Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nordeste em som e imagem: acordeon dá o ritmo, Patativa, o verso!



Em Fortaleza, o espaço Kukukaya comemora 15 anos com festival que reúne grandes nomes da música regional, como Oswaldinho do Acordeon. Em São Paulo, o Sesi inaugura mostra de cinema que vai até dezembro e apresenta clássicos da produção nordestina, como Ave Poesia, Patativa do Assaré, filme de Rosemberg Cariry.

Por Christiane Marcondes*

Museu Patativa do Assaré
Patativa do Assaré

Patativa do Assaré
A pujança cultural nordestina tem dimensão continental, além de fama internacional, por isso corriqueiramente atrai homenagens em forma de eventos artísticos por todo o país. O Sesi-SP promove em setembro a 6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, que estará em cartaz até dezembro.

A programação valoriza a produção audiovisual e o povo nordestino, destacando a riqueza do cinema nordestino e dos seus personagens retratados na grande tela. Os curtas e longas metragens selecionados serão exibidos no Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso e em unidades do Sesi-SP da capital e do interior do estado. A entrada é franca.

Fomento

A 6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino dá continuidade ao projeto Sesi Cinema, criado em 2005. O objetivo é fomentar o polo de produção audiovisual nordestino e democratizar o acesso às obras cinematográficas, formando novas plateias.

Paralelamente, o Sesi Cinema promoverá, em cada unidade, oficinas e debates sobre a produção audiovisual do nordeste e sua importância na história do cinema nacional.

O nordeste tem sua tribo

O Kukukaya, espaço cultural de Fortaleza que se popularizou com o slogan “o Nordeste tem sua tribo” , completa 15 anos de atividades ao som de Oswaldinho do Acordeom e Waldonys (este sábado, 17), além de Chico César e Dorgival Dantas.

Para comemorar o aniversário e reforçar a disposição de seguir abrindo espaço para as coisas de cá, o Kukukaya preparou uma programação especial que revisita os melhores momentos desses 15 anos de xote, baião, xaxado, arrasta-pé, carimbó, cantoria – “ sem fronteiras outras, que não a qualidade musical”.

A mudança de endereço, da avenida 13 de maio para a avenida Pontes Vieira, garantiu maior conforto para o público, mas não alterou a grande vocação do espaço, que é colocar todo mundo na dança, sempre sob o acompanhamento de talentos consagrados e revelações.

Primeiros acordes

Dois acordeonistas nacionalmente reconhecidos sobem ao palco no sábado (17) para abrir o evento: Waldonys e Owaldinho do Acordeon; a dupla aproveita para comemorar aniversário de parceria juntamente com o da casa.

Na sexta-feira (23) o show será do cantor e compositor paraibano Chico César, outro nome de primeiro time da música nacional. Chico César contará com o acompanhamento da Orquestra de Sanfonas do Ceará, projeto especial que tem apoio e participação do Kukukaya.

Na sexta (30), o cantor, compositor e acordeonista Dorgival Dantas comanda a noite, que terá a participação de grandes sanfoneiros que fizeram a história destes 15 anos de Kukukaya.

Música e responsabilidade social

Indo além das apresentações musicais, o Kukukaya se destaca por participar ativamente da cena cultural cearense, sempre abrigando iniciativas em prol da música local e estimulando projetos de responsabilidade social e valorização da música, da dança e da gastronomia do Nordeste.

Entre as associações e coletivos que têm o Kukukaya como espaço referencial, estão a Associação Cearense do Forró (ACF), a Associação Cearense dos Músicos (ASCEMUS), a Associação Avoante, o Movimento Pró-Parque e o Grupo Folclórico Arte Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário