Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Oficinas orientarão interessados em participar de especialização em acessibilidade cultural

Serviço

 
Recife- PE
Data: 28 de janeiro
Horário: 14h
Local: Sede do IPHAN: Av. Oliveira Lima, nº 824 - Bairro Boa Vista 
Porto Alegre - RS
Data: 3 de fevereiro
Horário: 14h30
Local: Rua André Puente, nº 441, Bairro Independência
Belo Horizonte - MG
Data: 9 de fevereiro
Horário: 14h
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68, Bairro Floresta
 
O Ministério da Cultura (MinC) promoverá uma rodada de oficinas para orientar os interessados em concorrer a uma vaga para o curso de especialização em acessibilidade cultural, que será promovido a partir de abril pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Direcionado a gestores públicos de cultura, Pontos e Pontões de Cultura, organizações da sociedade civil e professores de universidades públicas, o curso tem como proposta sensibilizar e instrumentalizar gestores públicos na implantação de políticas de acessibilidade cultural, além de ampliar o debate sobre gestão cultural acessível e legislações conquistadas no campo dos direitos humanos e da deficiência.
 
As três primeiras oficinas serão realizadas em Recife (PE), no dia 28 de janeiro, em Porto Alegre (RS), no dia 3 de fevereiro, e em Belo Horizonte (MG), no dia 9 de fevereiro. Não há necessidade de inscrição prévia e a participação é gratuita. Outras cidades também receberão oficinas sobre o edital.
 
As inscrições para o curso de especialização podem ser feitas até 28 de fevereiro, exclusivamente por via postal. Carta registrada deve ser enviada pelos Correios para a Caixa Postal 70104, Rua Prudente de Moraes, 147, Rio de Janeiro (RJ), CEP: 22420-970. Os documentos necessários para a participação estão listados no edital de seleção.
Serão oferecidas 63 vagas, sendo 27 para servidores públicos concursados de instituições culturais públicas; cinco para Pontos e Pontões de Cultura (que receberão apoio para a capacitação por meio de passagens); cinco para representantes de instituições da sociedade civil que atuem no campo da deficiência e da cultura; cinco para docentes de cursos de Terapia Ocupacional ou áreas afins de universidades públicas; cinco vagas para funcionários concursados do MinC; cinco vagas para produtores culturais concursados da UFRJ; três vagas para bolsistas de residência cultural; e duas vagas para a equipe de secretaria acadêmica do curso de especialização em acessibilidade cultural.
 
O curso terá carga horária de 360 horas, divididas em nove blocos de 40 horas semanais. Cada bloco será realizado durante uma semana por mês, de modo a possibilitar a participação de candidatos de fora do Rio de Janeiro. Serão 12 disciplinas teóricas e práticas: política e diversidade cultural; aspectos gerais das deficiências; tecnologia assistiva I e II; exposição acessível I e II; seminário de projeto I e II; sensibilização em Libras; audiodescrição I e II; e Braile e outros recursos.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário