Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Festa do Divino de Paraty 2012


A festa acontece nos dias 18 a 27 de maio de 2012.
A tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Paraty já tem programação religiosa definida. Com grande fervor religioso, o evento costuma reunir fiéis de vários lugares da região da Costa Verde e do Vale Paraíba, além de visitantes de outros estados que frequentam periodicamente o município. A expectativa da Secretaria de Turismo é de que 10 mil turistas prestigiem a festa, ou seja, quase 80% de ocupação da rede hoteleira.
DIVINO ESPÍRITO SANTO 2012
A Festa do Espírito Santo, juntamente com a da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios, eram as maiores de Paraty. De origem portuguesa em especial da Ilha dos Açores e Madeira, quando o gado vem para o Brasil, é comemorada no Domingo de Pentecostes ou Domingo do Espírito Santo. Esta festa por não existir Irmandade do Divino Espírito Santo em Paraty, praticamente é iniciada no Domingo da Ressurreição, (Páscoa) quando o mastro é erguido junto a Igreja e a folia do Divino, bando volante, com uma bandeira, e alguns instrumentos musicais, percorria o município angariando donativos para o Divino. Existem informações que estas visitas culminavam com jantares e bailes tocados a viola, na zona rural de Paraty nos locais onde pousavam.
Hoje as bandeiras do Divino são levadas pelos festeiros e sua equipe a todas as comunidades onde na abertura da festa todos as trazem novamente com suas doações e pedidos para a caixa de prece.
Aproximando-se o período da Festa, a cidade se prepara e vive intensamente esses dias, sob os comandos de um festeiro escolhido entre as pessoas de destaque da cidade, sob eleição da paróquia Nossa Senhora dos Remédios.
As ladainhas iniciam nove dias antes do Domingo de Pentecostes, com a igreja ornamentada nas cores vermelhas e brancas. Os fiéis partem todos os dias da casa do festeiro, local onde também é montado uma espécie de trono ou altar em que ficam expostas a salva, coroa e cetro do Imperador do Divino, para as orações e as bandeiras. Essa novena possui música própria, conforme atestam as partituras intituladas “Novena do Espírito Santo”.
No Sábado, há distribuição de carne e pão aos pobres, como costumavam fazer na Corte do Rio de Janeiro, e o bando precatório nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário