Tema será desenvolvido no Curso Livre de Folclore e Cultura Popular 2012
Integrante da diversidade cultural brasileira, a cultura popular será apresentada a partir do seu viés cômico no Curso Livre de Folclore e Cultura Popular 2012 – O cômico nas culturas populares, a se realizar no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (12).
A edição 2012 do curso trará abordagens sobre os aspectos performáticos de algumas das personagens, os processos de criação dos materiais e objetos, passando por suas dimensões políticas e simbólicas.
A coordenadora do curso, Lívia Ribeiro, explica que o efeito cômico pode implicar em coesão social, em compartilhamento de convenções e situações sociais, ou até mesmo de transgressões e utopias, considerando-se a diversidade e a elasticidade dessas personagens e da cultura. “O riso presente nas práticas culturais brasileiras traz à tona a compreensão mais completa desses variados contextos socioculturais”, completa.
O cômico nas culturas populares acontece de 16 a 27 de julho de 2012 e é realizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, por sua vez, integra a estrutura do Ministério da Cultura.
O trabalho conta com o apoio da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro.
Mais informações: (21) 2285-0441 / 2285-0891, ramais 214 e 215.
Nenhum comentário:
Postar um comentário