Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Modigliani no MNBA





A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, estará presente na solenidade de abertura da exposição Modigliani: Imagens de uma Vida, marcada para esta terça-feira, 31, às 19h, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. O evento é um dos principais da programação do Momento Itália-Brasil e apresenta ao público brasileiro um acervo ainda inédito em outros países da América Latina, do qual fazem parte 12 pinturas em óleo originais e cinco esculturas em bronze, além de obras e documentos, fotos, desenhos, diários e manuscritos de Modigliani e de importantes artistas da sua época, num total de 230 peças.

No Rio de Janeiro, a mostra ficará aberta à visitação pública no período de 1º de fevereiro a 15 de abril. Todo o trabalho é resultado de parceria entre o Museu a Céu Aberto (MCA) e o Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma. O primeiro estado brasileiro a receber a exposição foi o Espírito Santo, onde ficou em cartaz em Vitória, entre outubro e dezembro de 2011.

O público terá a oportunidade de realizar uma imersão na intimidade do artista Amedeo Modigiliani, nascido em 1884 na Itália e morto em 1920 na França. Com isso, será possível ter acesso a um rico panorama da vida artística parisiense e italiana do século XX, distribuído em cinco salas do MNBA.

Estilos artísticos

O roteiro da exposição se inicia com os estudos de Modigliani na Itália, passando por seus professores e o aprendizado. O apogeu da carreira chega à Paris modernista, sublinhando as manifestações artísticas, influências, confrontos criativos com amigos, como Picasso, André Derain, Max Jacob, Léonard Foujita, dentre outros expoentes que, juntos, revolucionaram a História da Arte.




Com uma vida intensa, marcada por grandes amores, guerra e infortúnios, como graves doenças, Amedeo Modigliani reflete em sua arte vários estilos artísticos e desnuda o homem de maneira reveladora. O artista teve a vida interrompida precocemente por enfermidades, porém sua contribuição para a História da Arte perdura de forma imortal. Depois do Rio de Janeiro, a exposição seguirá para o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Para que esta exposição fosse realizada, diversas instituições cederam obras de suas coleções, como o “Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma” e vários colecionadores particulares. A curadoria é de Christian Parisot, presidente do Instituto.

Momento Itália-Brasil

O evento é uma parceria entre a Embaixada da Itália, em Brasília, com os Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e São Paulo, e os consulados no território. A programação, que envolve cerca de 200 eventos, teve inicio em setembro de 2011 e se estende até junho de 2012.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fonte: MNBA/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário