Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

P A C - 3 2 a n o s de resistência cultural


No dia 09 de Março de 2011 o Ponto de Ação Cultural, também conhecido pela sigla PAC, comemorará 32 anos de existência como espaço cultural abrigado numa edificação característica da década de 50 do século passado, localizada na rua Professor Pedro Vaz, nº 1, em frente ao Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, no centro de Barra Mansa, município da região do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro - Brasil.  
            Vinculado na época à Secretaria Estadual de Educação e Cultura, o PAC foi criado para difundir as manifestações culturais locais/regionais, possibilitar o surgimento de novos talentos e permitir o fácil acesso às expressões artísticas.
            O PAC, ao longo desses anos, vem cumprindo às duras penas a missão para o qual foi criado, amealhou um expressivo acervo de quadros (pinacoteca) doados pelos Artistas que expuseram as obras de arte em sua galeria, bem como possui uma pequena biblioteca / hemeroteca especializada e uma sala de oficina de arte.    Muitos barramansenses e cidadãos sul fluminenses que freqüentaram as exposições, cursos e eventos nesse período, por certo tem marcantes lembranças e enriqueceram a sua formação humana, agregando valor à identidade cultural local e regional.
            Entretanto, por pouco, esta Casa de Cultura, uma das poucas ligadas ao Estado no interior, não se transformou em sede do Detran ou em uma repartição pública qualquer; nesse ínterim já foi roubada, ocupada por moradores de rua e fechada por várias vezes.  
            A sua sobrevivência deve-se à heróica resistência de bravos Artistas, Educadores e Pessoas denodadas da Comunidade, que trabalham -- voluntariamente – pela sua revitalização.   Um exemplo: o Curso de Desenho Artístico “Ateliê Escola”, que vem sendo ministrado desde março/2008 em convênio com a UFRJ/EBA (2008) e UFRRJ (2010/2011), conta hoje com um núcleo de pintura para formação de novos artistas e turmas de desenho básico para iniciação do estudo das artes.   Este curso é uma tradição da casa que teve como seu primeiro professor o artista plástico Clécio Penedo, prosseguindo com J.J. Silva, Ronaldo Auad e outros. Hoje o PAC continua sendo revitalizado pelo conselho gestor com uma programação diversa e estando inserido na mídia eletrônica com a criação e implantação do sítio eletrônico www.pacrj.com e o blog: www.pacrj.blogspot.com .                                                                                



Marcos Marques (Presidente da APACRJ)


O ATELIÊ ESCOLA E A 3ª MOSTRA DOS ALUNOS  
DO CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO.




Os objetivos do curso são: criar um núcleo de formação artística em Barra Mansa; contribuir para a formação de profissionais das áreas afins ao Desenho pela explicitação da natureza dos meios plásticos da linha, do claro-escuro e da cor, do aspecto semântico da imagem e dos modos de composição artística; contribuir junto ao público interessado, para ampliação da visão crítica das obras de Artes Visuais pelo esclarecimento dos fundamentos da produção da imagem artística; aberturas de possibilidades profissionais ao público em geral, incentivando as vocações artísticas locais e promovendo o surgimento de novos pintores e artesãos; e enriquecer o turismo cultural com exposições periódicas.
            A 3ª Mostra é composta de 45 desenhos produzidos pela turma de 2010, no período de 8 (oito) meses, com referência nas obras dos grandes mestres da pintura, na observação da paisagem natural e na prática de exercícios com natureza morta. A técnica simples de desenho com carvão sobre papel é proposital para os alunos não desviarem dos objetivos do curso.
            Esta turma é formada pelos alunos: Caio Caldas Barcellos; Célia do Val N. Ramos; Cláudia R. G. da Rocha Nunes; Eliana Néri da S. Carvalho; Eva Maria de L. Pereira; Flávia Veloso; Gilcélio Damasceno; Heitor de Paiva Lima; José Eduardo Almeida; José Paulo de Abreu Silva; Lélis Maria da Silva; Luís Antônio Coelho Jr; Nilce Maria Pereira dos Santos; Orlando Feres da Silva; Silvana Pereira de Morais; Suzana Loyola Saad; Thiago Souza Cleto; Vinícius Saad Chagas; Wagner Dias Lucindo.  Destacamos nesta turma a aplicação, a disciplina e o amor pela arte que resultaram no belo conjunto poético da presente mostra.

           A 3ª Mostra de Desenho Artístico turma de 2010, começará no dia 11 de Março, às 20h na Estação das Artes, Centro - Barra Mansa. Todos estão convidados, entrada franca.

    Francis M. Marques – Coordenador e Professor do Ateliê Escola.

Um comentário: