“Museus (memória + criatividade) = Mudança Social”. Com este tema, a 11º edição da Semana Nacional dos Museus foi iniciada, na última segunda-feira, dia 13. A novidade do catálogo, produzido pelo Ibram (Instituto Nacional de Museus), é a inserção de Barra Mansa no circuito, através do MICInense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense).
O MICInense, que funciona no Ciep 54 Municipalizado, no bairro Vila Maria, foi inaugurado no início do mês de maio, resultado de um convênio entre a Prefeitura de Barra Mansa e UFRJ – Campus Macaé. O espaço oferece divulgação científica, formação continuada de professores e o estudo geral de ciências para estudantes das redes pública e privada de ensino, por meio de objetos que demonstram de forma interativa os feitos de projetos científicos.
Para o coordenador do museu e idealizador do projeto, professor Luciano Gustavo Oliveira, o MICInense representa um sonho coletivo. “Esse é o primeiro fruto de uma semente que plantamos anos atrás. Já realizamos visitas para testar nossa metodologia e os resultados se mostraram sempre positivos. Nosso objetivo com este projeto é expandir e aprimorar, cada vez mais, a educação em Barra Mansa”, ambicionou.
O prefeito Jonas Marins festejou a novidade. “Já estava feliz com a implantação do MICInense em nossa cidade e agora fico ainda mais devido ao reconhecimento que Barra Mansa recebeu após a inauguração deste espaço”, disse ele, que ainda anunciou a possibilidade de a prefeitura, através da secretaria municipal de Educação, realizar a 1ª Feira de Ciências do Médio Paraíba. “Estou empolgado e vejo muitos desdobramentos nessa área em nossa cidade”, concluiu.
Semana Nacional dos Museus – Entre os dias 13 e 19 de maio, o Ibram promove os museus instalados no Brasil, com o objetivo de divulgar e promover o gosto pela visitação a estes espaços em todo o país. Esta edição é também uma celebração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário