestra Sinfônica de Heliópolis



A Orquestra Sinfônica de Heliópolis abre vagas para músicos dos instrumentos VIOLINOS, VIOLONCELOS, CONTRABAIXO, CLARINETE (CHEFE DE NAIPE) e TROMBONE BAIXO. As inscrições são gratuitas e acontecem entre 11/04/2013 a 24/04/2013. Os selecionados receberão uma bolsa auxílio inicial de R$ 1400, podendo chegar até R$ 3000. A Orquestra é parte do projeto de inclusão sociocultural por meio da música realizado pelo Instituto Baccarelli com o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 

Instituto Baccarelli: Música para crianças e jovens carentes
O Instituto Baccarelli é uma associação civil sem fins lucrativos, que atende cerca de 1200 crianças e jovens em programas socioculturais. Com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet, o Instituto consegue oferecer formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música.

Com sede em Heliópolis – que já foi considerada a maior favela de São Paulo, o Instituto oferece para os moradores da comunidade uma estrutura de ponta e professores altamente qualificados. Lá, eles têm aulas em grupo e individuais, de teoria e técnica, além de prática de conjunto em orquestras, corais e grupos de câmara, podendo ir da musicalização à especialização em um instrumento ou em canto.

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Baccarelli, Edmilson Venturelli, explica que há duas etapas no projeto. A primeira é voltada para crianças a partir de quatro anos, com turmas de musicalização, que objetiva desenvolver conceitos musicais. A partir de seis anos, as crianças começam a participar de corais. Num segundo momento está o contato com os instrumentos de acordo com as habilidades apresentadas pelos jovens e a formação de orquestras.
Há a orquestra infantil, a juvenil e a Sinfônica Heliópolis. O maestro Isaac Karabtchevsky é o diretor artístico e o maestro titular da Sinfônica Heliópolis, que reúne não só jovens da comunidade, mas de todo o país.

São crianças e jovens de 4 a 28 anos, com os quais se trabalha a profissionalização. Muitos deles se mantêm na comunidade como replicadores de informação, dando aulas e auxiliando no trabalho de formação.

Venturelli destaca a importância da Lei Rouanet para o projeto. "O apoio do MinC é fundamental e estruturante para a nossa sustentabilidade. Nós trabalhamos com o resgate de cidadania das crianças da comunidade. Quando se faz música em grupo, se prepara as crianças para a relação com a sociedade. Exige-se disciplina, criatividade e trabalho em grupo. Voltamos a produção artística para a articulação deles como indivíduos, mas com um resultado comum, em grupo", afirma.

História do Instituto

Em 1996 o maestro Silvio Baccarelli assistiu pela TV a um incêndio na comunidade de Heliópolis. Comovido com a luta das famílias para recuperar suas casas e pertences, o maestro dirigiu-se a uma escola pública da região e sugeriu iniciar o ensino de instrumentos de orquestra para crianças e adolescentes. Alguns meses depois, 36 garotos iniciavam o estudo de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. O espaço escolhido foi o Auditório Baccarelli, de propriedade particular do maestro e localizado na Vila Mariana.

Toda a estrutura fornecida aos alunos era paga inicialmente com recursos próprios de Silvio. A partir de 1998, profissionais ligados a ele e sua empresa aderiram ao mesmo ideal e trabalharam para inscrever o projeto na Lei Rouanet. A entidade escolhida como mantenedora foi a Sociedade de Concertos de São Paulo, criada com o objetivo de incentivar a difusão da música erudita. A partir de então foi possível buscar patrocinadores no setor privado e ampliar as atividades.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site do Instituto Baccarelli
Para ver fotos do Projeto, clique aqui 
(Texto: Rosiene Assunção / Ascom MinC
Fotos: divulgação Instituto Baccarelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário