Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Motivação para a 2ª Conferência Livre de Cultura em BM

  Durante o primeiro Fórum da Comunidade Cultural de Barra Mansa realizado em Setembro de 2009 pela Prefeitura Municipal, denunciamos pela forma autocrática de regulamentação e da organização do Fórum e do Conselho Municipal de Cultura. Na Plenária, nos abstivemos publicamente de fazer do processo eletivo por discordar do tutelamento do conselho à Fundação de Cultura e da falta de representatividade de seguimentos culturais importantes na composição dos conselheiros. Passado um ano nada mudo, pelo ao contrario, piorou, pois não houve ampla divulgação do 2º Fórum realizado em 13/11/10 (sábado, véspera de feriado), que foi convocado intempestivamente e teve a participação reduzida a menos da metade de pessoas que compareceram no 1º Fórum.
  No dia 25/11/10 estivemos na reunião do Conselho de Cultura e pedimos a palavra; Na pauta, constava no terceiro item a apresentação do relatório do 2º Fórum Municipal de Cultura, mas com a nossa presença inesperada, o presidente do conselho, Sr. Mury, o Secretario, Sr. Vicente, e os conselheiros Rafael Cruz e Viviane Saar, arrumaram uma justificativa "esfarrapada" e não fizeram a leitura do relatório, retirando-o da pauta. Ao final da reunião quando me passaram a palavra, demonstrei minha insatisfação diante de tais fatos, e entreguei por escrito a todos os conselheiros e convidados presentes ( Carlos Roberto Beleza, Jorge da Folia de Reis e Dona Nega da Festa Junina da Vila Nova) o seguinte documento:





Aperfeiçoar a democracia é preciso.
Mais divulgação, inclusão e transparência na cultura municipal.


            O “2º Fórum Municipal de Cultura de Barra Mansa” realizado no dia 13/11 p.p. no Colégio Municipal Washington Luiz teve uma participação inferior (metade) a do 1º Forum em setembro/2009 quando participaram 60 pessoas.   O incentivo e a divulgação da Cultura previstos na Lei Orgânica Municipal (LOM) e que deveriam ser feitos pela Fundação e Conselho de Cultura estão deficientes pelos seguintes motivos:
1º ) a legislação constitucional sobre a Cultura (LOM) não está sendo cumprida;
2º ) nem a regulamentação casuística elaborada (sem o conhecimento dos membros do Conselho da época) para o regimento interno do Fórum e do Conselho de Cultura e aprovada pelo decreto municipal nº 5946 de 8/7/2009 (publicado no Boletim Informativo Oficial nº 463 da Prefeitura Municipal de Barra Mansa em 4/8/09) está sendo respeitada, pois o 2º Forum foi convocado em desacordo com o mencionado artigo 14 do regimento como citado no edital de convocação publicado no Boletim Oficial nº 543 de 3/11/2010, senão vejamos:


 Decreto nº 5946 de 8/7/09 – Regimento do Fórum e do Conselho Municipal de Cultura.
Edital convocação 2º Fórum Municipal de Cultura (Boletim Oficial - 543 de 3/11/10)
Art. 14 – O Fórum da Comunidade Cultural de Barra Mansa se reunirá em:

I – sessão ordinária, convocada pelo Presidente do Conselho, a ser realizado a cada 2 anos na 1ª quinzena do mês de abril

II – sessão extraordinária, convocada pelo Conselho,.........................................

Parágrafo único: a convocação para o Fórum ocorrerá sempre com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias, por edital publicado no Boletim Oficial ou em jornal de grande circulação no município.
IRREGULARIDADES OBSERVADAS:
1ª ) o nome do Fórum foi modificado;
2ª ) não especifica se o Fórum é ordinário ou extraordinário; foi convocado pelo superintendente da Fundação de Cultura; e foi realizado no mês de novembro.

3ª) a data marcada para realização do 2º Fórum foi 13/11/10 e o Edital publicado no Boletim Oficial nº 543 de 3/11/10, apenas a 10 (dez) dias do evento; em jornal de grande circulação no município saiu uma notícia sobre o 2º fórum somente na véspera, 12/11, porem o Edital da convocação não foi publicado.

                                                                                                                


                                          


Aperfeiçoar a democracia é preciso.
Mais divulgação, inclusão e transparência na cultura municipal.
                                                                                                           

            Algumas entidades culturais que participaram e se cadastraram no 1º Fórum em 2009 (o PAC, p.ex.) não foram comunicadas sobre o 2º Fórum.   Em 22/11/10 procuramos consultar o Boletim Oficial que havia publicado o edital de convocação e não o encontramos na Câmara Municipal de Barra Mansa (o último numero encontrado era de 28/9/10) e verificamos também que a Biblioteca Municipal não recebe o Boletim Oficial da PMBM, o que dificulta para a Comunidade conhecer os atos da Prefeitura. A assessoria do Vereador José Mauricio (PT) nos auxiliou na localização do citado boletim.
            O artigo 179 da Lei Orgânica de Barra Mansa diz que “o Município estimulará o desenvolvimento da cultura em geral, observado o disposto nas Constituições Federal e Estadual”; o art. 180 diz que “o Município garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura local,...”; o art. 184 prevê que “o órgão municipal gestor e o Conselho de Cultura incentivarão a participação da Comunidade através da instalação do Fórum, aberto as organizações representativas...”
            Desde o 1º Fórum em 2009, continuamos questionando por que o Conselho Estadual de Cultura é regulamentado e composto de acordo com a LEI prevista na Constituição Estadual (artigo 323) e a regulamentação do Forum  Por que o 2º Fórum de Cultura não foi ampla e tempestivamente divulgado, inclusive descumprindo a própria regulamentação casuística baixada por decreto ?   A manutenção desses procedimentos anti-democráticos torna excludente e injusta a Cultura no Município.   Solicitamos que seja considerado sem efeito o 2º Fórum realizado em 13/11/10 e reconvocado novo Fórum, para tratar da temática cultural debatida previamente e de interesse de toda a Comunidade, e para que tenhamos mais Democracia, Transparência e Igualdade de Oportunidades.

                                                        Barra Mansa, 24 de Novembro de 2010.


MARCOS MARQUES
Presidente da Associação do Ponto de Ação Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário