Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Clube Municipal se deteriora com o passar do tempo

Clube Municipal se deteriora com o passar do tempo

FOTO: SANTANA
Com aproximadamente 153 anos, a estrutura do local revela a falta de reparos

BARRA MANSA
O Clube Municipal é um dos locais mais frequentados pela sociedade barramansense. O local de encontro e diversão familiar oferece atividades como bailes de carnaval, festas de aniversário e casamento, concursos de beleza, atividades esportivas ou piscina nos dias de sol. Pena que quem pode usufruir essas possibilidades são pessoas que viveram a adolescência há, pelo menos, duas décadas atrás, através de uma saudosa lembrança. A realidade de hoje é outra. A construção secular da área de lazer retrata não o que proporcionou aos moradores, mas uma memória já esquecida de algo que foi bom e poderia ser melhor na atualidade.
Uma das moradoras que puderam usufruir do local quando era uma das principais referências de lazer da cidade é Regina Dalva Melo Vieira, que ainda não passou a coroa de Rainha do Clube Municipal. “Ganhei o último concurso de rainha Clube Municipal, quando tinha 17 anos. A sociedade ia até lá e votava. Muita gente participava e comparecia para assistir os desfiles”, relatou Regina.
A professora aposentada Jandira Paes, de 67 anos; relembrou das festas e bailes de carnaval. “Era muito bom. Eu ia com meus três filhos quase todos os dias para a piscina. Lá, encontrávamos com vizinhos e familiares; era uma festa. Nos finais de semana meu marido, que trabalhava no Rio de Janeiro durante a semana, ia conosco. Era uma forma até dele poder se divertir com as crianças. Antes deles nascerem, íamos aos bailes de carnaval, muito bonitos, todas as pessoas fantasiadas, era animadíssimo. Festas de casamento no Clube Municipal; já fui a muitas”, relembrou Jandira.
Já as atividades esportivas foram lembradas por Marcos Vinícius de Oliveira Assis, de 36 anos. “Quando eu era criança treinava na escolinha do Clube Municipal. Além de ganhar muitos campeonatos, sediávamos muitas competições também. Quem viu o lugar há uns 25 anos fica triste em passar lá por perto. Tenho um filho e infelizmente posso apenas contar para ele como era na minha época. Ele não vai poder viver o que eu vivi ali jogando bola com meus amigos, marcando gols; sendo criança”, lamentou Marcos.
História
Situado na Praça da Bandeira, próximo ao Parque Centenário (Jardim das Preguiças), no Centro, o edifício foi construído em meados do século XIX, possivelmente por volta de 1860. O imóvel foi adquirido em junho de 1941 para a instalação da sede do Clube Municipal.
Sua fachada se compõe de oito grandes janelas de madeira. Entre os vãos das janelas, nove colunas se destacam. Possui um portão lateral, marcado por duas colunas encimadas por "Leões de Chácara", caracterizando o tipo de construção a que se destinou inicialmente. Por dentro, piscina, quadra coberta de esporte e salão de festa, que se deterioram.
Projeto de Reforma
De acordo com o governo municipal, existe uma intenção da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer em revitalizar a área. A questão se encontra em processo burocrático de documentação e depois que o recurso estiver concluído, será elaborado o projeto para a reforma do Clube Municipal. Na edição de ontem, do A VOZ DA CIDADE foi publicado o Decreto 7426, que considera o clube de utilidade pública para efeito de desapropriação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário