Os romances "Levantado do chão" e "Memorial do convento", do autor português José Saramago, serão lançados nesta terça-feira (13), no Brasil, para concluir a publicação brasileira da obra completa do vencedor do Nobel da Literatura de 1998. Saramago morreu em 2010, com 87 anos, na Espanha, onde viveu por décadas.
Nuno Ferreira Santos
De acordo com a Fundação José Saramago, o lançamento dos dois livros acontecerá em São Paulo, no Brasil, numa sessão que contará com a presidente da fundação, Pilar del Río (viúva do autor), com o escritor moçambicano Mia Couto, vencedor do Prêmio Camões 2013, e com a autora brasileira Andréa del Fuego, vencedora do Prêmio José Saramago em 2011.
O escritor português e vencedor do Nobel de Literatura, José Saramago, falecido em 2010, aos 87 anos.
O romance Levantado do chão foi publicado em Portugal em 1980 e a história desenrola-se na região do Alentejo, entre 1900 e 1975, considerada um registro político sobre a luta pela sobrevivência.
Memorial do convento, publicado dois anos depois, recua ao tempo do reinado de D. João V, durante a construção do convento de Mafra, que fica a 25 quilômetros da capital portuguesa, Lisboa, e é constituído de um palácio e um mosteiro monumental, em estilo barroco.
Os dois títulos têm o selo da Companhia das Letras, cumprindo assim o sonho do escritor de ver reunida toda a obra na mesma chancela, que tem publicado a obra de Saramago há mais de dez anos.
Com informações do Público
Nenhum comentário:
Postar um comentário