Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sábado, 22 de junho de 2013

Mobilização que toma as ruas do país remete à atividade artística


As manifestações são o assunto do momento no Brasil. Os movimentos fazem parte da história do país há tempos, entretanto, há algumas semanas eclodiram em passeatas massivas. As manifestações começaram em São Paulo com a bandeira da redução da tarifa do transporte coletivo e d isseminaram-se pelas redes sociais ocupando às ruas no resto do país.


   Essas obras registraram momentos similares no passado.
Os olhares de artistas para mobilizações políticas, apesar de estarem direcionados, agora, para cá, não são novidade. Ao longo dos anos, por meio de discos, filmes, como Uma história de amor e fúria (Luiz Bolognesi), ou livros, a luta por direitos civis e conquistas sociais marcou — e continua a marcar — presença nas mais distintas formas de arte.

Este movimento tem apoio declarado da comunidade artística e até mesmo de estrelas internacionais, como a cantora Cat Power e Tom Morello, guitarrista da banda Rage Against The Machine.

O Correio Braziliense relembra algumas das expressões artísticas que versam sobre os protestos populares. Confira, nesta página, exemplos de obras que argumentam, pensam e interpretam o tema, e formam um verdadeiro manifesto.


Rebeldia artística
A arte acima é obra do inglês Banksy, célebre artista conhecido pelas imagens em grafite estampadas nos muros públicos de cidades como Bristol e Londres, na Inglaterra; e Jerusalém, em Israel. As intervenções transparecem uma nítida oposição aos conceitos de autoridade e poder, e primam pela criativa forma de protesto.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário