Agradecemos a marca de 1000 visitas

Agradecemos a marca de 40.000 visitas

No nosso blog: Brasileiros, Norte Americanos, Portugueses, Canadenses, Russos, Ingleses, Italianos, Eslovenos, enfim, todos que gostam da cultura Brasileira e que tem nos acompanhado.

sábado, 29 de dezembro de 2012

35 anos sem Charles Chaplin


Chaplin Tempos Modernos
A cena final de Tempos Modernos

O ícone do cinema mudo e da história da sétima arte, Charles Chaplin (1889-1977) é recordado hoje aqui e no mundo inteiro entre gambiarras e homenagens em ocasião do 35 aniversário de sua morte, ocorrida em 25 de dezembro de 1977


Diretor, produtor, compositor e comediante, Chaplin passou à imortalidade graças a sua personagem de Charlot, um vagabundo que causa tristeza e hilaridade, e que lhe abriu o caminho do sucesso em 1914 com o filme Ganhando-se o pão.

Nesse ano rodou 35 curta-metragens; no entanto, entre os mais destacados encontram-se A quimera do ouro (1925), Luzes da cidade (1931), Tempos modernos (1935) e O grande ditador (1940), nos que sobressai o emprego de técnicas como slapstick, mímica e demais rutinas de comédia visual, as quais resultam um selo distintivo em suas obras.


Tempos Modernos (1935): denuncia, com 
humor, da alienação do trabalho

Em meados da década de 1910 começou a dirigir a maioria de seus filmes, ltrabalho ao qual uniu, desde 1916, o de produtor, e dois anos depois o de compositor da música para suas produções.

Considerado um dos grandes gênios do cinema e uma das lendas culturais do século 20, Chaplin cresceu no bairro de Kennington, em Londres, onde nasceu em 16 de abril de 1889. Lá viveu rodeado de atores doMusic Hall, do qual seu pai foi um cantor, além de ator do gênero vaudeville.

Aos cinco anos de idade, Chaplin atuou pela primeira vez em teatro, substituindo a sua mãe. Na década de 1910 ele mudou-se para os Estados Unidos, atuando em Hollywood após receber uma proposta de trabalho de Mack Sennet. Isso facilitou o início de sua carreira no cinema.

O sucesso chegou-lhe por intermedio do personagem Charlot, que teve seu último aparecimento no filmeTempos modernos. Em 1920 criou a United Artists junto com cineastas do porte de Mary Pickford, Douglas Fairbanks e David W. Griffith.

Ao longo de sua carreira, Chaplin recebeu múltiplos reconhecimentos, entre eles dois Oscar Honorífico (1928 e 1972) por sua contribuição ao cinema com arte, e o Prêmio Internacional da Paz (1954), outorgado pelo Conselho Mundial da Paz.

Depois de uma série de problemas políticos que o envolveram com o comunismo e com a realização de atividades consideradas anti-estadunidenses pelo governo dos EUA, em 1952 exiliou-se na Suíça, onde passou o resto de sua vida.

Com informações da agência Prensa Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário