Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Folia e cultura em Paraty

Divulgação
Pré- Carnaval acontece em fevereiro e dura uma semana em Paraty
Folia fora de época: Pré- Carnaval acontece em fevereiro e dura uma semana em Paraty

Franciele Bueno
franciele.bueno@diariodovale.com.br

"Ó abre alas que eu quero passar, ó abre alas que eu quero passar. Eu sou da Lira não posso negar, eu sou da Lira, não posso negar." (Chiquinha Gonzaga).
Quem não se lembra das inesquecíveis marchinhas de Carnaval que animaram tantas colombinas e pierrôs apaixonados pelas ruas do Brasil? E se você, já quer entrar no embalo das comemorações, o Pré-Carnaval de Paraty acontece de 19 a 26 de fevereiro, no Centro Histórico. A programação já está confirmada. Durante uma semana, haverá apresentação de sete blocos carnavalescos, são eles: "Os Paulos", "Vamos que Tô", "Meninos do Pontal", "Paraty do Amanhã", "Acadêmicos da Patitiba", "Tribo do Samba e Mangueira" - sendo que estes são alguns dos principais responsáveis por arrastar centenas de foliões durante os quatro dias do Carnaval.
Além disso, haverá ainda apresentações de DJs, bandas e blocos de alegorias. A secretaria de Turismo irá realizar também atividades no período dos festejos em comunidades como: Trindade, Tarituba, Centro Histórico e Jabaquara. O evento conta com o apoio da prefeitura, Corpo de Bombeiros, e Policias Civil e Militar, garantindo a segurança dos foliões.
A Banda Santa Cecília e o Bloco da Lama estão entre os destaques do calendário, que conta ainda com a presença de blocos menores, como "Os Caras de Pau", "Nega Maluca" e o "Bloco das Piranhas". Seus integrantes vestem fantasias e acompanham as atrações que se apresentam pelas ruas, brincando ainda mais com o público.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Turismo, Gabriel Costa, em média as comemorações de Carnaval, reúnem um público de 30 mil visitantes, entre turistas e residentes e este ano, o diferencial vai ser o apoio de segurança da Polícia Rodoviária Federal.
- O Pré-Carnaval acontece anualmente e é definido pelas secretarias de Turismo e Cultura e em média, recebemos 30 mil visitantes. Para o evento, existe um plano de segurança montado pela Polícia Militar, que prevê o aumento do efetivo em nossa cidade e para este ano, a secretaria de Turismo, irá solicitar o auxilio da Polícia Rodoviária Federal que será mais um órgão apoiando e colaborando para que tudo ocorra bem durante a festa - reforça.
Carnaval
O Carnaval de Paraty acontecerá de 28 a 05 de março, no Centro Histórico, comemorando os festejos nas ruas como manda a tradição.
As comemorações da folia são conhecidas no mundo inteiro e atrai um público muito animado.
A programação também segue com blocos carnavalescos, rei momo, matinê, e desfile de bonecos. Seus integrantes produzem bonecos gigantes em papel machê e saem pelas ruas ao som de marchinhas de carnaval, empolando desde crianças a adultos.
Segundo Gabriel Costa, eventos como este possuem grande importância para divulgação do nome da cidade.
- Os eventos em geral que acontecem em Paraty, possuem grande importância para a divulgação do nome do município nas mídias, promovendo o aumento da taxa de ocupação e atraindo ainda mais turistas para o local. Gabriel acrescenta também que a economia da cidade se fortalece com o turismo.
- A vinda de turistas para a cidade aumenta muito nessa época e com isso a economia do município se fortalece - conclui.
Calendário Turístico 2014
Paraty já tem programação cultural completa para este ano, e dentro do calendário turístico, existe novidades nos eventos. Em 2014, acontece o retorno da folia gastronômica, entre outras atrações. Entretanto, os eventos que já fazem parte do turismo da cidade, como a Flip e o Festival da Cachaça permanecem.
- Este ano teremos algumas novidades como o retorno da Folia Gastronômica, o movimento MIMO - um manifesto aberto e democrático-, que entra no calendário turístico pela primeira vez e irá realizar sua segunda edição em outubro, além do URban Sketinching Symposium, evento de desenho ao ar livre, que pela primeira vez será realizado na América do Sul e que se consolidou como um evento mundial. Outra novidade é o evento esportivo X Terra - revela o secretário adjunto da Secretaria de Turismo, Gabriel Costa.
Cerca de 90% dos eventos do calendário são gratuitos, apenas alguns possuem cobrança de ingresso para algumas atividades.
Os maiores eventos de Paraty são: Carnaval, Réveillon, Festa do Divino, Festival da Cachaça, Flip, Bourbon Festival, Paraty em Foco, MIMO e Paraty Latino.
Flip homenageia Millôr Fernandes
A 12ª da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty - acontece de 30 de julho a 3 de agosto. Realizada sempre no início de julho, terá esta data por causa da Copa do Mundo, que acontecerá em julho no Brasil. Millôr Fernandes é o autor homenageado desta edição. Dramaturgo, editor, tradutor, artista gráfico, ele é uma das figuras mais marcantes da imprensa brasileira.
Millôr recebe destaque em Paraty dois anos após sua morte, em março de 2012, aos 88 anos. É a primeira vez que a Flip homenageia um autor contemporâneo e que já esteve na Tenda dos Autores. Millôr foi um dos convidados da primeira edição da Flip, em 2003.
Serviço
O Pré-Carnaval de Paraty acontece de 19 a 26 de fevereiro no Centro Histórico. O Carnaval será de 28 a 05 de março, nas ruas da cidade. Já a Flip deste ano acontece de 30 de julho a 3 de agosto. A programação completa do calendário turístico cultural está disponível no site [www.pmparaty.rj.gov.br].



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,83953,Folia-e-cultura-em-Paraty.html#ixzz2qwzX4i69

Nenhum comentário:

Postar um comentário