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terça-feira, 9 de agosto de 2011

Escolas Municipais recebem formação de arte



Atendendo ao desafio de oferecer a disciplina de arte na proposta curricular das escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação oferece dentro do programa de formação continuada o tema arte para 160 coordenadores da rede urbana e rural de Rio Branco.
Desenvolvida para a educação infantil e ensino fundamental, a formação tem como desafio preparar os profissionais da educação para utilizarem a arte, em todas as suas dimensões, no processo de construção do pensamento e da capacidade cognitiva do aluno, entendendo esta disciplina como tão fundamental para o ensino-aprendizagem das crianças quanto o português e a matemática, por exemplo.
Como destaca a lei nº 9.394/96, em seu parágrafo primeiro, a educação envolve processos formativos que se desenvolvem na escola, na família, no trabalho e nas manifestações culturais. Em Rio Branco as propostas culturais estão cada vez mais ligadas aos currículos escolares “e isso aproxima a arte, o teatro, a pintura do cotidiano vivido pelo estudante, tendo bons reflexos na escola. A partir dessas práticas são estabelecidas novas leituras de mundo. A arte é, portanto, um importante instrumento para a formação do cidadão”, destacou a coordenadora do Centro de Multimeios da Seme, Marília Bomfim.
Ministrado pela Profa Dra. Tatiana Fecchio Gonçalves e Profa Ms. Adriana Dias, a formação tem como conteúdo:

- Entender:

* As diferentes formas de construção do saber humano com ênfase no saber artístico.
* Porque Arte na Escola? + Tema: Os elementos de construção do pensamento poético, a Arte como forma de conhecimento

- Explicitar

* a importância de atividades de registro: observações, desenhos, ideias, links, insights, poemas, imagens, noticias, reflexões, dúvidas, associações, lembranças, memórias, questionamentos.
* a atividade de apreciação (tato, olfato, visão).

Segundo a consultora Tatiana Fecchio, a formação permite aos coordenadores municipais a inserção “de referenciais curriculares que envolvam a arte e a cultura, permitindo que os estudantes desenvolvam outras habilidades cognitivas”, enfatizou.
“O nosso objetivo é promover efetivamente a integração das artes em nosso currículo educacional, garantindo o desenvolvimento interdisciplinar aliado às práticas culturais”, salientou o secretário Municipal de Educação, Márcio Batista.

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