Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sábado, 26 de maio de 2012

Formação e Capacitação em Cultura


Evento internacional será realizado na próxima semana, em Salvador, com a presença do MinC

Brasília – O Ministério da Cultura (MinC) estará presente no 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura, a se realizar em Salvador, a partir desta segunda-feira, 28, e término no dia 30, no Teatro Vila Velha.
A secretária da Economia Criativa (em estruturação no MinC), Claudia Leitão, fará a conferência de abertura do evento, a partir das 9h15.
O tema que será abordado pela secretária é Por um Brasil Criativo: reflexões sobre a institucionalização e a construção de políticas públicas para a economia criativa brasileira.
A representante do MinC irá apresentar a criação da secretaria, determinada pela ministra Ana de Hollanda no ano passado, em processo de formalização.
Segundo a secretária, pensar em economia criativa no Brasil é pensá-la sob quatro premissas: diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social.
A SEC lançou no ano passado plano com diretrizes até 2014, em que elencou alguns desafios como a necessidade de levantamento de dados para desenhar as políticas para o setor.
Observatório
Claúdia Leitão também vai expor as ações que o MinC vem realizando para a economia criativa brasileira, antes mesmo da formalização da SEC.
No próximo dia 1º de junho será lançado o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (Obec), vinculado a uma rede de observatórios estaduais, que irá levantar informações sobre o setor, mapeando as vocações dos territórios e quais políticas podem ser desenhadas.
Outro projeto importante é o Criativa Birô, um equipamento nos estados, onde os técnicos vão orientar os empreendedores criativos. Além da assessoria vai oferecer cursos e ajudá-los na organização de cooperativas e associações.
Programação do seminário
Às 11h30 do dia 28 será realizado um debate público com mediação da coordenadora geral de Estratégias e Gestão de Ações do Ministério da Cultura, Angela Andrade. Durante os três dias, o seminário vai seguir uma dinâmica de palestras e debates pela manhã e formação de mesas-redondas e grupos de trabalho à tarde.
Na terça-feira (dia 29), às 9h30, a professora associada do Instituto de Ciências Políticas de Lyon (França), fala sobre O acompanhamento dos atores culturais: que postura e que ferramentas para aquele que acompanha?
No último dia, o diretor adjunto e responsável pelas formações do Observatoire de Politiques Culturelles, Jean-Pascal QUILÈS fala sobre A experiência de uma instituição singular: o Observatório de Políticas Culturais (França).
O 1º Seminário de Formação e Capacitação em Cultura é uma realização da Universidade Federal da Bahia, com apoio da Capes, Fapesb, CNPQ, Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Secretaria de Ciência e Tecnologia e do Consulado Geral da França para o Nordeste.
Acesse a programação completa do Seminário
(Texto: Neila Baldi, Ascom/SID; e Márcia Moreira, Ascom/RRBA/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário