Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Museu do Ingá abriga exposição Motivos do Rio de Janeiro - Emeric Marcier

Mostra gratuita apresenta painéis do pintor e muralista, inspirados nas ruas cariocas


O Museu do Ingá - espaço da Secretaria do Estado de Cultura (SEC), abriu as portas para a exposição Motivos do Rio de Janeiro - Emeric Marcier. Trata-se de uma seleção de painéis do pintor e muralista romeno, inspirados em sua experiência nas ruas do Rio de Janeiro.  Com entrada gratuita, a exposição segue até 27 de julho.
“Este é o primeiro capítulo da série Os Grandes Formatos na Coleção Banerj - que exibirá obras de importantes pintores modernistas. Acreditamos, assim, cumprir um dos papéis fundamentais de um museu, que é o de comunicar suas coleções, tornando-as ponto de partida para uma reflexão crítica e abrangente, sobre a cultura fluminense e a arte brasileira”, explica Mariana Várzea, Superintendente de Museus da SEC.
Marcier ficou conhecido principalmente pelas pinturas de temática religiosa, mas seu trabalho também revela a admiração pelo povo e pelo cenário brasileiro
Marcier ficou conhecido principalmente pelas pinturas de temática religiosa, mas seu trabalho também revela a admiração pelo povo e pelo cenário brasileiro
Os Grandes Formatos na Coleção Banerj pretende exibir as obras de grande formato da coleção, feitas sob encomendas do banco, em 1965, a grandes pintores modernistas, para a decoração da agência. Entre eles, Marcier, Cícero Dias, Di Cavalcanti e Carybé.
Marcier chegou ao Brasil pela primeira vez em 1940. Morou no Rio de Janeiro e em Barbacena, em Minas Gerais. O artista ficou conhecido principalmente pelas pinturas de temática religiosa, mas seu trabalho também revela a admiração pelo povo e pelo cenário brasileiro, sempre expressando os diversos lados da realidade humana.  Declarava-se apolítico, mas era profundamente antifascista. Sua obra, à luz do presente, revela um artista, senão engajado, atento ao tempo em que vivia.
Mais de sete décadas depois de sua chegada ao Brasil, sua pintura de cores terrosas, mas vibrantes, onde vermelhos e amarelos se destacam, poderão ser apreciadas pelo público.
SERVIÇO:
Motivos do Rio de Janeiro - Eric Marcier
Museu do Ingá
Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói, RJ
Tel.: +55 21 2717-2919
Ingresso: Grátis
Visitas: terça a sexta: 12h às 17h
Sábados, Domingos e feriado: 13h às 17h
Visitas mediadas para grupos com agendamento prévio: (21) 2717-2903
e-mail: museudoinga@hotmail.com
Museu do Ingá no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário