Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cachaça vira patrimônio histórico e cultural do Rio


Garapa, Marafo, Branquinha, Marvada, Moça Branca e Água que passarinho não bebe. Esses são alguns das dezenas e dezenas de apelidos que a cachaça recebe pelos diferentes alambiques espalhados pelo Brasil. Em Paraty, a aguardente de cana-de-açúcar é considerada um dos principais símbolos da cidade.


Segundo Camila Lamha, do portal da Secretaria de Cultura do Estado do Rio, a menos de um mês para o tradicional Festival da Cachaça, o balneário fluminense festeja um título de dar água na boca e arder a garganta: a pinga de Paraty se tornou Patrimônio Histórico Cultural do Estado por meio de uma lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral há menos de 15 dias.

Com sete alambiques em funcionamento, Paraty tem a característica de fabricação artesanal do destilado, atendendo basicamente ao mercado local – por ano, são engarrafados 400 mil litros de cachaça da região, a maior produtora do estado. Agora, com a nova designação, os produtores da cidade esperam expandir o mercado e conquistar, inclusive, outros países. Com status de produto genuinamente nacional, o líquido vem conquistando, cada vez mais, a reputação de bebida requintada – foi-se o tempo em que a cachaça era sinônimo de coisa barata.

Para o produtor Eduardo Mello, o título chega para mostrar à população o valor da arte paratyense de fazer a branquinha. “Essa denominação é importante para a valorização da nossa cachaça, que é produzida desde os tempos do Brasil Colonial. A bebida não é um simples destilado, mas faz parte da história e da cultura da nossa cidade”, ressalta o empreendedor, herdeiro da família fundadora da conhecida cachaça Coqueiro, fabricada desde 1803.

O responsável pelo primeiro alambique no Brasil a receber o certificado de excelência do Ministério da Agricultura ainda comenta o segredo da pinga da região. “A cachaça de Paraty tem o sabor diferente das aguardentes do resto do país. Na verdade, os produtores da cidade têm praticamente os mesmos métodos de fabricação. O segredo está no modo de preparo, na fermentação. A fase mais importante da produção é o contato do produto com o homem”, observa Eduardo.

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty 2012 acontece de 16 a 19 de agosto.

Fonte: Direto da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário