Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Escola de Cinema e Televisão de Cuba abre novas vagas para brasileiros

Estão abertas, até 7 de março, as inscrições para oito cursos de especialização da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (EICTV), em Cuba. Famosa por ter tido entre seus professores intelectuais como o escritor colombiano Gabriel García Márquez e o cineasta norte-americano Francis Ford Coppola, a escola foi responsável pela formação de vários diretores brasileiros, entre eles Eliane Caffé, Vicente Ferraz e André Klotzel.


Arquivo pessoal
Wolney Oliveira e Gabriel Garcia Márquez durante o curso de cinema em Cuba em 1988 Wolney Oliveira e Gabriel Garcia Márquez durante o curso de cinema em Cuba em 1988
Serão selecionados de quatro a seis candidatos brasileiros, que farão parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo. O curso tem duração de três anos, com início previsto para setembro de 2015 e término em julho de 2018.

Ao todo, serão oferecidas oito especializações: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias. Cada candidato poderá optar por apenas uma delas.

As provas serão nos dias 13 e 14 de março em cinco cidades brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Recife (PE).

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, é responsável por aplicar as provas no Brasil, além de subsidiar uma parte do custo das mensalidades dos alunos brasileiros.

Aula com Coppola

Como Macondo, cidade fictícia do romance Cem Anos de Solidão, a EICTV também foi obra do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, porém em parceria com outros intelectuais latino-americanos.

O documentarista cearense Wolney Oliveira, diretor de Um, Dois, O Invasor Marciano e Sírio em quadro, entre outros filmes, participou, em 1986, ano da inauguração da escola, da primeira turma a contar com a presença de brasileiros.

"Assim que o Brasil retomou relações com Cuba, a comissão da EICTV escolheu seis alunos brasileiros, do Ceará e do Piauí, na época os locais mais carentesdo Nordeste brasileiro. Eu tive muita sorte de estar entre os escolhidos", relata Wolney.

O documentarista teve aulas com os cineastas Francis Ford Coppola e George Lucas e também com o escritor nigeriano Wole Soyinka, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. "Coppola nos deu aula de roteiro. Depois, ele cozinhou nhoque para os alunos e ofereceu o vinho que ele produzia na Califórnia", lembra o diretor.

Wolney também se recorda do dia em que pegou carona com o próprio Garcia Márquez, de Havana a San Antonio de los Baños, a 26 quilômetros da capital cubana: "Ele me viu e me chamou. No caminho, perguntei por que ele não vendia os direitos de Cem Anos de Solidão para o cinema. Ele respondeu que tinha medo de o filme ser melhor do que o livro".

O cineasta brasiliense André Leão cursou a EICTV de 2006 a 2009. Depois, recebeu convite da direção da escola para administrar o setor de documentários, ficando mais dois anos por lá. "Quando fui para Cuba, estava na pós-graduação aqui no Brasil. Mas o que aprendi na EICTV corresponde a quase 90% do que eu sei hoje", avalia.

Para André, o que faz a diferença na EICTV em relação a outras escolas de cinema é que a de Cuba só convida profissionais que estão na ativa para fazer parte do corpo docente. "Eu tive aulas com o diretor Walter Carvalho, com o pesquisador Arlindo Machado e com o ator, diretor e produtor inglês Ralph Fiennes, por exemplo", conta André.


Fonte: MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário