Leitor terá acesso a títulos editados pela própria UFRJ e demais editoras universitárias do país
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu ao público nesta terça-feira, 16 de dezembro, a Editora UFRJ – Livros Universitários, uma livraria que oferecerá aos leitores cerca de 6 mil títulos editados pela própria universidade e por outras editoras universitárias do país.Com a inauguração da livraria, a universidade avança no projeto da Esquina Carioca de Arte e Ciência, nome dado ao complexo formado pela Casa da Ciência, já em atividade, a livraria, e a casa de espetáculos outrora ocupada pela marca Canecão.
Segundo o reitor da UFRJ, Carlos Levi, a abertura da livraria é um presente de Natal para a universidade e para o Rio de Janeiro. “Ela representa o resgate de uma área que estava degradada, que vinha sendo vilipendiada por usos indevidos e inadequados. Será mais um espaço de cultura e lazer da cidade”, afirmou.
“A livraria vai articular a participação das demais editoras universitárias, sustentando linhas editorais que de outra maneira dificilmente teriam possibilidade de vir a público”, disse Levi.
Durante a cerimônia de inauguração, na segunda, 15, o diretor da Editora UFRJ, professor Michel Misse, agradeceu às duas fundações que viabilizaram o projeto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb).
Em breve, o Café Universitário
Segundo Carlos Vainer, coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, a inauguração do Café Universitário, contíguo à livraria, se dará em prazo relativamente curto, ocupando o outrora “Canequinho”. Para o início de 2015, a universidade prepara um concurso público de arquitetura e urbanismo que, através do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), escolherá um projeto para o local.
“O projeto envolverá todo o planejamento do campus da Praia Vermelha, em conformidade com o plano diretor da universidade. Prevê a renovação e recuperação da casa de espetáculos, centro de convenções, hotel-escola e outras instalações”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário