Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 5 de março de 2014

História do cientista que inspirou a criação de Brasília

Um capítulo emocionante, e pouco conhecido, da história do Brasil, é relatado no livro Cruls – histórias e andanças do cientista que inspirou JK a fazer Brasília, de Jaime Sautchuk, que a Geração Editorial acaba de lançar. 


Por José Carlos Ruy (*)



A Missão Cruls, que descreveu o local onde Brasília seria construída

A oportunidade é perfeita: este é o ano em que se comemora os 120 anos da publicação do Relatório Cruls, que resume a expedição ao interior do Brasil comandada pelo cientista Luiz Cruls - a chamada Comissão Exploradora do Planalto Central, denominada Missão Cruls. Belga de nascimento, Cruls adotou o Brasil como sua pátria definitiva.

O livro é muito mais do que a história de um documento, ou de um homem. Relata um bom quinhão da história do Brasil, contado pelo jornalista Jaime Sautchuk, que já revirou este país, especialmente em defesa da Amazônia, para evitar que aconteça lá o que se deu no centro-oeste. Devemos a ele histórias reveladoras da espoliação e da agressão ao ambiente, ao Brasil e aos brasileiros. Já contou a história do antinacional Projeto Jari, implantado por um magnata norte-americano na Amazônia, com proteção dos governos militares de 1964; das experiências nucleares na Base do Cachimbo, de hidrelétricas absurdas como a de Balbina, e do avanço voraz das motosserras pelas matas brasileiras, sobretudo na Amazônia. São relatos de destruição e sobre o custo da ocupação desnorteada. 


 

Jaime Sautchuk é um jornalista experiente, que andou pela Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Veja, BBC de Londres, e nos jornais alternativos Opinião, Movimento O Pasquim. E sua extensa experiência para fazer de Cruls um livro muito atual, cujo é o final da saga da conquista do território brasileiro. Conta a viagem guiada por Luiz Cruls, engenheiro de ferrovias e astrônomo, que comandou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Ela percorreu a região entre 1892 e 1893 com o objetivo de demarcar a localização da nova capital. 

Mas a viagem não para por aí. Embrenha-se pela história do Brasil e, de maneira leve, jornalística, Jaime Sautchuk relata o que havia na região antes da chegada da Missão Cruls. A flora, a fauna, as águas e a presença humana são retratadas numa linguagem simples, direta e às vezes poética. 

Conta a maneira como Portugal estendeu as fronteiras coloniais a oeste; os feitos dos viajantes, entre bandeirantes, aventureiros e cientistas; o indígena; o fim do Império. O ciclo do ouro, as pesquisas científicas, as guerras e a chegada do boi.

Foi com base em seu relato que o então presidente Juscelino Kubitschek anunciou, em 1955, o propósito de construir Brasília. Ele sabia do que falava quando revelou, a partir daquele relato, a exata localização do novo Distrito Federal, que estava descrita desde 1894 no Relatório Cruls, tendo sido aprovado pelo Congresso Nacional da época. Cruls sempre se orientou, em suas andanças e medições, pelo Cosmos, e isto abre todo um capítulo, o da Astronomia. Excelente leitura!

Livro: Jaime Sautchuk
Cruls - Histórias e andanças do cientista que inspirou JK ab fazer Brasília. São Paulo, Geração Editorial, 2014

(*) Com informações da Geração Editorial


Nenhum comentário:

Postar um comentário