Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sábado, 15 de março de 2014

Um ateliê dedicado à arte realista e figurativa

O Ateliê e Galeria Contraponto de Arte Figurativa abre suas portas neste dia 19 de março, com uma exposição de obras do pintor realista Maurício Takiguthi.



Mazé Leite
Mazé Leite
Resultado de uma parceria entre os artistas plásticos Mazé Leite (colaboradora do Vermelho), Alexandre Greghi, Marcia Agostini e Luiz Vilarinho, o ateliê oferecerá aulas de desenho, aquarela e pintura a óleo, além de uma série de atividades ligadas à arte. 
 
Mazé Leite e Alexandre Greghi darão aulas de desenho e o uso de carvão, pastel e pintura a óleo; Luiz Vilarinho lecionará desenho e pintura acrílica; finalmente, a Márcia Agostini será professora de aquarela, desenho e pintura a óleo.
 
O ateliê está localizado no bairro de Higienópolis, na capital paulista (ao lado do cemitério da Consolação e a duas quadras do Metrô Paulista/Consolação). 
 
Seu foco principal é a arte figurativa e realista, sendo um espaço para debates e também para a experimentação artística. 
 
Maurício Takiguthi
 
Velho mineiro, Mauríco Takiguthi, 2008. Óleo sobre tela, coleção privada, São Paulo, Brasil.

A pintura de Maurício Takiguthi se concentra em torno da figura humana, especialmente voltada para expressar “o drama existencial do Maurício Takiguthihomem, impresso em estética teatral de apurada qualidade técnica”, como diz Jorge Anthonio e Silva, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte, a APCA. 
 
Maurício explica que seu foco na figura humana é uma escolha por ser “muito mais desafiadora, pelo duplo desafio de representá-la no mais alto nível de exigência e de conseguir colocar na tela o meu olhar sobre ela. Gosto desse lugar de observador da condição humana e evidenciar o meu estranhamento diante das coisas. É seguramente o tema mais difícil. É o que me atrai”.
 
Explicando a forma de abordagem realista em sua pintura, Maurício complementa: “com intuito de ordenar e expressar a relação com o mundo visível, é necessária a união de elementos como conceito, técnica e sensibilidade. Isso nos faz encarar o processo como algo inteiro e é isso o que nos faz humanos: essa capacidade de perceber o real, de interagir com ele, de estabelecer uma relação emocional, mas também de entendimento. Um entendimento que se dá de uma forma racional e também intuitiva”.
 
Com mais de 25 anos de trabalho como pintor, Maurício Takiguthi é professor de desenho e pintura em seu Ateliê Realista, que fica em São Paulo. Seu curso, de grande rigor técnico, dirige os alunos para uma apreensão “dos fundamentos do realismo e dos sistemas técnicos de construção”, onde o aluno aprende a pensar o que faz.
 
Maurício Takiguthi tem um longo curriculum como artista plástico. Ganhou diversos prêmios tanto no Brasil quanto no exterior, e hoje é considerado um dos melhores pintores da atualidade, ofício que pratica com disciplina e profissionalismo.
 
A exposição, que se inaugura junto com o Ateliê e Galeria Contraponto, estará aberta ao público até o final de abril. Entrada Catraca Livre.
 
Serviço

Inauguração do Ateliê e Galeria Contraponto e vernissage de pinturas de Maurício Takiguthi
Dia: 19 de março, a partir das 19h
Local: Travessa Dona Paula, 111 – Higienópolis (próximo ao metrô Paulista),  São Paulo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário