Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Comemoração do Dia da Independência volta ao Centro de Barra Mansa

 
 


JM Coelho
Evento reuniu estudantes e integrantes de diversas entidades e organizações
Desfile: Evento reuniu estudantes e integrantes de diversas entidades e organizações

Barra Mansa
Após 10 anos longe da área central o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência retornou para a Avenida Joaquim Leite, principal via do Centro de Barra Mansa. O evento reuniu cerca de 25 mil pessoas entre estudantes e integrantes de entidades do município.
De acordo com o prefeito Jonas Marins (PCdoB) o dia 7 de setembro deste ano teve um significado especial pelo resgate de uma tradição considerada muito importante pelo povo de Barra Mansa.
- Foi uma proposta da minha campanha esse resgate. Eu mesmo desfilei durante muitos anos pelo colégio Washington Luiz. Este ano, os diversos desfiles que ocorreram nos bairros ao longo da semana foram marcados por uma forte emoção e demonstração de orgulho dos alunos em serem brasileiros. Penso que agora que conseguimos retomar esta tradição, a cada ano o desfile ficará melhor - comentou o prefeito.
Jonas acrescentou que organizar um evento como esse é algo complexo e que demanda um comprometimento de toda a prefeitura, mas que não poderia deixar a cidade sem uma tradição que segundo ele, desperta o orgulho de ser brasileiro e barra-mansense na população.
- É realmente complicado e enfrentamos algumas dificuldades. Principalmente pelo fato de que nas escolas também não há mais a tradição das fanfarras, mas isso é algo que também pretendem                                                                                                                                                                        os resgatar - comentou.
Para a secretária de Educação, Maria Lusia de Resende Melchiades, apesar da vontade da prefeitura de trazer todos os estudantes para o desfile de sábado, participaram do desfile na Avenida Joaquim Leite apenas as escolas que se encontram nas áreas centrais da cidade.
- Queríamos muito que todos os alunos pudessem participar, mas isso faria com que o desfile durasse muito tempo. Mesmo assim, nos bairros tivemos momentos muito emocionantes, com alguns alunos cantando o hino de Barra Mansa de forma espontânea no bairro Vila Nova, por exemplo - contou. A secretária ainda comentou que o desfile cívico tem como objetivo não só comemorar o Dia da Independência, mas resgatar nos estudantes e na população em geral o sentimento de cidadania.
O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa concorda e afirma que não entende o motivo pelo qual a cidade não realizou o desfile ao longo dos últimos anos.
- Esse tipo de evento traz o sentimento de civismo, o sentimento de orgulho pela cidade. Todos ficam muito empolgados e participam ativamente da organização. Na prefeitura, por exemplo, nos reunimos durante quatro meses para que todos os desfiles, tanto no centro, quanto nos bairros, fossem bem organizados - disse.
Antes do desfile cívico, foi realizado o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal na Praça da Liberdade, no Centro. O ato, realizado pelo prefeito Jonas Marins; o subtenente do Tiro de Guerra, Marcio Gonçalves Bastos; e o comandante da Guarda Municipal, Mílson Brandão André; foi acompanhado pela Banda de São Sebastião, que executou o Hino Nacional sob a regência do maestro Sérgio Reis. A cerimônia e o desfile cívico foram acompanhados por secretários municipais, vereadores, o ex-prefeito Luiz Amaral e a deputada estadual Inês Pandeló (PT).


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,78499,Comemoracao-do-Dia-da-Independencia-volta-ao-Centro-de-Barra-Mansa.html#ixzz2eQXqC0GD

Nenhum comentário:

Postar um comentário