Mostra de cinema do Mundo Árabe começa hoje em São Paulo
Começa nesta quinta-feira (15) a 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema organizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em São Paulo. Serão exibidos 23 filmes de países como Líbano, Marrocos, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Iraque, entre outros, que mostram a nova produção cinematográfica árabe. Na abertura estará o indicado ao Oscar “Cinco Câmeras Quebradas”, do diretor palestino Emad Burnat.
Cinco Câmeras Quebradas
O filho do diretor palestino Emad Burnat está presente no seu filme "Cinco Câmeras Quebradas", e olha para o muro segregador e a colônia construída por Israel na Cisjordânia.
O documentário de Burnat, indicado ao Oscar em 2012, registra as manifestações de moradores de um vilarejo palestino contra a ocupação israelense. É um dos destaques da mostra de cinema árabe deste ano.Burnat registrou, em "Cinco Câmeras Quebradas", as manifestações dos moradores da vila de Bil’in, na Cisjordânia, contra a construção de uma cerca e, depois, de um muro separando-os de um assentamento israelense.
Leia também:
Mostra de cinema Mundo Árabe ocorre em São Paulo e no Rio
E o Oscar não vai para "5 Câmeras", ainda acusado de incitação
Palestina ocupada: pesquisa indica perfil de votantes ao Oscar
Mostra de cinema Mundo Árabe ocorre em São Paulo e no Rio
E o Oscar não vai para "5 Câmeras", ainda acusado de incitação
Palestina ocupada: pesquisa indica perfil de votantes ao Oscar
Durante seus anos de luta, o cineasta testemunhou e filmou a morte de amigos e perdeu cinco filmadoras; daí o título do documentário, cuja direção inclui o israelense Guy Davidi.
A mostra de cinema, organizada pelo ICArabe, apresenta produções que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes, além de filmes brasileiros e de outros países latino-americanos com temática relacionada à cultura árabe.
De acordo com a página do evento no Facebook, com curadoria de Soraya Smaili e Geraldo Adriano Godoy de Campos, Diretor Cultural do Instituto, a 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema está dividida em duas sessões especiais:
“Sessão Mundo Árabe”, com a colaboração de parceiros como a Casa Árabe da Espanha e diversos festivais de cinema árabe. Esta seleção traz produções de grande repercussão nos festivais nos últimos dois anos, além de filmes clássicos e inéditos no Brasil. Emad Bornat, e Hanan Abdalla, diretora do filme egípcio “À Sombra de Um Homem”, virão ao Brasil para a Mostra.
“Sessão Diálogos Árabe-Latinos”- produções brasileiras e latino-americanas com temática relacionada à imigração árabe, aos países árabes e sua relação com o Brasil e outros países latinos, possibilitando a identificação de paralelos entre a cultura árabe e a sociedade brasileira e latina, por meio do entendimento das influências trazidas pelos imigrantes árabes. Esta é uma parceria com o CineFertil e com o Latin Arab International Film Festival (LAIFF - Buenos Aires). Edgardo Bechara, produtor do LAIFF, será o convidado especial.
Para mais informações sobre o evento, visite a página aqui, e a entrevista com Burnat aqui.
Com agências,
Da redação do Vermelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário