Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Faetec abrirá 20 mil novas vagas em 2012

Vinte mil vagas de ensino serão abertas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado (Faetec) em 2012. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Celso Pansera, durante audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (07/12). Ele também informou que novos professores, aprovados no último concurso, serão chamados para compor o quadro da escola. Segundo o presidente do colegiado, deputado Comte Bittencourt (PPS), a Faetec experimentou um “avanço significativo em 2011”. “Hoje, a fundação é um setor estratégico no atual momento econômico em que vive o estado”, comemorou o parlamentar.

Bittencourt acredita que a Faetec vem desenvolvendo um trabalho que precisa ser reconhecido, pois “o desafio é enorme e há uma demanda em determinadas regiões ainda não atendidas em função dos novos arranjos de desenvolvimento da economia”. Pansera revelou que a Faetec conta, atualmente, com 265 mil vagas, que se dividem entre as escolas de ensinos técnico e fundamental e institutos superiores de educação e tecnológicos, além dos Centros de Educação Tecnológica Profissionalizante (Cetep) e Vocacionais Tecnológicos (CVTs), responsáveis pela capacitação de curta duração.

Ele falou ainda sobre o aumento de 37% no orçamento da fundação para 2012. “Esse aumento responde a duas questões centrais: a incorporação de 800 professores que eram da Secretaria de Estado de Educação e foram para a Faetec (da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia) e a expansão da rede de escolas técnicas e de centros de formação profissional”, explicou. Pansera revelou ainda que a criação de 20 mil vagas implica na construção de oito novas unidades e contratação de um grupo grande de pessoas para trabalhar. “Temos aumento em tudo: merenda, vale-transporte, material de laboratório... O ensino técnico é caro, mas é uma obrigação do estado, e a suplementação orçamentária virá para nos ajudar a cumprir essa obrigação”, afirmou.

Vice-presidente educacional da instituição, Maria Cristina Lacerda ressaltou o trabalho realizado pela Faetec nas comunidades pacificadas. “Oferecemos aulas nos Ceteps localizados nas comunidades que passaram pelo processo de pacificação. A Faetec está atuando de forma abrangente e focada nas diversas oportunidades de frentes de trabalho que surgirão com os investimentos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, frisou. Os deputados Marcelo Freixo (PSol), Inês Pandeló e Robson Leite, do PT, e Andreia Busatto e Paulo Ramos, ambos do PDT, participaram da audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário