Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Vivendo forró e Luiz Gonzaga

Rosa MinineSobrinho de Luiz Gonzaga e nomeado por ele como seu sucessor cultural, Joquinha Gonzaga mantém a tradição da família em Exu, Pernambuco. Filho de Dona Muniz, uma das quatro irmãs de Gonzaga, Joquinha conviveu desde a infância com Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, entre outros artistas que frequentavam o Sítio dos Gonzagas, onde nasceu e foi criado.
http://www.anovademocracia.com.br/115/13a.jpg
— Sou forrozeiro, sanfoneiro, cantor e compositor por causa do meu tio Gonzaga, que me ensinou, lançou e incentivou. Até os 14 anos de idade não tinha intenção de ser músico, e foi nessa idade que ele me deu uma sanfona de 8 baixos, também chamada de 'pé de bode' —recorda Joquinha.
— Aprendi a tocar em um ano e ele percebendo uma habilidade em mim para o negócio, me falou: 'Olha, eu vou te dar um acordeon, porque ele tem mais recursos. Assim você pode o dia de amanhã se um cantor e se acompanhar com a sanfona' — continua.
A partir daí Joquinha começou a tocar em escolas, clubes, festas nordestinas e outros eventos na sua região, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, RJ.
— Em 1948, tio Gonzaga levou as quatro irmãs para viver com ele no Rio de Janeiro, mas, como morava em um lugar bem movimentado da cidade, elas não se adaptaram e quiseram voltar para o sertão. Ele não quis aceitar: 'Não, lá vocês vão sofrer muito e ficar longe de mim' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário