VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Cultura realizou neste fim de semana o 16º Encontro de Folia de Reis. A realizado na Ilha São João, o evento reuniu o público de várias idades curtiu a apresentação de 16 grupos. Cada jornada teve 30 minutos para fazer sua apresentação e todas tiveram pontos em comum: alegria, dança e muitas cores.
Para ajudar a garantir um belo espetáculo, cada grupo recebeu subvenção de R$ 4.128. O recurso público é utilizado para auxiliar os grupos na compra de instrumentos musicais e uniformes. No ano assado, participaram do encontro 15 grupos e este ano aumentou mais uma jornada com a entrada da Estrela Guia do Oriente, da Vila Americana.
As jornadas são: Estrela Dalva, Estrela Maior, Estrela Sagrada do Retiro, Estrela Sagrada do Oriente, Lua Nova, Estrela Nova Geração, Da Paz, Harmonia Santa, Estrela Sagrada, Estrela Dourada Novo Oriente, Nove de Abril, Estrela Divina do Oriente, Estrela Brilho da Juventude, Jesus Menino e Sagrada Família.
FOLIA DE REIS
Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares.
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII(8). Em pesquisa literária, feita por Pergo, levantou-se que a tradição da “Folia de Reis” chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização. Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição originária de Espanhola que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário