Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Conselho Municipal de Cultura é eleito em Barra Mansa




Amanda Teixeira
Conselho eleito tem objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura
Cultura: Conselho eleito tem objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura
Barra Mansa
A Fundação de Cultura de Barra Mansa promoveu, na manhã de sábado (14), o III Fórum Municipal de Cultura, com o objetivo de eleger os membros da sociedade civil que para compor o Conselho de Cultura de Barra Mansa. Estavam presentes no evento mais de 100 representantes dos diversos segmentos da cultura da cidade, além de representantes do poder público, como o prefeito Jonas Marins (PCdoB) e o superintendente da Fundação de Cultura do Município, Claudio Chiesse.
O Conselho Municipal de cultura tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do plano municipal de cultura, aprovado durante a conferência realizada em julho.
- Este conselho não é uma novidade no município; ele já existia, porém estava irregular, então realizamos a conferência e agora este fórum para eleger os membros da sociedade para compor o conselho - disse Claudio Chiesse.
Os novos membros do conselho foram escolhidos em plenária pelos representantes da cultura em Barra Mansa. Os segmentos que constituíram a plenária foram Artes Visuais, Dança, Literatura, Cultura Popular e Urbana, Teatro e Audiovisual, Animador Cultural e Professor de Arte, Entidade de Classe e Movimento Social, Música e Entidade Cultural.
- O conselho será constituído de 18 membros titulares, tendo cada um deles um suplente. Os membros que compõem o conselho são nove escolhidos através de nomeação, e os outros nove membros da comunidade eleitos no fórum - explicou.
Dentre as ações que serão desenvolvidas pelo conselho é contribuir para desenvolvimento cultural do município e a criação de um fundo municipal de cultura, que será gerido pelo conselho.
- A participação e a atuação do conselho municipal é muito importante para fomentar a cultura em Barra Mansa - afirmou.
Barra Mansa possui uma lei de incentivo à cultura, que já foi regularizada e aprimorada.
- Esta é uma lei antiga, do vereador Francis Bullos, durante o governo do então prefeito Luiz Amaral, e ficou esquecida por muito tempo. Ela estava muito defasada, agora essa atualização já foi sancionada pelo atual prefeito - explicou.
A lei de incentivo à cultura funcionará da seguinte forma: o projeto deverá passar pela comissão, que dará o aval e a aprovação, e a partir dai começa a busca por patrocínio.
- As empresas da cidade que contribuírem com a cultura através dos patrocínios receberão descontos em impostos, como IPTU e ISS, como uma forma de incentivo - salienta.
Os eleitos para compor o conselho foram: para Literatura, Nivea Moraes Marques (titular) e Alíria de Brito Duque (suplente); para Dança, Cristiane de Andrade Ribeiro (titular) e Juliana Carminda (suplente); para Artes Visuais, Paulo Valério Ferreira Alves (titular) e Débora Chaves de Barros (suplente); para Música, Vantuil de Souza Junior (titular) e Daniele Aparecida Amaral Cardoso (suplente); para Animador Cultural e Professor de Artes, Marcos Marques (titular) e Danilo Nardelli (suplente); para Entidade de Classe e Movimento Social, Romero Bruno (titular) e Odailtom Teixeira (suplente); para o Teatro, Rafael Crooz (titular) e Patrick Thouin (suplente); para Cultura Popular e Urbana Donizete Amorim (titular) e Rômulo Thomaz (suplente); e para Entidade Cultural, Marcelo Soares (titular) e Marcelo Branco Cruz (suplente).
A primeira reunião do conselho será após a Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá nos dias 26 e 27 deste mês na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,78735,Conselho-Municipal-de-Cultura-e-eleito-em-Barra-Mansa.html#ixzz2fBqFnWbQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário