Karatê
Duas atletas de Barra Mansa foram selecionadas para integrar a Seleção Brasileira de Karatê, que, no sábado e domingo (6 e 7), estará disputando o Campeonato Sul Americano de Karatê JKA, na cidade de Encarnación, no Paraguai. Amanda de Souza, de 18 anos, e Laís Santana, de 15, viverão momentos distintos. Enquanto a mais velha estará pela segunda vez na competição, a mais jovem vai fazer a sua estreia, mas também cercada de expectativa. A seleção embarca nesta quarta-feira (4) para o país vizinho.
As duas são treinadas pelo professor Wallace Rodrigues de Freitas e, no Sul Americano, estarão sob o comando de Mestre Machida (pai de Lyoto Machida, lutador de MMA), técnico geral da delegação. "É claro que, por já ter mais experiência, Amanda tem mais chances de conquistas. Foi vice-campeã brasileira este ano e desde o ano passado vem melhorando o seu ranking. Este ano foi segunda colocada no paulista de karatê", afirma Wallace, ressaltando que a JKA é única entidade deste esporte reconhecida pela Associação Japonesa de Karatê. "Já a Laís estará fazendo a sua estreia no Sul Americano. Foi campeã paulista de sua categoria, mas ainda não tem a experiência da Amanda", acrescentou o professor. As duas estão na faixa marrom e lutarão dentro de sua faixa de idade.
Independente da expectativa, Wallace festeja o fato de, pelo segundo ano consecutivo, ter conseguido classificar atletas para a Seleção Brasileira. "É a realização de um trabalho que está proporcionando frutos", assinala o professor, que há nove anos dá aulas de karatê em academias de Barra Mansa e até fora do estado. Como se trata de um esporte que ainda carece de muito apoio, Amanda e Laís – a primeira trabalha e a segunda estuda – estabelecem seus próprios horários de treinamentos, que são realizados pelo menos duas vezes de segunda a sexta, fora os sábados e domingos.
Amanda trabalha na gerência administrativa de uma empresa em Volta Redonda e lembra que, no ano passado, no Peru, ficou com o quarto lugar. E, confirmando as palavras de seu treinador, garante que desta vez se sente bem mais preparada para enfrentar a competição. "Estou mais confiante porque quando você disputa um Sul Americano adquire mais bagagem. Já vinha treinando com um foco bem diferente desta vez", disse ela ao FOCO REGIONAL.
Divulgação
Amanda e Laís: Integrantes da equipe brasileira em disputa no Paraguai
Nenhum comentário:
Postar um comentário