Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Exposição retrata as maravilhas da cidade através de desenhos e livros



Divulgação
Casal Maia retrata as paisagens da cidade através de livros e desenhos
Apaixonados por Paraty: Casal Maia retrata as paisagens da cidade através de livros e desenhos

Franciele Bueno
franciele.bueno@diariodovale.com.br


A Casa da Cultura de Paraty está comemorando uma década de história, e para celebrar os dez anos, a instituição reúne várias exposições, entre elas à do casal Tom Maia e Thereza Maia.
A mostra "Paraty por Tom Maia - Uma viagem pela obra de Tom e Thereza Maia" pode ser conferida pelos visitantes de terça à domingo, das 10h às 22h, até o dia 14 de abril, na sala Dona Geralda. A entrada do público é gratuita.
A mostra traz as belíssimas paisagens históricas e regionais da cidade retratadas pelo artista Tom Maia através de desenhos - realizados na técnica bico-de-pena. Já a escritora Thereza Maia, é autora de quase cinquenta livros, cinco deles sobre Paraty, que também estão expostos na casa.
A exposição tem um duplo significado de celebração já que é a primeira vez que o casal é homenageado com uma mostra de seus trabalhos.
Para a Casa da Cultura, a mostra representa um valioso brinde de aniversário, traduzido na importância dos registros guardados nos livros de Thereza (entre eles, as três edições de Ilhavo - Terra Maruja, cidade portuguesa irmã de Paraty) e nos desenhos de Tom.
Apesar do casal não ser natural de Paraty - ambos são nascidos em Guaratinguetá -, eles não escondem a paixão que sentem pelo município. Segundo a autora Thereza Maia, ela se sentiu honrada com o convite para a mostra e relembra com carinho sua primeira visita a cidade ainda adolescente.
- Fiquei muito honrada com o convite dessa exposição, porque amei Paraty antes mesmo de conhecer a cidade. Ainda criança, ouvia do meu pai as impressões do meu avô que era tropeiro, referindo-se ‘à cidade perdida atrás da serra...', imagem que me encantava. Mas foi só bem depois, já com 18 anos, no dia 9 de dezembro de 1954, data que não esqueço que cheguei a Paraty pela primeira vez.  Descemos de jeep pela estrada de Cunha, que havia sido reaberta na véspera. Era na verdade uma trilha, com a mata muito mais virgem do que é hoje - relembra a autora.
Já o desenhista Tom Maia, destaca seu entusiasmo com a ideia de chegar a Paraty e viver a experiência de ter seus desenhos ao lado dos livros de sua esposa Thereza numa exposição de aniversário da Casa da Cultura. O artista retrata sua emoção com a homenagem.
- Fico realmente muito feliz por ser lembrado. Prova de que Paraty apreciou meus desenhos tanto quanto eu aprecio a cidade, especialmente sua arquitetura colonial e seu povo cheio de generosidade. Nosso amor é recíproco - diz, acrescentando que sabe o que faz quando se entrega a arte de desenhar.
- Sinto que tenho leveza na técnica bico-de-pena. E fico honrado em poder mostrar isso nessa exposição em Paraty - finaliza Tom Maia.
A abertura da exposição aconteceu dia 14 de março, no auditório da Casa da Cultura, com a presença do casal e a apresentação de um esquete de um dos contos do livro "Paraty - Encantos e Malassombras", apresentados pelos arte-educadores Sandra Previ e Bruno Coqueiro.

Uma trajetória de amor e cultura

O casal tem uma carreira talentosa de sucesso. Para quem não sabe, Tom Maia foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Artístico de Paraty (IHAP). Seu trabalho artístico (desenhos feitos no local, fiéis à paisagem ou monumento retratado) representa documentação iconográfica relevante na memória do patrimônio cultural do país.
Já a autora Thereza Maia, por sua vez, foi professora de Cultura Brasileira, Folclore e Museologia, fundadora e diretora do Museu Frei Galvão, entre outras instituições, e primeira presidente do Instituto Histórico e Artístico de Paraty, IHAP.
Escreveu a obra "Paraty - Religião e Folclore", seu primeiro livro (premiado pelo Ministério da Educação e atualmente esgotado), em 1972. Nele, com base na história oral de moradores já idosos, registrou as festas dos velhos tempos na cidade. 

Dez anos de cultura 

Durante o mês de março, a Casa da Cultura está celebrando uma década de história com comemorações e arte. Para marcar a data estão sendo realizadas diversas exposições com grandes artistas da cidade e da região. De acordo com a presidente Cristina Maseda, a Casa da Cultura está a uma década prestigiando os artistas locais e da região.
- A Casa da Cultura dedica-se a valorizar e promover a produção, o desenvolvimento e a disseminação de todas as formas de manifestação cultural e artística, em especial a todos os artistas paratiense - afirma.
A programação de aniversário teve início no dia 12 deste mês e apresentou ao público uma ilustre novidade, a identidade nova da Casa da Cultura.
O local está de cara nova, e além dessa nova atração, os visitantes podem conferir também as exposições que festejam o aniversário do local, como por exemplo: "João Baptista Martins - Saporem", na sala Samuel Costa que ficará a disposição dos visitantes até o dia 12 de abril, e a mostra "A Vida que eu Quis", do fotógrafo Nair Benedicto, que fica a disposição dos visitantes até o dia 1º de junho, no salão nobre da Casa.

Serviço
A mostra ‘Paraty por Tom Maia - Uma viagem pela obra de Tom e Thereza Maia' pode ser conferida até o dia 14 de abril, na sala Dona Geralda, na Casa da Cultura de Paraty. As visitas acontecem de terça à sexta-feira, das 10h às 22h. Informações pelo telefone (24) 3371-2325. 


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,87215,Exposicao-retrata-as-maravilhas-da-cidade-atraves-de-desenhos-e-livros.html#ixzz2x4IwbHIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário