Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Existe Saci em SP: festa ressalta cultura popular brasileira

Acontece no dia 3 de novembro a Festa do Saci e seus amigos, no Parque Municipal Juliana de Carvalho Torres, na Cohab Raposo Tavares, quilômetro 9 da Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo (SP). A iniciativa é de diversos movimentos populares e culturais que acontece desde 2010. Em contraponto ao Halloween, o Dia das Bruxas, algumas cidades do país se comemora o Dia do Saci em 31 de outubro.





O evento tem como objetivo promover a cultura popular brasileira de maneira reflexiva, criativa e muito divertida. Diversas comunidades estão envolvidas como escolas públicas e movimentos culturais de diferentes linguagens. "Se envolva nessa também! Porque no fundo, no fundo, somos todos Sacis!", diz o texto que convoca para a atividade no Facebook.

Além da festa, haverá ainda a entrega do 3º Prêmio Saci e outras atividades como:

• Comidas típicas da cultura popular brasileira – milho, mandioca, Cará, Inhame, sucos e chás diversos etc...

• Brincadeiras populares – jogo de taco, brincadeiras com cordas, elástico, futebol de golzinho, amarelinha etc...

• Pinturas diversas, inclusive dos rostos das crianças. Alguns lugares indicados pela comunidade poderão ser grafitados.

• Exposição sobre o Saci Pererê "Eu acredito em Saci".

• Sessão de vídeos sobre o Saci – filme "Somos todos Sacis" de Rudá de Andrade.

• Contação de "Estórias", com Alessandra Leite.

• Atividades do movimento Hip Hop.

• Campanhas dos órgãos públicos da saúde, da educação e do serviço social.

• Distribuição de mudas de árvores nativas.

• Recitais de poesia.

• Atividades de danças populares.

• Solenidade de entrega do III Prêmio Sacy.

• Esquetes teatrais.

• Instalações de obras sobre o Sacy Urbano de Tiago Vaz.

• Muitas palhaçadas com os amigos do Sacy: Boto, Caipora, Curupira, Iara, Mãe D'água, Boitatá e até o ET de Varginha e o Chupa Cabra, eu, você, todos nós.

O prêmio será composto de uma árvore nativa da Mata Atlântica, doada pela Agroflorestal de Paraty Mirim, e um Certificado, devidamente enquadrado (como no ano passado).

Serão entregues 13 prêmios, inclusive este ano teremos homenagens póstumas, com a entrega do Prêmio para Toniquinho Batuqueiro e Plínio Marcos.

Entre os movimentos sociais que organizam estão: Associação de Educadores da USP (AEUSP), O autor na Praça, movimento TroKaoslixo e movimento Itinerarte. O evento conta com o apoio de Projetos Integrados de Desenvolvimento Sustentável do distrito Raposo Tavares, Ateliê Pingos do Querosene, Agrofloresta de Paraty Mirim, Mutirão da Quebrada, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Secretaria do Verde (PMSP), Supervisão de Cultura do Butantã, Historiarte, Sociedade dos Observadores do Saci - Sosaci.

Contamos também com muitos apoiadores, dentre eles: Bárbara Assis, Edson Lima, Adriana de Cássia, Junyor Santos, Felipe Valentim, Janete Lima, Dilsa, Nelson Brolese, Rafael Cohab, Erton Moraes, Cachoiera do Mutirão da Quebrada, Elis, Pedro, Gil da zona Norte, Rosa, Sobrinhos da leste, Leo Lênin, Wil da Norte, Analis, Welington Galinho, Olívia, Verônica, Marcinho, Alessandra Leite, Diolinda e Laura e tantos outros.

Projeto de lei


O ministro do Esporte, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB), apresentou um projeto de lei que institui o Dia Nacional do Saci. O projeto propunha o resgate de lendas da cultura popular brasileira em contraponto à data comemorativa do Dia das Bruxas nos Estados Unidos e em outros países anglo-saxões, em 31 de outubro. Aldo apresentou o projeto a pedido da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), um grupo criado em São Luiz do Paraitinga (SP). No entanto, o projeto foi arquivado em 31 de janeiro de 2007, quando houve a mudança de mandato e, de acordo com o regimento, a maior parte dos projetos segue para a gaveta. Em algumas cidades brasileiras, a data é oficialmente dedicada ao menino perneta como Vitória (capital do Espírito Santo), Poços de Caldas e Uberaba (em Minas Gerais), Fortaleza e Independência (no Ceará) e municípios paulistas como São Luiz do Paraitinga, São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes. Também é lei no Estado de São Paulo desde 2004. 

A origem do Saci

O Saci-Pererê surgiu na região do Sul do Brasil e partes da Argentina, Paraguai e Uruguai, no território dos índios Guaranis, segundo a Sosaci. Não se sabe ao certo a data de seu nascimento, mas sabe-se que ele era um curumim, uma criança indígena, travesso, conhecedor e defensor da floresta. Além disso, ele tinha as duas pernas, diferente do que foi disseminado por décadas pelo país.

Os primeiros registros sobre o Saci são do século 17 e de lá pra cá sofreu várias modificações, muitas feitas pelos escravos negros brasileiros. O Saci que era indígena passou, então, a ser negro, perdeu uma perna e ganhou o costume de fumar um cachimbo. E ganhou popularidade desta forma como personagem de Monteiro Lobato no Sítio do Picapau Amarelo.

De acordo com a lenda contada pelos escravos, o saci era um menino escravo que cortou uma das pernas por preferir ser um perneta livre do que escravo com duas pernas. Outros dizem que na verdade a perna do Saci é central, o que refuta a tese anterior.

O saci faz muitas travessuras e teria entre 70 cm e 77 cm e abrange características de todo povo brasileiro, considerado uma mistura de outros povos. Sua origem indígena o torna conhecedor e defensor da natureza, sua cor da pele, negra, representa o povo brasileiro, e a carapuça vermelha representaria a influencia do povo europeu.

De acordo com os especialistas em saci, existe também a explicação de que o gorro era usado na Roma Antiga como símbolo do escravo liberto. Na frança, época da Bastilha o acessório também era usado como símbolo de liberdade”.

Informações:
4ª Festa do Saci e seus amigos
Dia: 3 de novembro de 2013 a partir das 10:00h
Local: Parque Municipal Juliana de Carvalho Torres - Cohab Raposo Tavares, Km 19 da Rodovia Raposo Tavares., São Paulo

Da redação do Vermelho com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário