Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Arte desenhada


Roberta Caulo

Aulas que rendem belos trabalhos e lindas obras é o que pode ser visto no Centro de Cultura Estação das Artes, em Barra Mansa. A 3ª Mostra do Ateliê Escola já está exposta no local e recebe visitas até o dia 11 de abril. Composta por 45 desenhos produzidos pela turma de 2010, no período de oito meses, a mostra apresenta referência nas obras dos grandes mestres da pintura, na observação da paisagem natural e na prática de exercícios com natureza morta, as pinturas prometem encantar.
Segundo Paloma Rodrigues, estagiária do Centro de Cultura, os trabalhos são feitos em carvão sobre papel, uma técnica simples, mas que rende belos resultados. A técnica de desenho com carvão é proposital para que os alunos não se desviem dos objetivos do curso. Mais de 15 alunos estão com seus trabalhos expostos na Estação. A mostra é do coordenador e professor do Ateliê Escola, Francis Marques e seus alunos. Segundo o coordenador, o objetivo do curso é criar um núcleo de formação artística em Barra Mansa, além de contribuir para a formação de profissionais das áreas afins ao desenho pela explicitação da natureza dos meios plásticos da linha, do claro-escuro e da cor, do aspecto semântico da imagem e dos modos de composição artística.
- Contribuir junto ao público interessado, para ampliação da visão crítica das obras de Artes Visuais pelo esclarecimento dos fundamentos da produção da imagem artística e dar aberturas de possibilidades profissionais ao público em geral, incentivando as vocações artísticas locais são outros objetivos - explica Francis.
Segundo Marcos Marques, presidente do conselho gestor do PAC (Ponto de Ação Cultural), a exposição é em comemoração aos 32 anos do PAC e vem cumprir o objetivo de difundir e democratizar o acesso à cultura.
- O Ponto Cultural é a primeira casa de cultura estruturada pelo Governo do Estado no interior do Rio de Janeiro. Além do curso de desenho artístico, cursos de pintura e viola sertaneja também são dados por excelentes professores - lembra o presidente
Para Marcos, a exposição é o reflexo do bom trabalho produzido pelos alunos.

Conhecendo o curso

O Ponto de Ação Cultural (PAC) é uma casa de cultura localizada em Barra Mansa, que possui uma história de mais de 30 anos de resistência cultural no interior do estado do Rio de Janeiro. No início deste mês, o projeto comemorou 32 anos de existência como espaço cultural abrigado numa edificação característica da década de 50 do século passado. Vinculado na época à Secretaria Estadual de Educação e Cultura, o PAC foi criado para difundir as manifestações culturais locais/regionais.
Ao longo desses anos, vem cumprindo, apesar das dificuldades, a missão para o qual foi criado e amealhou um expressivo acervo de quadros (pinacoteca) doados pelos artistas que expuseram as obras de arte em sua galeria, bem como possui uma pequena biblioteca/hemeroteca especializada e uma sala de oficina de arte. Muitos barramansenses e cidadãos sul fluminenses que frequentaram as exposições, cursos e eventos nesse período, por certo têm marcantes lembranças e enriqueceram a sua formação humana, agregando valor à identidade cultural local e regional.
A sua sobrevivência deve-se à heróica resistência de bravos artistas, educadores, pessoas denodadas da comunidade, que trabalham voluntariamente pela sua revitalização. Um exemplo é o Curso de Desenho Artístico "Ateliê Escola", ministrado desde 2008, que conta hoje com um núcleo de pintura para formação de novos artistas e turmas de desenho básico para iniciação do estudo de artes.

Confira a programação de aniversário do PAC:

HOJE
19h - Abertura da exposição "Mulheres Artistas do PAC"
19h30 - Aula inaugural dos cursos de desenho artístico, pintura e viola sertaneja; palestra "De qual Cultura estamos falando", ministrada por Marcos Marques
20h30 - Confraternização e apresentação musical de Elias Viola e Os Sertanejos

Serviço

A 3ª Mostra do Ateliê Escola está no Centro de Cultura Estação das Artes, que funciona de segunda a domingo, das 10h às 18h, exceto feriados. Na Rua Orozimbo Ribeiro, s/nº, no Centro. Informações: (24) 3323-0496 begin_of_the_skype_highlighting              (24) 3323-0496      end_of_the_skype_highlighting. A mostra ficará na Estação das Artes até dia 11 de abril. Já o PAC - Ponto de Ação Cultural, fica na Rua Professor Pedro Vaz, nº 01, Centro, Barra Mansa. Informações: (24) 81468552 begin_of_the_skype_highlighting              (24) 81468552      end_of_the_skype_highlighting, pelo site http://www.pacrj.com ou no blog: www.pacrj.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário