Rosa Minine
Comemorando dez anos de trabalho com o teatro de rua, a trupe carioca Será o Benidito?! tem uma pesquisa voltada para a arte de rua, o teatro popular, o circo, a comédia, contos populares, cordéis, música, autores brasileiros e criações coletivas. Nascidos do tradicional grupo Tá Na Rua, criado por Almir Haddad, em 1980, o grupo tem uma linguagem clara e objetiva e a preocupação de ganhar a confiança e aproximação do povo que o assiste, para que melhor possa refletir, brincar e vivenciar o momento.
Começamos nossas pesquisas em 1992 e depois de passarmos por vários nomes, modificações, entradas e saídas, e instabilidades até mesmo na própria pesquisa, já que algumas pessoas foram seguindo outras linhas, em 2002 iniciamos oficialmente nossas atividades com o espetáculo As aventuras de Pedro Malasartes, e adotamos o nome definitivo de ‘Será o Benidito?!’ — conta André Garcia Alvez, que é diretor, ator e pesquisador do grupo.
— E o curioso é que foi exatamente por conta de termos passado por vários nomes, que escolhemos esse, porque um dia, em uma reunião, alguém falou: “mas será o benidito que a gente nunca vai chegar a um nome?” Então chegamos ao consenso que ‘Será o Benidito?!’ seria um bom nome para a companhia e adotamos (risos) — continua.
— Somos oriundos de uma oficina de teatro feita pelo grupo Tá na Rua, daqui do Rio de Janeiro. Inclusive a nossa grande mestra, Ana Carneiro, que hoje também trabalha como diretora e pesquisadora do grupo, foi nossa professora nessa oficina — diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário